Ultrapassar é o ato de mudar de faixa ou dirigir em torno de um veículo mais lento para chegar à frente dele. Embora seja simples, também pode ser perigoso e resultar em acidentes.
Ultrapassagem em um carro exige uma visão clara da estrada à frente, conhecimento e entendimento de outros veículos que podem ser afetados. Necessita da percepção correta e aplicação capaz da mente sobre a máquina.
Envolve o julgamento de velocidade e distância, junto com o uso criterioso de vários acessórios do carro, como os espelhos retrovisores e laterais, transmissão, volante e o sistema de travagem.
Dicas Rápidas Para Ultrapassagem Seguras
- Ultrapassagem deve sempre ser feita a partir do lado direito para a movimentação da roda do lado direito. Se o veículo da frente pisca o sinal para virar à direita, você pode ultrapassar a esquerda.
- Antes de iniciar a manobra avalie a distância e a velocidade do carro da frente.
- Avalie também o conjunto de riscos que podem existir e vir a ser uma ameaça.
- Nunca ultrapasse em áreas cegas, como curvas em estradas, cantos, perto de cruzamentos e nas interseções. Nessas áreas, o motorista do veículo da frente não é capaz de ter uma visão clara do que está por trás, o que pode resultar em um acidente.
- Colocar o carro na engrenagem mais baixa possível, dependendo da velocidade. Isso não significa dirigir em uma velocidade de 80 km / h e descer à primeira marcha. Reduza para desacelerar o carro e proporcionar ultrapassagens seguras.
- Certifique-se de manter uma distância segura com o veículo da frente. Isso irá ajudar a conduzir o carro no fluxo em movimento sem maiores problemas.
- Rápida aceleração e velocidade desnecessária são pontos perigosos antes de ultrapassagens. No caso de acelerar, a distância necessária para ultrapassar reduz, o que pode resultar em um acidente.
- Possível piscar os faróis do carro ou tocar a buzina para chamar a atenção à intenção de ultrapassar.
- Tente fazer contato visual com o motorista do carro para avisar que está passando.
- O veículo atrás de você também pode ultrapassar ao mesmo tempo em que você está fazendo o movimento de ultrapassagem. Fique atento para isso e seja cauteloso. Dê indicações claras sobre o seu plano na pista.
- Depois de ultrapassar vá para o centro da estrada e em seguida acelere o mais rápido que puder para manter a velocidade e o diferencial de distância.
- Ultrapassagem em locais lotados na cidade é perigosa devido a inúmeros sinais trocados por motoristas nos curtos espaços. Congestionamento do tráfego aumenta o problema. Em tais casos evite ultrapassar na medida do possível, desfrute do tráfego lento e seguro.
Ultrapassagem De Noite: Dicas Gerais
A condução noturna é considerada a mais perigosa devido à baixa visibilidade e mergulho na concentração do condutor. Aqui estão algumas das melhores dicas para ultrapassar com segurança durante a noite:
- Ao se aproximar de um carro em frente, vire farol do automóvel para baixo do feixe de modo a não piscar com os espelhos;
- Piscar os faróis do carro para avisar o motorista antes de ultrapassar;
- Estude os pontos cegos antes de prosseguir;
- Em ultrapassagens vire farol do carro para a opção “alto” e a garanta melhor visibilidade ao trafegar na estrada.
- Depois de ultrapassar use o indicador de um lado para informar aos outros motoristas que estão se fundem de volta para a pista original.
- Embora a condução em estradas seja mais fácil do que na cidade, existem medidas que devem ser tomadas, como nunca ultrapassar em áreas de ponto cego ou nas curvas acentuadas, por exemplo.
- Nunca ultrapasse pelo lado esquerdo. Mantenha uma distância segura, pelo menos o dobro do comprimento do veículo que está prestes a passar. Ao encontrar o caminho a seguir pisque os faróis antes de ultrapassar.
Dicas Para Ultrapassagem Com Motos
O fato fundamental na segurança é que se deve preocupar com outros carros na estrada. Certifique-se de que os espelhos laterais estão definidos de modo perfeito para que você seja capaz de ver o que está acontecendo atrás. Mudar de faixa em ultrapassagens necessita da ajuda dos espelhos retrovisores.
Alguns removem os espelhos laterais pela razão de que eles vão obstruir o progresso ao passar por uma abertura estreita entre dois veículos. Ultrapassagens do gênero são sempre perigosas porque se pode ficar espremido. Manipular a moto dentro desse curto período é quase impossível!
Dicas Finais Para Ultrapassagens Seguras
Passar veículos parados é um movimento simples e não apresenta problemas para a maioria dos motoristas. Ultrapassar carros é uma questão diferente e requer habilidade, experiência e prática. Quando mal executado, o procedimento de passagem se transforma em um pesadelo.
Ultrapassagem em um carro exige várias habilidades, técnicas de condução e condições variáveis. Estes incluem uma visão clara da estrada à frente e conhecimento de outros veículos que podem ser afetados.
Ameaças às ultrapassagens seguras incluem a falta de familiaridade com a geografia e a capacidade do veículo. Quando o carro está carregado com passageiros e bagagem aumenta o risco de erro em passar outros veículos que surgem no caminho.
Alguns lugares são simplesmente melhores e mais seguro para ultrapassar do que os outros! A decisão para passar é mais difícil em uma única estrada devido à natureza física diferente da pista. Pistas duplas são susceptíveis de serem retas e terem um limite de velocidade superior, que facilita as ultrapassagens.
De fato, o pedaço de estrada que se escolhe para ultrapassagens deve estar livre de cruzamento. Esteja alerta para marcas rodoviárias que indicam possíveis ruas cruzadas. Um veículo saindo do cruzamento à frente pode não ser capaz de ser visualizado. Necessário ter trecho reto e longo o suficiente para poder se mover para fora, ultrapassar o veículo e voltar à posição de condução normal.
Tenha em mente que se a estrada reta e permite aumentar a velocidade, então representa a condição ideal para ultrapassar os veículos encontrados no caminho, conforme aponta grande parte dos especialistas. O amplo espaço para ultrapassar permite maior visibilidade ao ver que não existem bloqueios à frente.
Artigo Escrito por Renato Duarte Plantier