Defeitos Mais Comuns Da Vela De Ignição

A Função Da Vela De Ignição

A função da vela de ignição no carro é conduzir a alta tensão que é gerada pela bobina de ignição para dentro da câmara de combustão e depois gerar a centelha (faísca elétrica). Essa centelha provoca a queima da mistura de ar e combustível que está comprimida dentro da câmara.

O funcionamento de uma vela de ignição é relativamente simples, porém, é fundamental para que o motor do seu carro funcione de forma adequada. Além disso, essa vela está diretamente ligada ao consumo de combustível, ao rendimento do motor e a liberação de gases poluentes.

Dessa forma o bom funcionamento dessa peça é muito importante para garantir que o carro esteja sempre bem. Porém, muitos motoristas apenas se dão conta de que tem um problema com a vela de ignição quando a situação já está crítica.

Para tornar o diagnóstico dos defeitos mais fácil elaboramos um guia de dicas de como identificar os mesmos.

Tipos De Defeitos Que Ocorrem Na Velas De Ignição

A Vela De Ignição Normal

Quando a peça está normal a base do isolador fica com uma cor amarelo-cinza ou então marrom claro, o desgaste do eletrodo central é pequeno. Isso indica que o motor está funcionando bem e que a vela de ignição está dentro das especificações do fabricante.

A Vela De Ignição Normal

A Vela De Ignição Normal

A Vela De Ignição Com Desgaste Natural

Saiba que mesmo sendo usada da forma correta a vela de ignição vai sofrer desgaste natural. Esse desgaste provoca a erosão do eletrodo central e isso acaba aumentando a distância entre os eletrodos. A consequência disso é uma maior dificuldade para que a centelha se forme.

A Vela De Ignição Com Desgaste Natural

A Vela De Ignição Com Desgaste Natural

Os Sintomas

Para saber que a vela de ignição está sofrendo com o desgaste natural você pode observar alguns sintomas que incluem vão se manifestar principalmente em subidas e retomadas, haverá uma maior dificuldade na partida do motor.

Leve Resíduo De Chumbo

As manchas amareladas que tem um aspecto fosco e brilhante entorno do isolamento do eletrodo é sinal de um leve resíduo de chumbo. Quando a temperatura da câmara de combustão aumenta os resíduos de chumbo acabam virando condutores elétricos e isso prejudica o funcionamento da vela.

Esses resíduos são causados por aditivos antidetonantes no combustível e isso claro indica que o combustível é de péssima qualidade.

Sintomas:

O grande sintoma de acúmulo de resíduos de chumbo são as falhas em alta rotação.

Carbonização Seca Ou Fuliginosa

Nesse caso a cabeça da vela de ignição fica coberta de uma camada de fuligem preta e seca. As causas desse problema são bem variadas e podemos destacar o ponto de ignição atrasado, combustível de má qualidade, filtro de ar sujo ou obstruído ou até mesmo excesso de combustível.

Sintomas

O principal sintoma desse problema é a dificuldade na partida do motor quando está frio e também falhas no motor em marcha lenta.

Desgaste Excessivo Dos Eletrodos:

Esse problema é causado pela presença de aditivos corrosivos no combustível ou no óleo lubrificante. Na maior parte dos casos o problema é resultado do uso de combustível adulterado.

Sintomas

Os principais sintomas são a dificuldade na partida e falhas na aceleração.

Superaquecimento

Nessa situação acontece a fundição parcial do eletrodo central que pode ser o resultado de vários fatores. Em geral o problema é o uso incorreto das velas de ignição o que faz com que a câmara de combustão chegue a uma temperatura extremamente elevada e isso ocasiona a combustão por incandescência.

Sintomas

Os principais sintomas incluem falhas no motor, baixa potência e outros casos podem acontecer danos bem graves ao motor.

Impurezas Ou Resíduos

A vela de ignição passa a ter uma camada cinza e grossa na base do isolador e no eletrodo-massa. Trata-se de um problema que quase sempre é causado por combustível adulterado ou mesmo aditivos no óleo lubrificante.

Sintomas

Dentre os sintomas que esse problema pode causar estão ignição por incandescência, danos ao catalizador, baixa potência e danos ao motor.

Eletrodo Central e Eletrodo-massa Fundidos

Quase sempre os eletrodos são fundidos pela alta temperatura na câmara de combustão e esse problema é resultante do uso de vela de ignição incorreta (quente demais) e combustíveis adulterados.

Sintomas

Dentre os sintomas mais comuns estão falhas no motor, potência abaixo do esperado, danos bem sérios ao motor. Se a vela chega a esse resultado é bem possível que o motor já tenha sido prejudicado.

Base Do Isolamento Quebrado

Esse problema é quase sempre resultado do uso de ferramentas inadequadas principalmente na hora de fazer a regulação da folga entre os eletrodos. Um defeito no isolamento que faz com a centelha (faísca) salte do eletrodo central direito diretamente para a carcaça da vela, não há a passagem pelo eletrodo-massa.

Imagem de Amostra do You Tube

Sintomas

Os principais sintomas desse problema são falhas no motor e problemas na partida.

Quando analisamos os defeitos citados acima podemos perceber que vários desses problemas são causados por combustível adulterado e também por uma aplicação incorreta das velas de ignição. Dessa forma sempre certifique-se de que o combustível utilizado no seu carro tem qualidade.

Fique de olho também quando o mecânico for substituir as velas do seu carro, confira no catálogo de aplicações ou então no manual do proprietário qual é o modelo correto de vela de ignição para o seu automóvel.

Confira Um Vídeo Explicativo a Respeito Das Velas De Ignição e Os Seus Códigos

Imagem de Amostra do You Tube

Quando perceber que é necessário fazer a troca das velas é importante utilizar apenas as peças genuínas e de qualidade reconhecida, pois no mercado existem muitas peças falsificadas e isso pode trazer grandes prejuízos no futuro.

A instalação do jogo de velas deve ser feita com as ferramentas específicas para essa tarefa e sempre com o cuidado de ser feito o torque exigido pelo fabricante da peça, o aperto final faz toda a diferença. Assim se você não tem conhecimento e nem o equipamento necessário não se arrisque. Leve o seu carro a um profissional para que ele faça a troca para você.

Não brinque com o seu carro, pois se ele falha pode te deixar numa situação difícil e até mesmo causar graves acidentes.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Required fields are marked *

*

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>