Etanol: Bom ou Ruim?

Segundo a Wikipedia, o Etanol, também chamado de álcool etílico, álcool, é um líquido inflamável, volátil e incolor. É droga psicoativa e uma das drogas mais antigas.
O maior uso do etanol é como combustível para motores.

O Brasil utiliza a maior concentração de etanol, cerca de 25% na sua mistura de gasolina, enquanto os EUA utilizam 10% na mistura da gasolina normal. Cerca de 90% dos carros nos EUA podem ser utilizados com este combustível sem quaisquer efeitos negativos. A maior diferença é que no Brasil se usa cana-de-açúcar para fazer o etanol, e nos EUA é utilizado o milho.

Vantagens e desvantagens dos etanóis

A cana de açúcar é um recurso renovável ideal, pois contém cerca de 30% de sacarose a mais que o milho, produzindo uma maior octanagem, além de ser mais fácil de extrair.
No lado positivo, o uso de milho efetivamente reduz a saída de monóxido de carbono, ainda que seja uma quantidade muito pequena, cerca de 8%.

No entanto, o etanol produz grandes quantidades de formaldeído e outros semelhantes subprodutos prejudiciais. Isso cria uma maior quantidade de emissão de resíduos, que contribui para a poluição atmosférica, registrando 1,7 numa escala onde a poluição da gasolina é menos que 1,0.
Como o etanol tende a reter água, há uma enorme necessidade de reparo para motores de menores dimensões, especialmente os carburadores. O etanol também reduz o custo na bomba, que era um dos pontos mais favoráveis para a adição de etanol.

Etanol: Bom ou Ruim?

Etanol: Bom ou Ruim?

A subida de preços

A produção de milho aumentou pouco, menos de 20%, fazendo com que os preços dos alimentos aumentem. A razão é que o milho subprodutos são usados em uma grande quantidade de produção de alimentos.
O milho também precisa de muita água, fertilizantes, terra e sol para crescer adequadamente. É muito duro na terra e, geralmente, os campos têm de ser mexidos a cada plantio, senão a terra não vinga mais.
Portanto, a resposta à pergunta inicial é NÃO, considerando como o etanol está sendo usado hoje. Será que os políticos sabem que o edital para as companhias de petróleo adicionarem uma pequena quantidade de etanol na sua gasolina faz mais mal do que bem? SIM.
No entanto, depois de tudo dito e feito, como o petróleo continua crescendo em preço, o etanol parece mais estável. Mesmo com alguns problemas, o etanol tem a possibilidade de ser o combustível do futuro. Uma forte sugestão é eliminar o etanol de milho e produzir apenas o etanol da cana de açúcar.
Em suma, o grande apoio existente na adesão em massa ao etanol é que o petróleo é um combustível não renovável, enquanto que o etanol é produzido a partir de recursos renováveis, que não prejudicam a natureza, não sofrem com tanta escassez e poluem menos.

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Combustível

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *