As motos estão ganhando cada vez mais adeptos e para muitos já se tornaram o principal meio de transporte no trânsito agitado das grandes cidades. Porém, o uso frequente da moto acaba desgastando as suas peças e pode a longo prazo fazer com que você precise trocar a sua amiga de duas rodas muito antes do que esperava.
Se você sabe como é bom andar sempre com uma moto bem conservada vamos te dar boas dicas de como conservar a sua moto. Assim, você garantirá mais segurança e também economia para o dia a dia da sua moto. Leia com atenção as nossas dicas de como conservar a sua moto e trata-la com todo o carinho que ela merece.
Pequenos Cuidados que Fazem Toda a Diferença
Alguns pequenos cuidados podem fazer toda a diferença para a boa qualidade da sua moto. Confira abaixo uma lista com esses cuidados e comece a pensar o que você pode melhorar na relação de uso da sua moto.
A Partida
Na correria do dia a dia, muitas vezes com o motor da moto ainda frio começamos a acelerar. Saiba que isso não é nem um pouco saudável para a sua moto. A grande dica é deixar que a moto atue em marcha lenta por alguns minutos até que atinja mais ou menos 40ºC. Evite sobrecarregá-la exigindo muito dela logo que dá a partida.
Outra dica importante é não deixar o motor ligado por muito tempo enquanto a moto está parada. Após o motor estar aquecido o suficiente não existe a necessidade de mantê-lo ligado com a moto parada. Lembre-se disso.
As Marchas
Uma coisa muito importante na sua relação cotidiana com a sua moto é procurar passar as marchas no tempo correto. Basta que esteja sincronizado com a rotação para que não aconteçam trancos no câmbio e na embreagem.
Nada de Mudanças Bruscas de Velocidade
Outra questão que parece ser muito comum entre os motociclistas é a mudança brusca de velocidade, ou seja, a aceleração ou desaceleração muito rápida da moto. A dica de ouro para evitar problemas é aumentar a velocidade de forma progressiva, assim, com mais suavidade e delicadeza a sua moto terá uma vida útil muito mais longa.
Não Freie Bruscamente
Esteja sempre atento a tudo o que acontece ao seu redor no trânsito e evite frear bruscamente. Além de não ser seguro ficar freando de forma rápida e com atropelos também causa problemas para a estrutura da sua moto. Fique atento.
Calibre Sempre os Pneus
A calibragem dos pneus é um cuidado muito importante, pois quando mantemos os pneus sempre com a calibragem em dia estamos ajudando a prevenir os desgastes na banda de rodagem. Além disso, também evita que o motor da sua moto tenha que fazer um grande esforço extra.
Qualidade do Combustível
Abasteça a sua moto apenas em postos de confiança e dos quais você tenha a certeza da qualidade do combustível, pois não dá para arriscar colocar qualquer cosia no tanque da sua moto.
Troque o Óleo do Motor
Se você precisar passar com a sua moto por locais alagados ou mesmo com muita poeira é interessante realizar a troca do óleo e também do filtro do mesmo. Também é importante atentar para a troca do óleo sempre que notar que a cor do lubrificante está alterada.
Dica: Quando a cor fica embranquecida pode ser sinal de contaminação do óleo com água. Já quando o óleo adquire um tom de verde a indicação é de contaminação com outros produtos. Em ambos os casos é necessário realizar a troca do óleo imediatamente.
Filtros de Ar e Combustível
Cuide dos filtros de ar e combustível da sua moto, pois é importante que eles sejam mantidos sempre bem limpos. No caso de os itens serem descartáveis, troque sempre que perceber que estão acumulando muito sujeira. Uma boa dica é trocar os filtros descartáveis sempre que andar com a sua moto em locais poeirentos e com muita fuligem.
A Bateria
Esteja sempre verificando a carga da bateria da sua moto e também de solução (quando essa é necessária) para que não haja nenhum tipo de sobrecarga e nem mesmo um esforço demasiado por parte do sistema elétrico da sua moto.
Corrente de Transmissão
Esse é um item que você deve acompanhar de perto na sua moto, pois não se deve permitir que a corrente de transmissão trabalhe folgada ou mesmo sem a lubrificação necessária. Quando essa situação acontece existe um desgaste muito mais rápido do motor. Além disso, o motor também passa a trabalhar com muito mais esforço.
As Adaptações
Atualmente, está na moda fazer adaptações na sua moto como os escapamentos ou rodas. Porém, antes de se empolgar e começar a fazer inúmeras modificações, é importante consultar se a sua moto tem estrutura para isso. No caso de o fabricante não recomendar as adaptações que você está pensando em fazer, não faça.
Não adianta querer fazer uma transformação que a sua moto não suporta. Além do escapamento e rodas existem outros elementos que não devem ser adaptados sem o aval do fabricante. Então, antes de mudar qualquer elemento consulte o fabricante.
Revisões
As revisões são muito importantes para que você possa rodar tranquilo pelas estradas e ruas com a sua moto. A dica é realizar a sua revisão numa concessionária autorizada, a economia não compensa nesse caso. Então, não vá em busca de qualquer lugar para realizar essa revisão visando apenas economizar.
Procurar uma autorizada te dá a garantia de que toda a revisão será bem feita e que você estará realmente seguro sobre as suas duas rodas. Após a realização da revisão da sua moto, é importante que você tenha um olho clínico para procurar por possíveis defeitos e consertos mal feitos.
Esteja sempre atento se não tem nada mal apertado ou que não foi devidamente consertado. Tudo isso faz a diferença e pode te ajudar a evitar problemas no futuro, bem como evitar acidentes.
Cuide da Sua Moto
http://www.youtube.com/watch?v=huICdTWZhMMUma das principais formas de conservar a sua moto é com certeza cuidar bem dela, ou seja, siga essas recomendações e também tenha cuidado no trânsito.