Carros Que Consomem Muito Combustível

O Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (Inmetro) todos os anos realiza testes com modelos de carros de marcas que são vendidas no país em busca de atribuir para esses automóveis o selo do Programa Brasileiro de Etiquetagem Veicular (PBE Veicular). Esse selo funciona mais ou menos como aquele dos eletrodomésticos, visa informar ao consumidor quais são os mais e os menos econômicos.

O teste do Inmetro é bastante democrático, pois é feito com modelos de carros de preços a partir dos R$ 25 mil até os R$ 3 milhões. Nessa pesquisa do instituto foram utilizados dados das montadoras que realizaram testes de laboratório em que fizeram as simulações de condições de uso do carro tanto em ambientes urbanos como na estrada.

Os resultados são obtidos através da consideração de quesitos como o tamanho do carro, o seu tipo e o tamanho do seu motor. Carros que tem motor elétrico (híbridos) levam uma certa vantagem, o ar-condicionado também é incluso como item de série. Abaixo listamos os modelos que tiveram os piores resultados, ou seja, aqueles que consomem muito combustível.

Os Carros Que Consomem Mais Combustível

Dentre os modelos que se saíram pior nos testes de consumo estão os carros superesportivos que são movidos somente com gasolina.

Lamborghini Aventador – Gasolina

O esportivo italiano Lamborghini Aventador teve o pior resultado nos testes de consumo com uma média de 4,1 km/l na cidade e cerca de 5,9 km/l na estrada. O motor desse carro é o V12.

Bentley Continental GT V8 – Gasolina

O Bentley Continental GT V8 obteve um resultado de 4,5 km/l na cidade e 6,4 km/l na estrada. Aliás, todas as versões que possuem o motor V8 do Continental obtiveram resultados bem parecidos, semelhantes ao do motor W12.

Bentley Continental GTC – Gasolina

Apesar de ter um consumo médio um pouco melhor que o Bentley acima com motor V8, Bentley Continental GTC com motor W12, também é um grande ‘beberrão’ com uma média de 4,5 km/l na cidade e 6,7 km/l na estrada.

Ferrari F12berlinetta – Gasolina

O Ferrari F12berlinetta é o carro mais caro vendido pela Ferrari no país e aparece também nessa lista de carros que consomem muito combustível. Na cidade o carro faz cerca de 4,7 km/l, já na estrada cerca de 6,5 km/l na estrada.

Rolls-Royce Ghost – Gasolina

Assim como a sua grande concorrente, a Bentley, a Rolls-Royce aparece nessa lista de carros nada econômicos com combustível. O modelo em questão é o Rolls-Royce Ghost que tem motor V12 e tem um desempenho de cerca de 4,9 km/l na cidade e faz cerca de 7 km/l na estrada.

Maserati Quattroporte – Gasolina

Um carro super de luxo, o Maserati Quattroporte, possui motor V8 e tem um desempenho de cerca de 5 km/l na cidade e um resultado de cerca de 6,8 km/l na estrada.

Range Rover Sport – Gasolina

O carro Range Rover Sport é um utilitário, o primeiro nessa lista de piores carros em termos de consumo de combustível. O seu motor é V8 e faz cerca de 4,9 km/l na cidade e tem um desempenho de cerca de 7,3 km/l na estrada.

Mitsubishi Pajero Full (5 portas) – Gasolina

O SUV da Mitsubishi, Pajero Full, é uma versão completa do carro com um motor V6 de 3.8 litros. A versão de 5 portas faz na cidade 5,3 km/l e na estrada 6,7 km/l. Já a versão de 3 portas tem médias de 5,6 km/l na cidade e 7 km/l na estrada, um pouco melhor. O motor da versão de 3 portas também é um V6 de 3.8.

Maserati Gran Turismo/Cabrio – Gasolina

Os modelos GranTurismo e GranCabrio da Maserati tem motor V8 movido a gasolina e obtiveram o mesmo resultado que é de 5,2 km/l na cidade e 7,1 km/l na estrada.

Ferrari Califórnia – Gasolina

O modelo Ferrari Califórnia da montadora de luxo italiana é conversível e possui motor V8. O resultado é de 5,3 km/l na cidade e na estrada o consumo é de 7,1 km/l.

Os Carros Que Consomem Menos Combustível

Assim como o Inmetro lista aqueles carros que consomem mais combustível também elege aqueles que são mais econômicos. Alguns carros consomem menos de 8 km/l e 10km/l na estrada com etanol e tem desempenhos maiores do que 10 km/l e 14 km/l com gasolina como combustível.

Toyota Prius – Gasolina

O Prius foi o carro que obteve o melhor resultado nos testes do Inmetro, o que pode ser explicado pelo fato de ser um carro híbrido. Esse carro não depende só de combustão para pegar, ele possui também um motor elétrico. Diferentemente dos modelos comuns, os carros híbridos exigem mais consumo de combustível na estrada. Na cidade o desempenho do Prius é de 15,7 km/l e na estrada é de 14,3 km/l na estrada.

Lexus CT200h – Gasolina

A Toyota possui uma marca de carros de luxo que é a Lexus e dessa forma o CT200h é uma versão mais elaborada do Prius. Esse hatch tem a mesma base mecânica do seu ‘primo’ da Toyota e obteve resultados bem parecidos. É também um híbrido que tem mais consumo na estrada. A média na cidade é de 15,7 km/l e na estrada é de 14,2 km/l.

Smart Fortwo mhd (71 cv) – Gasolina

O modelo Smart Fortwo é um subcompacto que possui motor 1.0 com três cilindros aspirado de 71 cv e roda somente com gasolina. O carro manteve o resultado de anos anteriores uma vez que não passou por mudanças mecânicas. A cidade o Smart Fortwo faz 13,2 km/l e na estrada faz cerca de 14,4 km/l.

Smart Fortwo 84 cv – Gasolina

O Smart Fortwo é uma versão mais potente e com preço mais elevado que o Smart, também possui motor 1.0 de três cilindros da mhd. O modelo se destaca por ter um turbocompressor o que faz com que sua potência seja elevada. O consumo de combustível é um pouco maior que da outra versão, mas ainda assim é econômico. O consumo desse modelo é de 13,2 km/l na cidade e de 14,2 km/l na estrada.

Renault Clio sem ar-condicionado – Etanol

O modelo Renault Clio também manteve as suas boas médias de consumo, na versão com motor 1.0 16V de 80 cv com etanol faz cerca de 9,5 km/l na cidade e cerca de 10,7 km/l na estrada.

Renault Clio sem ar-condicionado – Gasolina

A versão desse modelo de 77 cv com gasolina faz cerca de 14,3 km/l na cidade e cerca de 15,8 km/l na estrada.

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Combustível

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *