Função Do Catalizador Do Carro

O Que é o Catalizador Do Carro?

O nome técnico do catalizador do carro é conversor catalítico OG, basicamente se trata de uma peça formada por um núcleo cerâmico que tem uma função de transformar grande parte dos gases tóxicos do motor em gases que sejam inofensivos.

Essa transformação é realizada por meio de reações químicas que acontecem dentro do conversor. A parte interior de um catalizador se parece com uma colmeia e contêm passagens ou pequenas contas de cerâmica que são revestidas com metais catalisadores.

Uma reação química acontece para que os poluentes não sejam tão nocivos. Existem passagens para que os gases queimados fluam e permitam que o máximo da área de superfície seja usada para que os gases passem. A temperatura de trabalho do catalizador do carro é 400ºC.

Em suma podemos dizer que a função do catalizador do carro é ajudar a transformar os gases nocivos do carro em gases não tão prejudiciais. Dessa forma se o catalizador do seu carro tem algum problema pode ser que o seu carro se torne uma bomba relógio. Confira abaixo qual a importância do catalizador do carro e quais os principais problemas que ele pode apresentar.

http://www.youtube.com/watch?v=nwodUt30PL4

Os Problemas Mais Comuns Do Catalizador Do Carro

Os catalizadores de carro tem uma vida útil bastante longa, porém, alguns problemas podem encurtar esse período de usabilidade. Os defeitos mais comuns de serem observados nessa peça são o entupimento e a contaminação. Um dos principais problemas é que mesmo que exista uma suspeita de que existe um entupimento não tem como fazer o diagnóstico sem remover a peça.

Para se ter certeza que existe um entupimento no catalizador de um carro é necessário remover a peça para observar o desempenho do motor sem o componente. Alguns mecânicos fazem a remoção apenas do sensor de oxigênio (sonda lambda) e com o uso do equipamento certo verificam se existe algum tipo de alteração no desempenho.

Para que funcionem corretamente o motor precisa estar emitindo a mistura apropriada de gases de escapamento e na temperatura certa. Os aditivos no combustível, gasolina com chumbo, válvulas de escape danificadas e velas sujas são os fatores mais comuns de causar perda de desempenho do catalizador.

Sintomas Comuns De Problemas No Catalizador Do Carro

  • O carro não anda quanto deveria quando se pisa no acelerador.
  • O aumento do consumo de combustível é perceptível.
  • Aumenta a rotação do motor quando este está em marcha lenta.
  • Se o seu catalizador estiver completamente entupido o motor do carro pode parar de funcionar depois de alguns minutos devido ao aumento da contrapressão no escapamento.

Observação – Sempre é bom manter o sistema de ignição do seu carro (velas, bobinas e cabos de vela) em ordem. Isso ajuda a evitar que o combustível que não for queimado entre e contamine o catalisador.

Uma falha dos sistemas de ignição e injeção eletrônica podem acabar elevando a temperatura do sistema de exaustão de 400°C para cerca de 700°C ao trabalhar sob essas condições. O catalizador corre sérios riscos de derreter ou queimar.

A Importância Do Catalizador Do Carro

O catalizador de um carro é uma peça muito importante para ajudar a conter a poluição. Basicamente essa peça foi desenvolvida para eliminar a parte dos gases que o motor produz durante a sua queima com o combustível. Além de garantir que o seu carro funcione de forma melhor você pode oferecer um impacto menor para o meio ambiente apenas cuidando dessa peça.

Alguns donos de carros eliminam o catalizador do automóvel se esse apresenta algum tipo de defeito. Em geral o objetivo desses donos de carro é tentar fazer com que o conserto do escapamento fique mais em conta. Isso é errado de acordo com a lei nº 9.503 do código de trânsito brasileiro. O proprietário que faz isso está sujeito a multa.

Além de ter consciência ecológica e contribuir para que o seu carro seja menos poluente manter o catalizador é importante para evitar problemas com a lei e inclusive ter que pagar uma multa pesada por estar irregular.

O Funcionamento Do Catalizador

O Catalizador De Redução

A primeira parte do catalizador de um carro é o catalizador de redução. Basicamente ele utiliza platina e ródio para ajudar a reduzir a saída de NOx. No momento em que o NO ou NO2 entram em contato com o catalizador a pela se ocupa de “expulsar” o átomo de nitrogênio para fora da molécula.

Assim o átomo acaba ficando retido e o catalizador libera o oxigênio como O2. Os átomos de nitrogênio se juntam com os átomos de nitrogênio. Todos acabam retidos pelo equipamento e formam então o N2. Para que você entenda isso um pouco melhor é possível representar o processo por meio da seguinte equação:

2NO = N2 + O2 ou 2NO2 = N2 + 2O2

O Catalizador De Oxidação

Essa é a segunda parte do catalizador, a sua função é reduzir os hidrocarbonetos não-queimados e o monóxido de carbono. Ele queima esses elementos (oxidação) sobre o catalizador de platina e paládio. Issi ajudará na reação de CO e dos hidrocarbonetos com o que sobrou do oxigênio nos gases de escapamento.

Podemos exemplificar esse processo através da seguinte equação:

2CO + O2 = 2CO2

O catalizador é formado por um tipo de carcaça de aço inox que contém um miolo impregnado de óxido de alumínio e outros metais nobres ativos. A sua função básica é trabalhar na transformação dos gases que são tóxicos, monóxido de carbono, os hidrocarbonetos e óxidos de nitrogênio em gases que sejam não poluentes.

O catalizador é uma peça imprescindível para todos os carros e como já explicamos a remoção da mesma é passível de punição por lei. Vale a pena sempre verificar o estado do catalizador do seu carro e assim mantê-lo em pleno funcionamento. Se tiver dúvidas pode consultar um mecânico para saber se está tudo certo com o funcionamento do seu carro.

A função do catalizador é ajudar a tornar os gases produzidos pelo motor dos carros em gases menos nocivos, isso pode fazer muita diferença para o meio ambiente.

Catalizador De Um Caro

Para você que não sabe um catalisador resulta uma reação de gases de escape que se transformam as emissões nocivos em gases menos nocivos para a atmosfera. E como eles funcionam? Resumidamente falando é um processo de queima de combustível e de vários gases que são formados sendo os mais nocivos.

Separamos as dicas para você cuidar do seu catalizador.

1° Sempre use combustíveis de boa qualidade.

2° Fuja de reserva de combustível.

3° Mantenha os filtros limpos.

4° Verifique sempre as velas de ignição.

Catalizador De Um Carro

Catalizador De Um Carro

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Mecânica

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *