Vantagens e Desvantagem: Uso Do GNV

Gás natural comprimido representa alternativa viável de combustível. Usado por nível doméstico há anos. Kit de conversão de GNV consiste em conjunto de componentes e ferramentas instaladas no veículo para funcionar com gasolina e gás.

Os kits trazem regulador de tubagem de alta pressão e acessórios medidores de pressão, bocal de enchimento, mangueiras, braçadeiras, sistema de circuito fechado de montagem, emulador, processador de avanço de temporização, mudança de combustível sobre o interruptor, alças e parafusos.

A mudança de combustível sobre o interruptor permite ao motorista mudar da gasolina para o GNV em apenas um movimento no botão. Os produtos vendidos no varejo não incluem o tanque do CNG ou válvula de cilindro, mas podem ser adquiridos em separado. Especialistas indicam vantagens e desvantagens no uso do gás.

Vantagens e Desvantagem: Uso Do GNV

Vantagens e Desvantagem: Uso Do GNV

Quais Vantagens Do GNV?

O gás natural é menos caro do que a gasolina. Em algumas áreas, os custos de gás são pelo menos um terço menor. Também possui a vantagem de ser mais ecologicamente correto por produz menos emissões nocivas e hidrocarbonetos.

Usar GNV torna o motor limpo e eficiente. Ao contrário da gasolina não produz depósitos de carbono prejudiciais quando queimados. Isto resulta em limpeza e eficiência, bem como velas de ignição duradouras, assim como os conversores catalíticos. As mudanças de óleo também são minimizadas por causa de depósitos de carbono que contaminam óleo eliminado.

Quais Vantagens Do GNV?

Quais Vantagens Do GNV?

GNV é abundante nos EUA. O país tem amplos recursos de gás natural e rede bem estabelecida de gasodutos. Mudar para GNV pode ajudar a aliviar a dependência do petróleo estrangeiro cujo preço flutua. Interessante notar que existe a capacidade de tornar o motor silencioso.

Como gás natural comprimido representa alternativa viável para recursos energéticos tradicionais de combustível para a indústria automotiva.  Tem nível baixo de poluentes, no poder calorífico e rendimento térmico, econômicos e disponíveis em abundância no mundo.

Razões Para Mudar a Este Combustível Alternativo São Principalmente:

  1. Benefício econômico: O custo do GNV é quase um terço da gasolina, em termos de valor calorífico, resultando economia substancial no custo do combustível e investimento no kit;
  2. Ambiente amigável: GNV é usado como combustível que reduz as emissões de escape de veículos de forma significativa. O monóxido de carbono é reduzido por emissões entre 70% e 90% de hidrocarboneto;
  3. Pode existir depreciação do imposto de renda;
  4. Flexibilidade e facilidade de uso. As características básicas do motor são mantidas enquanto acontece conversão para rodar em GNV. O veículo, portanto, é capaz de trafegar tanto com gasolina como GNV.

A vantagem também pode estar na manutenção do veículo e maior vida útil do motor. Carros a GNV produzem menor número de emissões do qualquer outro tipo de combustível do motor. Com a gasolina as emissões de abastecimento representam pelo menos cinquenta por cento das apresentadas pelo gás.

Alguns operadores de frotas reduziram os custos de manutenção em até 40% através da conversão de seus veículos para o GNV. Os intervalos entre as afinações a gás natural são estendidos 30.000 a 50.000 quilômetros. Motores GNV dedicados são superiores em desempenho do que os motores a gasolina.

O planeta está se voltando para a substituição da gasolina e energia à base de petróleo, que cada vez mais cresce no preço. Em todo o mundo a extensa pesquisa está realizada para encontrar solução aos consumidores e amigáveis ao meio ambiente.

Uma das maiores vantagens do GNV é que representa fonte de energia a preços acessíveis. Enquanto o mundo continua a ter altos custos da gasolina, o baixo preço do GNV oferece vislumbre de esperança.

GNV é pelo menos 30% mais barato do que a gasolina. A economia de combustível é barata e também fornece ao consumidor a eficiência do combustível. O gás não fica corrosivo na natureza, livre de chumbo, como substâncias utilizadas com aditivos na gasolina. Isto faz com que seja possível evitar envenenamento por chumbo por velas de ignição.

Além disso se deve notar que o sistema de combustível está concebido para manter a esclusa de gás, eliminando as probabilidades de dispersar no ar ou derramar. GNV também é conhecido por preservar a vida de óleos lubrificantes por causa da não presença de contaminantes no combustível.

GNV são melhores do que a gasolina porque emitem menos gases nocivos, como o dióxido, monóxido de carbono, hidrocarbonetos, óxidos de azoto e óxidos de enxofre para a atmosfera.

Outro grande ponto positivo sobre está na abundância, disponível em todo o mundo. Segundo estatísticas oficiais de energia do governo dos EUA, as contas do Oriente Médio para maior aumento da produção de gás natural regional entre 2006-2030 está projetada para contribuir para mais do que de um quinto da demanda por produção mundial de gás natural.

Europa e Eurásia também produzem quantidade de GNV. A Nigéria demonstra grande potencial para as produções de gás natural. A Rússia detém maior reserva do mundo, seguida por Irã.

Os Estados Unidos também são produtores de GNV, acumulam reservas que suficiente para os próximos séculos. Menor dependência das importações de combustíveis estrangeiros representa ponto a se considerar como vantagem.

Quais Desvantagens Do GNV?

Tanques GNV necessitam de espaço de armazenamento. Ao fazer a conversão será necessário sacrificar parte do espaço no porta-malas ou atrás do banco traseiro (para SUVs). O cilindro também é pesado, mas o peso adicional do tanque está compensado por redução de peso do tanque de combustível de gasolina, que está quase vazio.

Postos de abastecimento de GNV limitam a disponibilidade. Algumas áreas dos EUA ainda têm poucas estações de serviço. Conversão se torna prática e conveniente para as pessoas que vivem em áreas de fácil acesso aos postos de enchimento de GNV.

A desvantagem principal está na perda de espaço para bagagem. Cilindros de GNV ocupam o armazenamento quase que por completo. Corpo dos cilindros também tem de ser feitos de aço com qualidade boa capaz.

O custo de conversão também é outro fator importante na determinação, embora especialistas digam que o valor gasto pode ser recuperado a partir de economia de combustível.  Este sistema também pode dificultar o desempenho do veículo.

Artigo Escrito por Renato Duarte Plantier

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Combustível

Artigos Relacionados


Artigos populares

Comentários

  • uso o gnv a mais de 5 anos estou encantado com a economia o desenpenho do gnv perco em torno de 8 por cento de potencia mas ganho 60 por cento em economia, exemplo ognv custa em torno de 2,19 o m eu faço 16 km com 1 metro, a gasolina custa 299,9 o ltro eu faço 10 km com 1 lt,sem falar na durabilidqade do motor oleo do motor troco a cada 10.000 klmts o gnv e excelente 0 poluiçaõ vomos para o gnv eu recomendo a toda a humanidade gnv para todos.o planeta agradece…..

    carlos gilberto chaves de oliveira 19 de fevereiro de 2014 21:52

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *