O Que Fazer Quando a Direção Fica Dura?

A direção hidráulica foi uma das principais conquistas dos motoristas nas últimas décadas, pois possibilitou mais facilidade para que fossem feitas manobras com o volante. Porém, pode acontecer de que essa direção – que é bem leve – comece a apresentar problemas como fica endurecida.

Quando isso acontece é um grande transtorno e muitos motoristas ficam perdidos em relação a como agir. Confira algumas dicas sobre o tema e entenda melhor porque a direção pode ficar dura. Quem cuida bem do seu carro nunca fica na mão, lembre-se sempre disso!

Questão de Óleo

Uma das principais causas do endurecimento da direção hidráulica é a falta de óleo. Por isso o motorista deve ficar de olho na situação do óleo da direção de maneira que o lubrificante esteja no nível e sem que haja contaminação. No caso dos carros que possuem direção hidráulica existe um reservatório que fica localizado perto do motor.

O reservatório varia de modelo de carro para modelo de carro, porém, em geral quase todos possuem o mesmo nível que pode ser verificado com facilidade com a ajuda de uma vareta que se encontra presa na tampa ou mesmo nas marcações que existem no recipiente. Para que esteja tudo certo é importante que o lubrificante se encontre entre os níveis mínimo e máximo, nunca mais e nem menos.

A Função do Óleo

O funcionamento da direção hidráulica nos carros acontece devido ao óleo que é aplicado ao sistema. Quando o nível do óleo está abaixo do indicado acarreta no endurecimento da direção hidráulica. O óleo acima da medida indicada também deixa a direção pesada, porém, com a diferença de ser somente num lado.

Deve ser consultado o manual do proprietário para saber quanto de óleo é necessário para que a direção hidráulica funcione corretamente assim como os prazos de troca que são diferentes para todos os carros que devem se encontrar no meio entre mínimo e máximo. É essencial ficar atento ao nível de óleo regularmente, faça isso de semana em semana e também antes de fazer viagens muito longas de carro. Para fazer essa verificação será necessário que o carro esteja num local plano e o motor frio.

Nível Baixo

Quando o nível de óleo está baixo a direção pode ficar pesada e pode fazer um som de rangido. Para corrigir o problema é necessário completar o que falta para chegar ao nível mínimo com o fluido que é indicado pela montadora. Verifique se não tem vazamentos no sistema o que pode justificar porque o óleo está sendo reduzido.

Pode acontecer ainda que o óleo escape por vedações que tenham sido feitas no próprio reservatório, na bomba ou então na caixa de direção. Aliás, saiba que pode ser que o vazamento passe até mesmo para dentro do carro. Nessas situações a dica é levar o carro para uma mecânica especializada.

Nível Acima

É mais comum que o nível de óleo esteja acima do indicado, nesse caso o motorista pode sentir que a direção do carro ficou pesada em geral para um lado só. O peso lateral se dá pelo fato que de sobra pouco espaço para que o óleo possa trabalhar no sistema.

Troca de Óleo

Para alguns veículos existe a necessidade de que o óleo da direção hidráulica seja trocado, contudo, isso varia e depende muito do modelo. Essa troca costuma ser indicada a partir dos 50 mil quilômetros rodados e se mostra importante fazer a consulta no manual do proprietário para ter conhecimento a respeito da situação do carro.

A troca pode ser motivada também em casos em que o óleo esteja contaminado, essa contaminação pode acontecer devido à água, substâncias estranhas e poeira. O óleo ainda pode ser trocado quando se mostra necessário fazer a manutenção do sistema de direção hidráulica. Fique atento que usar óleo contaminado ou diferente do que foi indicado pela montadora pode ocasionar mal funcionamento do volante além de resultar em desgastes nas peças que compõem o sistema de direção.

Curiosidade – Por Que a Direção Hidráulica é Mais Leve?

A melhor forma de entender porque a direção hidráulica é mais leve é compreender de que maneira funciona a direção convencional. No momento em que o motorista faz o movimento de girar o volante ele gira uma peça que é chamada de barra de torção. Ao fim da barra de torção fica uma engrenagem que é chamada de pinhão que então passa a girar em cima de uma barra dentada que recebe o nome de cremalheira.

