Conjunto de habilidades de condução que permitem o desenvolvimento de técnicas de defesas contra possíveis colisões causadas por maus condutores, motoristas bêbados e mau tempo. Quem não olha para frente e mantem os olhos se movendo encontra perigos potenciais facilmente.
Depois de identificar o perigo potencial se fazer necessário agir imediatamente. O comportamento deve estar redobrado nos casos de ameaças de assaltos ou roubos com mão armada. Dirigir com sono representa contra indicação por grande parte dos especialistas neste tipo de discussão. Bebida alcoólica é o veneno do trânsito. Confira respostas para as suas dúvidas sobre direção defensiva.
01: Vantagens Dos Cursos De Direção Defensiva?
Motoristas defensivos são capazes de evitar os perigos na estrada, usando suas práticas de condução segura. Por este motivo que os condutores que fazem estes cursos estão melhores preparados em diversos aspectos dentro do trânsito, entre eles:
- Plano de frente para o inesperado;
- Capacidade de controlar a velocidade;
- Preparado para reagir conforme a reação dos outros motoristas no trânsito;
- Aprender a respeitar os outros usuários da estrada;
- Ciente de condução em estrada especial e condições meteorológicas;
- Estado em alerta e evitando distrações, como por exemplo, o uso de telefone celular.
02: Manutenção Dos Veículos Para Direção Defensiva?
Necessário verificar a pressão dos pneus em cada sete dias, isso irá demorar cerca de dois e quatro minutos do seu tempo. Não se esqueça de limpar as janelas e espelhos, ou mesmo de verificar os fluídos, e isso vai tornar a vida do seu carro mais longa. Certifique se a coluna de direção, espelhos e o assento estão em posição de condução boa para você.
03: Comportamento Dos Motoristas Para Direção Defensiva?
Se possível, não conduza com estresse emocional, como a raiva, a tristeza extrema ou qualquer outra emoção que o levará errar o foco fora de condução. Também não dirigir sob a influência de drogas ilegais ou prescrição representa ponto indispensável para não colocar em risco a vida dos outros condutores que estão no trânsito.
Aprenda a ser cortês com outros motoristas. Sempre se prepare para diferentes condições de tráfego ou meteorológicas, verifique a previsão do tempo antes de sair. Mantenha todos os documentos que devem estar no carro. Use os sinais de volta para que os outros saibam o que você vai fazer de maneira prévia.
Verifique os indicadores dos carros antes de fazer a ultrapassagem. Esta é a mãe de todas as dicas de condução defensiva, ou seja, apertar o cinto de segurança, ordem feita não somente para os condutores como também aos passageiros.
Motoristas devem fazer curso de condução defensiva que ajudam de muitas maneiras. Sendo que inclusive o preço do seguro pode diminuir, visto que aos olhos das seguradoras os condutores com cursos possuem menos riscos de entrarem em colisão.
04: Riscos Da Velocidade Máxima?
Espere os outros condutores cometerem erros, esteja preparado para reagir. Nunca confie que os outros motoristas são sóbrios, alertas e cientes das regras de trânsito em todos os momentos. Especialistas concordam entre si ao afirmarem que excesso de velocidade representa fator preponderante na contribuição para acidentes de trânsito.
De acordo com a NHTSA, nos Estados Unidos, em 2008, o custo econômico para a sociedade do excesso de velocidade relacionado com falhas está estimado em quarenta bilhões dólares. Valor que representa trinta por cento dos acidentes considerados fatais, com quase doze mil vidas perdidas no trânsito daquele ano.
Mesmo em viagens longas, o tempo que você vai economizar é irrelevante em comparação com os riscos associados ao excesso de velocidade. Obedeça a todas as placas de limites. Se você realmente precisa para chegar lá o mais rápido possível, não solução mais eficaz do que sair mais cedo.
05: Bebida Alcoólica e Direção Defensiva?
Nenhuma droga ilícita causa maiores mortes do que o álcool, considerado como principal veneno quando o assunto é volante. Pode provocar séries de prejuízos que levam a acidentes em níveis consideráveis.
Mesmo em baixos níveis, a intoxicação reduz o tempo de reação e a coordenação e diminui as inibições, que podem auxiliar aos motoristas em fazerem escolhas erradas. Em níveis mais altos, o álcool provoca visão turva ou dupla, até mesmo há perda de consciência. Dirigir alcoolizado não representa apenas ideia contraindicada – é um crime.
É fácil evitar dirigir bêbado. Um amigo pode ficar sóbrio no passeio. Chame algum táxi!
06: Riscos Do Telefone Celular No Trânsito?
Muitos países aprovaram leis que proíbem o uso de telefones celulares durante a condução. O motivo é o número de mortes atribuídas a esta atividade aparentemente inofensiva.
Não são apenas os telefones celulares que causam distrações, no entanto. Comer, aplicação de maquiagem, brincar com dispositivos eletrônicos ou interagir com os passageiros também desvia a atenção de motoristas de maneiras potencialmente mortais. Talvez o melhor conselho na condução distrações venha do roqueiro Jim Morrison: “Mantenha os seus olhos na estrada, suas mãos no volante”.
07: Sono e Direção Defensiva?
Se um motorista está cansado o suficiente para realmente cair no sono durante a condução, os resultados são previsíveis. Mesmo em uma estrada relativamente simples, o condutor dormindo vai para fora da estrada. Árvores, postes, barrancos e pilares de pontes transformam a estrada em cenário mortal!
Você pode pensar que pequenos bocejos não são nada para se preocupar! Porém, especialistas atestam que basta o mínimo de sono pra aumentarem as chances de acontecerem acidentes. As respostas podem variar de cochilar por alguns segundos em um tempo, ou simplesmente perder todo o foco na estrada. Em velocidades de estrada, um ou dois segundos de desatenção pode levar ao desastre.
A solução é simples! Procure dormir noites melhores! C. Durma pelo menos oito horas por dia. Mantenha a base do sono regular para evitar com que insônias aconteçam nos momentos de repousos.
Não dormir o suficiente todas as noites constrói déficit de sono que pode deixá-lo sonolento e incapaz de se concentrar. Se você está dirigindo e se sente grogue, tome medidas imediatamente. Não pense que vai acontecer qualquer tipo de aviso antes de cair no sono, ou que será capaz de combater, como se fosse um mortal especial.
Artigo escrito por Renato Duarte Plantier