Fazer a verificação do fluído de freio se faz necessário para que os condutores tenham a certeza de que o veículo vai frear com qualidade mesmo estando em alta velocidade. Diversos acidentes são causados em consequência do descuidado de condutores para este elemento considerado de vital importância ao funcionamento do veículo. Conheça algumas dicas sobre verificação de fluído de freio.
Como Verificar o Fluído De Freio?
Para verificar o fluído do seu carro, você tem que encontrar o reservatório. Sua localização depende do tipo de carro. O freio de reforço está do lado do motorista. Desparafuse a tampa do reservatório com extremo cuidado, não se esqueça de colocar os parafusos em locais seguros. Veículos mais antigos não têm reservatório de plástico, em vez disso, o cilindro mestre é uma caixa de metal pequena com tampa que você deve remover para verificar o nível do fluido.
Liberte a tampa do cilindro mestre de metal com uma chave de fenda. Quando você colocar o pé no pedal do freio, o fluido no cilindro mestre proporciona movimentos abaixo das linhas dos freios dianteiro e traseiro. Se há fluido de freio insuficiente, o ar é introduzido nas linhas de freio no intuito do veículo parar corretamente. Portanto, é importante para manter o fluido de freio suficiente em níveis suficientes seu reservatório de fluido de freio.
Se o seu veículo tem autobloqueio de travagem (ABS), consulte o manual do proprietário antes de verificar o seu fluido de freio. Alguns sistemas ABS exigem bombeamento do pedal de freio, por aproximadamente 25 a 30 vezes, antes de abrir e inspecionar o reservatório de fluido.
Como São As Indicações Do Nível De Fluído De Freio?
A indicação clássica de líquido degradado está na mudança de cor, quase de claro para escuro e sombrio. Quando se chega a esse estado, o fluido deve ser limpo. Se isso não for feito, o funcionamento normal do sistema hidráulico de embreagem será interrompido sobre circunstâncias de alta demanda. Isto pode causar a retirada incompleta da embreagem durante a alta velocidade, proporcionando assim aumento de danos para a transmissão. Corredores de estrada sabem que devem sangrar o fluido de freio com frequência para manter o comportamento agressivo durante as sessões de pista!
Procure recarregar o reservatório até um pouco abaixo da linha de enchimento com o líquido fresco especificado no manual do proprietário. Não exceda de preenchimento. Se o reservatório tem duas marcas, uma de mínimo e outra de máximo, a sugestão está no enchimento para o ponto médio.
Poeira Prejudica o Nível De Fluído Do Freio?
Mantenha o fluido longe de poeira acumulada. Siga o ponto de ebulição nominal seco na lata. Mantenha o líquido seco, por exemplo, sem contaminação por infusão de água. Se isso é realizado através de frequentes mudanças do conteúdo do reservatório, o sistema hidráulico de embreagem nunca vai ver a poeira acumulada embreagem, nem ter temperatura suficientemente alta para fazer a fervura excessiva do líquido.
Verificação Do Fluído De Freio
Limpe a parte superior do reservatório com cuidado. Tenha em mente de que se uma pequena quantidade de sujeira cair para dentro do fluido pode acontecer vedantes internos do cilindro mestre para falhar. Os freios podem perder a eficácia e, finalmente, falhar por completo, aumentando as chances de acontecer acidentes de enormes proporções.
Abra a parte superior de seu reservatório de fluido de freio. Se você o tem no formato de pequeno reservatório de plástico, retire apenas a tampa do reservatório. Carros com cilindro mestre de metal precisam de chave de fenda para retirar a braçadeira de retenção do topo.
Não deixe o cilindro mestre descoberto, ou uma lata aberta de fluido de freio sentado por muito tempo. Fluido de freio absorve umidade de forma rápida. Se o ar úmido chegar ao fluido de freio por mais de quinze minutos, o líquido então está arruinado. Portanto, não demore! Mantenha a lata bem fechada até o exato momento de ser usada.
http://www.youtube.com/watch?v=-1_rBP92pJgOlhe para ver onde o nível do fluido está, certifique-se que ele está dentro de meia polegada. Se o nível não é alto o suficiente, adicione o fluido de freio adequado para o seu veículo. Se o reservatório de fluido de freio está vazio, então se necessário pode sangrar o sistema de freio.
Verifique a cor do seu fluido de freio, visto que o mesmo se deteriora com o uso. Deve ser substituído por um mecânico, se a cor estiver escura. Especialistas indicam que se faz necessário trocar o fluido de freio a cada dois anos que os componentes hidráulicos de corrosão interna não causem falha prematura do freio.
Atenção! Fluido de freio é tóxico, Se você derramar, limpe-o imediatamente. Não misture graxa ou óleo no fluido de freio, visto que o sistema hidráulico pode ficar comprometido. Verifique o manual se você não tem certeza de que encontrou o cilindro mestre.
Doze Dicas: Verificação Do Fluído Do Freio
- Siga as especificações previstas no manual do veículo;
- Somente faça a verificação se você tiver experiência e conhecimento técnico;
- Verifique se o fluido no reservatório mestre;
- Altere o fluido no reservatório do cilindro;
- Desenhe o fluido descolorado com uma seringa, mantendo-se o líquido corrosivo em sua pintura;
- Limpe reservatório e o diafragma da tampa, utilizando um ambiente limpo, sem fiapos toalha;
- Localize a linha de preenchimento ou no reservatório;
- Recargue o reservatório até um pouco abaixo da linha de enchimento com o líquido fresco especificado no manual do proprietário. Não exceda de preenchimento. Se o reservatório tem duas marcas, uma de mínimo e outra de máximo, a sugestão está no enchimento para o ponto médio;
- Limpe o diafragma, encaixe na tampa do reservatório;
- Substitua a tampa do reservatório confortavelmente;
- Atenção! Fluido de freio é tóxico, Se você derramar, limpe-o imediatamente. Não misture graxa ou óleo no fluido de freio, visto que o sistema hidráulico pode ficar comprometido;
- Não deixe o cilindro mestre descoberto, ou uma lata aberta de fluido de freio sentado por muito tempo. Fluido de freio absorve umidade de forma rápida. Se o ar úmido chegar ao fluido de freio por mais de quinze minutos, o líquido então está arruinado!
Reservatório De Óleo De Freio
Existem dois motivos para o nível do reservatório de óleo de freio estarem baixos. O primeiro é resultado de um vazamento que ocorreu em algum ponto do circuito hidráulico, sendo necessário o reparado com urgência. O segundo, e o mais normal de ocorrer é diminuição no reservatório recorrendo a devido desgaste dos componentes do freio, lonas e pastilhas. Vale ressaltar que para o primeiro motivo. Um ponto importante é em relação ao nível do reservatório do fluido do freio ser transparente, isso que dizer que ele permite ser verificado sem abrir a tampa.