Na sequência o pinhão mexe a cremalheira no sentido oposto ao sentido do volante de maneira que ele passa a acionar uma grande variedade de braços que vão mexendo as rodas do carro para o lado para que o motorista deseja virar. Numa direção convencional a cremalheira tem o seu movimento feito pela força aplicada ao volante e exatamente por isso se mostra dura.

Leveza da Direção Hidráulica

O processo descrito acima é o mesmo no caso da direção hidráulica, contudo, nesse caso o motorista ganha uma ajuda de outras peças além de um fluido. Esse fluido fica armazenado num reservatório próprio para ele e com alta pressão é bombeado até que chegue a uma peça que recebe o nome de válvula rotativa que fique junto da barra de torção.

No momento em que o volante é virado a sua válvula rotativa faz a liberação para que o fluido seja liberado para chegar num cilindro na cremalheira. Essa estrutura existe somente nos carros que possuem direção hidráulica. De acordo com o lado para que o volante foi virado o fluido vai para esquerda ou direita do cilindro, ele possui um pistão no seu centro.

Quando se encontra sob alta pressão no fluido mexe o pistão que como se encontra preso a cremalheira acaba mexendo de maneira a virar as rodas. Basicamente a leveza se deve ao fato de que as engrenagens que antes eram movidas com base na força empregada pelo motorista agora se movimentam com o auxílio do pistão que é empurrado pela ação do fluido. Depois de fazer o trabalho o fluido vai novamente em direção a direção hidráulica passando por mangueiras pequenas e chegando no reservatório.

Quando se está ao volante é fundamental ter certeza que você está seguro, dessa forma se alguma coisa foge do convencional é importante que você fique alerta. Um dos problemas que podem te deixar numa situação difícil no trânsito é com certeza quando a direção do carro fica dura.

.

De um momento para o outro o carro parece quase impossível de guiar pelo fato de o volante estar duro. Nesse tipo de situação é importante avaliar o quão difícil está para dirigir o carro. Saiba que muitos acidentes já foram causados porque os motoristas estavam com dificuldades de guiar o carro devido a direção dura.

Dessa forma se você não consegue fazer manobras com o seu carro devido ao endurecimento da direção o melhor a fazer é parar o carro e solicitar ajuda. Pense que se você não tem controle sobre a direção do seu carro está se arriscando e causando risco para as demais pessoas que estão nas ruas.

O Que Fazer Quando a Direção Fica Dura

O Que Fazer Quando a Direção Fica Dura

Prevenir é sempre melhor do que remediar, sendo assim é bom cuidar da direção do seu carro antes que ela apresente algum problema. Para te ajudar a manter a direção do seu carro sempre em dia elaboramos algumas dicas de cuidados preventivos.

O Funcionamento da Direção Hidráulica

Um dos componentes indispensáveis para os carros modernos, a direção hidráulica, atua através do fluído hidráulico que é pressurizado pela bomba hidráulica que acaba empurrando a cremalheira e dessa forma auxilia o motorista a movimentar o volante.

Em geral a direção hidráulica não necessita de muita manutenção, porém, é importante que você fique atento a ela. Contar com a ajuda de um mecânico para fazer a verificação do estado da direção hidráulica é importante para evitar situações em que o volante acaba ficando duro e você perde o controle do carro.

O Que Fazer Quando a Direção Fica Dura

O Que Fazer Quando a Direção Fica Dura

A seguir você saber mais sobre os problemas mais comumente encontrados numa direção hidráulica e quais são os seus sintomas.

Um Sistema Simples

A direção hidráulica é uma das principais invenções no que diz respeito a conforto para manobrar um carro e curiosamente se trata de um sistema simples e sem segredos. A dica é que o motorista tenha uma atenção especial ao nível do fluído hidráulico, jamais deve ficar baixo.

Quando você percebe que o nível do fluído hidráulico está diminuindo numa velocidade muito acelerada deve procurar por vazamentos. Se existe um vazamento é importante que ele seja reparado. Em geral os vazamentos são causados por componentes de vedação e conexão que ficaram desgastados.  O fluído não tem um prazo de troca, faça a substituição no caso de desmontar o sistema.

Lei do Silêncio

A direção hidráulica é silenciosa, dessa forma quando aparece qualquer ruído no seu funcionamento é um indicativo de irregularidade no sistema. Podem aparecer diferentes tipos de ruídos, os mais comuns são chiados agudos que indicam que as correias estão frouxas ou mesmo que a sua vida útil está comprometida.

Imagem de Amostra do You Tube

Há ainda o ruído da bomba hidráulica, esse som é gerado pela presença de ar no sistema. Nesse caso o sistema deverá ser sangrado e novamente completo com o nível necessário de fluido.

Quando a Direção Hidráulica Deixa de Funcionar

Quando você sente o volante duro e difícil de guiar é um sinal de que a direção hidráulica deixou de funcionar. Se esse sistema deixa de funcionar o esforço para guiar o carro volta a ser mecânico. Dessa forma obviamente o esforço para guiar o carro se tornar muito maior.

Em geral esse tipo de falha desse sistema é atribuída a pane total da bomba, sendo assim a solução é fazer a troca da bomba. Os pneus com pressão muito abaixo do que é especificado também podem causar danos ao sistema deixando assim a direção mais pesada e trazendo desconforto para o motorista guiar o carro.

Outra possibilidade para a causa de defeito no sistema de direção hidráulica é que estejam acontecendo vazamentos no sistema.

Outros Problemas Que Afetam a Direção Hidráulica

Todos os defeitos que mencionamos acima afetam diretamente a direção hidráulica, porém, existem outras causas para as falhas desse sistema. Dentre os outros problemas que afetam esse sistema estão rodas desalinhadas ou mesmo desbalanceadas que podem causar trepidação no volante.

Imagem de Amostra do You Tube

Por isso é importante que você mantenha o hábito de estar sempre verificando o alinhamento e o balanceamento das suas rodas. As folgas do sistema em geral são atribuídas a componentes que estão folgados e que precisam de um aperto. A grande dica é ficar de olho e durante as revisões sempre pedir ao mecânico que verifique o sistema de direção hidráulica.

Vazamentos Que Endurecem a Direção

Em geral quando o seu carro apresenta a direção muito dura está com problemas de nível do óleo da direção. Se você vem percebendo que a direção ficou muito dura procure um mecânico que possa fazer a verificação do nível do óleo para você. Outro problema bem comum é o da bomba de óleo.

É bem importante que se façam os testes adequados para cada possível problema para que seja possível identificar qual o problema específico do seu carro. O defeito pode estar no vazamento de óleo da bomba que atinge o conector elétrico, isso provoca um mau contato e faz com que o motor elétrico pare de funcionar. Isso prejudica o sistema como um todo e torna a direção dura.

Como Resolver

Quando o problema é de vazamento a solução está em substituir o anel de vedação do reservatório e também promovera limpeza dos conectores do motor elétrico. É importante que deixemos claro que nem sempre o reparo dessa bomba é simples, porém, é necessário uma vez que esses vazamentos internos podem chegar até mesmo a causar a queima do motor elétrico.

Se for necessário faça a troca da bomba completa, economizar nesse tipo de situação sai caro. Tenha bastante cuidado na hora de comprar a bomba, pois mesmo que custe um valor mais elevado é fundamental comprar uma peça nova. Por ser uma peça de um valor um pouco alto muitas pessoas acabam optando por opções recondicionadas ou usadas.

.

Não é exatamente errado recorrer a esse tipo de peça usada, porém, como se trata de uma peça relativamente problemática é importante que você compre a melhor que puder.


Categoria(s) do artigo:
Mecânica

Comentários

  • oi troquei a bomba da direção hidraulico do meu monza mas a direção ainda continua dura assim andando nao tanto mas pra fazer uma volta mais fechada ou manobrar e muito dura oque pode ser?

    erikson giehl 21 de outubro de 2014 22:17

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *