Dicas Sobre o Ar Condicionado do Carro

Ar condicionado em um carro pode ser uma dádiva de Deus, especialmente em climas quentes, mas é importante os motoristas manterem os sistemas de ar condicionado automotivo em execução com a máxima eficiência. Quando ele quebra, os reparos podem ser muito caros, um pouco de manutenção de rotina pode fazer com que o acessório não fique prejudicado ao longo prazo.

.

Execute o Ar Condicionador

Se vive em clima quente, é provável que você execute o ar condicionador quase todos os dias, pelo menos durante os meses de verão. Mas quem reside em clima temperado, pode ficar longos períodos de tempo sem a necessidade de usar o ar condicionado.

Mesmo quando o tempo está fresco, é uma boa ideia executar o ar condicionador por pelo menos alguns minutos em cada mês. Correndo o ar condicionado em uma base regular irá ajudar a manter o sistema lubrificado e todas as peças em funcionamento. Mesmo quando o tempo está frio se pode executar o condicionador de ar para limpar nevoeiro fora das janelas e ao mesmo tempo preservar o sistema.

Causas de Problemas no Ar Condicionado

Se o motor do aparelho começa a funcionar, mas o ar que sopra não é frio, as chances são de um nível baixo de fluído Se este for o caso, uma simples recarga do sistema de condicionamento de ar deve conseguir que o ar frio flua de novo.

Problemas de ar condicionado também são causados por uma falta de fluxo de ar. Se ele não está funcionando, é uma boa ideia garantir o resfriamento do motor elétrico. Em alguns modelos, haverá dois ventiladores: um para a unidade de ar condicionado e outro radiador para arrefecimento. Se o seu carro tem dois ventiladores, certifique-se de que ambos estão funcionando corretamente. Caso não estejam, repare o ventilador para restaurar o sistema de ar condicionado à ordem de trabalho.

Ar Condicionado do Carro

Ar Condicionado do Carro

Bactérias e Ar Condicionado

O acessório já foi considerado um luxo, agora é uma característica comum na maioria dos carros e veículos. Na manutenção de modernos sistemas de ar condicionado de carro é melhor deixar os profissionais.

Quando o carro fica mais velho, ou o sistema de ar condicionado é usado com frequência, as bactérias, os micro-organismos, mofo e fungos podem começar a crescer, logo atrás do painel de instrumentos, no evaporador, causando alguns odores desagradáveis que resultam em dores de cabeça e resfriados com sintoma por vezes referido como “síndrome do carro doente”. Este problema pode ser resolvido por meio de tratamento antibacteriano que destrói o crescimento das bactérias e deixa o carro cheiro fresco novamente.

Ar do Carro

Ar do Carro

Se o seu automóvel não sentir frio o suficiente, então se faz necessário recarregar o sistema. O ar condicionado veículo não é normalmente coberto pela maioria dos fabricantes de horários de manutenção e o gás refrigerante que é usado para operar o sistema esgota o tempo. Este vazamento pode ser causado quando o sistema não é utilizado durante os meses de inverno.

Ruídos no Sistema de Ar Condicionados

Em termos gerais, barulhos estranhos vindos do ar condicionado devem ser atendidos imediatamente. Se o sistema de repente começar a fazer ruídos não notados antes, é muito aconselhável levar o veículo ao especialista em ar condicionado.

Alguns ruídos podem ser sintomas iniciais de uma falha do compressor (bomba do ar condicionado). O compressor é geralmente a parte mais cara do sistema e se os rolamentos quebrarem não se aproveitam os outros componentes porque pode existir contaminação em partículas de metal.

Água Dentro do Carro e Ar Condicionado

Não se preocupe muito com uma piscina de água formada em seu automóvel depois de usar ar condicionado. Ao ver uma poça de água no chão, geralmente sob a área de passageiros, não se assuste. Esta é uma característica normal do sistema, pois é apenas água pingando do evaporador. Ele tem um tubo de drenagem montado para permitir com que a condensação drene para longe do veículo.

O excesso de umidade no interior do carro pode ser corrigido facilmente. Por vezes, o tubo de drenagem do evaporador pode ficar bloqueado ou separado, permitindo com que a condensação seja construída dentro do evaporador. Se isso ocorrer, a água vai apenas construir-se dentro de seu carro a um ponto onde existem tapetes úmidos ou nebulização – altos problemas tipo de umidade. Estas problemáticas podem ser resolvidas com baixo custo de manutenção.

Manutenção Regular do Ar Condicionado

Tenha manutenção regular, mesmo se não há problemas visíveis. Assim como os outros sistemas de seu carro, ar condicionado precisa de manutenção em base regular. O compressor precisa de petróleo, ou então ele irá aproveitar-se. O filtro recolhe detritos e umidade. Se ele fica bloqueado, então o desempenho do sistema irá deteriorar-se e pode mesmo parar de funcionar por completo. Existem algumas regras consideradas básicas:

  • (1) O compressor em péssimas condições necessita de substituição.
  • (2) A causa da falha do compressor deve ser identificada de modo a que o compressor novo não falhe pelo mesmo motivo.
  • (3) O novo compressor necessita estar instalado corretamente e lubrificado com o tipo correto de óleo.

A causa mais comum de falha do compressor é a lubrificação inadequada. Isto pode ser o resultado de uma fuga que permite ao óleo do compressor vazar para fora do sistema. Os pontos de vazamento típicos são mangueiras e ligações de tubo.

Corante de detecção de fugas ou um detector de fugas eletrônico deve ser usado para localizar o vazamento nos reparados. Problemas de lubrificação podem também representar causas de bloqueio (normalmente o tubo de orifício), que impede ao óleo circular através do sistema.

http://www.youtube.com/watch?v=TdNOhHXLDcA

Usando o tipo errado de óleo de compressor para a aplicação ou a quantidade errada também pode levar ao desgaste prematuro e falha. Existem vários tipos de óleo PAG, e usando o grau incorreto podem ser causados problemas sérios. Utilize sempre o tipo especificado pelo fabricante do compressor ou o do veículo. Use apenas a quantidade especificada de maneira original. Adição de óleo em excesso pode causar problemas de refrigeração.

Contaminação por umidade pode formar ácidos nas superfícies de ataque do metal e em lamas de forma de dentro do sistema. Com o tempo, isso atrapalha e danifica o compressor. Tenha atenção!

Artigo escrito por Renato Duarte Plantier

 

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Notícias

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *