O Que é Uma Retífica de Cabeçote?

O Que é Uma Retífica de Cabeçote?

Certamente, quem tem um veículo já ouviu ou precisou realizar uma retífica de cabeçote. Inclusive, pode até ser que entenda do assunto. Este processo é de extrema importância e essencial em se tratando de manutenção de motores automotivos.

Trata-se de um trabalho bem complexo, no qual é necessário que o diagnóstico para este tipo de serviço seja o mais preciso possível, para que o resultado final do trabalho seja positivo e bem feito.

A retífica de cabeçote é muito comum quando a retifica do motor será realizada, e o motivo é que o cabeçote está entre as peças que mais sofrem com os impactos gerados pelo funcionamento do motor. Ele uma das partes essenciais para um bom funcionamento do motor e para locomoção do veículo.

Quando o cabeçote sofre alguma avaria, podem surgir alguns problemas como, por exemplo, a água pode se misturar com o óleo do motor, a pressão nos cilindros pode diminuir, dentre outros.

Este componente também auxilia no controle de entrada de ar e combustível na câmara de combustão. Por esses e outros motivos, fica clara a importância e a necessidade de se fazer uma boa manutenção neste item.

Estando esta peça com defeito, até mesmo o consumo excessivo de óleo é uma das consequências dessa avaria. Por isso, a retífica é tida como uma prevenção e solução para todos os problemas relacionados ao cabeçote.

A seguir vamos conhecer um pouco mais sobre este assunto.

Retífica – O Que é?

O processo de retificar ou fazer uma retifica, tem como objetivo, a reparação dos efeitos provocados pelo desgaste sofridos pelas peças que compõem um motor.

A execução deste processo tem como finalidade promover o aumento da vida útil dos componentes, os quais fazem parte de um motor, fazendo com que sua performance original seja recuperada, e voltem a atuar em bom estado.

As peças que passarão pela reparação, muito provavelmente, serão colocadas em uma máquina cujo nome é máquina retificadora. É esta a máquina responsável por recuperar todas as peças.

No decorrer do processo, é necessário que todo o motor seja desmontado, pois cada peça do motor deve ser inspecionada uma a uma separadamente. Isso deve ser feito para evitar que peças sem desgaste também passem pelo mesmo procedimento sem necessidade.

Vale lembrar que adotando certas práticas de manutenção, e alguns outros cuidados, a necessidade de se fazer uma retífica pode ser evitada. Uma destas práticas que, por sinal é bem simples e fácil de ser executada, é fazer a troca do óleo do motor no momento certo.

Motor

Motor

Essa atitude simples ajuda a preservar as boas condições do motor e, consequentemente, aumenta a vida útil do mesmo.

Mesmo tomando todos estes cuidados e adotando estas práticas, não significa que as peças não sofrerão desgastes. Porém, isso irá ajudar a melhorar e aumentar a vida útil das mesmas. Pois estas peças sempre estarão trabalhando sob uma elevada temperatura, e sofrendo com um constante atrito. É por causa disto que veículos que possuem uma quilometragem igual ou maior que 200.000, a retífica é um procedimento que se faz necessário.

Quando a Retífica do Motor Deve Feita?

Como já foi dito acima, quando o veículo atinge a quilometragem de 200.000, a retífica do motor deste veículo é recomendada. No entanto, mesmo que o veículo não tenha atingido ou passado dos 200.000 km, é bom prestar atenção em alguns sintomas, que podem indicar que o motor a combustão interna está necessitando de uma retífica, seja ele a álcool, a gasolina ou mesmo diesel. Enfim, não importa o combustível usado.

Os sintomas que podem indicar que o motor do veículo está precisando de uma retífica são:

  • Consumo de combustível elevado.
  • Motor com superaquecimento.
  • Fumaça saindo em excesso no escapamento.
  • Motor com baixa potência.
  • Motor fazendo barulhos anormais.
  • Consumo elevado do óleo lubrificante.

Esses são os principais sintomas. Porém, existem outros fatores que também podem levar a uma retífica do motor como, por exemplo, quando a correia dentada é arrebenta. Fato que ocorre por não haver uma manutenção preventiva.

Por isso, para que o motor do veículo tenha um funcionamento perfeito, é necessário que a retífica seja realizada, no caso de alguns destes sintomas serem percebidos.

Retificar do Cabeçote do Motor do Carro – O Que é Realmente?

Retificar é a mesma coisa que recuperar, restaurar determinadas peças, com o intuito de que tudo funcione da forma correta novamente. Em muitos casos, a compra de um cabeçote novo é desnecessária, bastando somente recuperar ou retificar o cabeçote.

Em geral a retífica do cabeçote é realizada para que assentamentos, assim como as folgas, sejam corrigidas. Logo depois de ser desmontado o cabeçote, precisa passar por uma avaliação. Nesse caso, é realizado um teste chamado teste de pressão.

Esse teste é feito para verificar se existe rachaduras ou trincas na peça. Se por acaso houver danos como esses, é necessário que uma soldagem seja feita para a reparação dos mesmos, em seguida é feita a análise de face.

Quando for detectado soldagem ou empenamento, o topo do cabeçote deve ser plainado. Na próxima etapa, as válvulas de escape e de admissão devem ser substituídas ou retificadas. O mesmo procedimento é recomendado para as sedes das válvulas.

Motor Fotografado de Perto

Motor Fotografado de Perto

As molas terão sua elasticidade vistoriada. Serão feitos ainda procedimentos como a verificação dos tuchos hidráulicos, e também a regulagem das pastilhas das válvulas.

Nada pode deixar de ser avaliado, inclusive as roscas das velas. Qualquer desgaste, qualquer tipo de deformidade, deve ser corrigido, e todos estes itens passam por um processo de embuchamento.

Depois que a retífica é realizada, uma pasta especial é usada para esmerilhar as válvulas. Feito isto, o processo de remontagem do cabeçote é iniciado. Para realizar a etapa de montagem, é necessário muito cuidado para que, ao fazer os encaixes, eles ficarem perfeitos e seguindo as especificações determinadas pelo fabricante.

A conclusão é que todo motor possui um tempo de vida útil. Porém, dependendo dos cuidados e da manutenção que são aplicados nesse motor, ele poderá ter esse tempo de vida reduzido ou prolongado. Isso vai depender dos cuidados que o proprietário tem.

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Notícias

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *