Ficha Técnica – Brasília 1979

A Brasília foi um carro icônico no nosso país, muito vendido, procurado e modificado ao longo do tempo. Partiu de uma ideia genial de uma das maiores montadores do mundo, a Volkswagen.

Volks

É apenas uma das empresas do grupo Volkswagen, nasceu na Alemanha e depois de comprar muitas marcas se tornou a segunda maior fabricante de automóveis do mundo. Falando da Volks somente como empresa, sua sede se encontra na Baixa Saxônia, na cidade de Wolfsburg.

A maioria das  marcas pertencentes ao grupo são muito famosas, porém não comentam muito sobre fazerem parte do grupo por questões comerciais. As mais conhecidas são as marcas Ducati, Lamborghini, Porsche, Audi e outras. Dentro do grupo também existe as marcas de caminhão, sendo as mais conhecidas como MAN, Scania e a própria Volkswagem Caminhões e Ônibus.

As aquisições foram feitas aos poucos. A Porsche foi a mais cara de todas, com muita dificuldade foi comprada por cerca de 3,3 bilhões de euros, podendo a partir de março de 2011 operar e negociar tudo sobre a marca.

Outra aquisição feita, porém de maneira diferente foi o Grupo MAN SE, nesse caso a Volks foi comprando ao poucos as ações até conseguir ser majoritário em julho de 2011 com 55,9% das ações.

Uma jogada muito interessante da Volks foi quando ela usou a Audi para se aproximar da Ducati, nessa época ela tinha como intenção principal nas motos esportivas que ela produzia para poder concorrer com a BMW  que estava liderando o cenário de 2012.

Além de possuir várias marcas a Volks decidiu que uma grande forma de aumentar seu Marketing seria patrocinando eventos e esportes altamente reconhecidos. Como por exemplo a Seleção Argentinha de Futebol, a Neozelandesa e a Russa. Também já patrocinou alguns Jogos Olímpicos.

No Brasil a Volks já investiu em um recurso natural muito importante e que temos em abundância que seria a água. Ela possui duas centrais hidrelétricas de pequeno porte em São Paulo nas margens do rio Sapucaí

Brasília

Foi um automóvel totalmente produzido no Brasil pela Volks, começou a sua produção em 1973 e se estendeu por quase dez anos.  Na época era desejado um carro que tivesse um conforto maior para os passageiros, mas que continuasse com um lado mais robusto. Foi muito embasado no sucesso que o Fusca estava fazendo, dentro da própria Volks era chamado de modelo/tipo “102”. Era desejado também que o desenho do carro fosse mais moderno, assim nasceu a Brasília, com um design mais reto e muitos vidros.

Seu nome veio em homenagem a capital do Brasil, que tinha tudo de mais moderno possível, querendo que todos associassem isso ao carro quando o olhassem. Por possuir uma indústria automobilística bastante precária, a maioria dos carros dessa época eram desenvolvidos fora, no máximo montados aqui no Brasil. Com a Brasília foi diferente, ela foi um dos primeiros carros a ser projetado e construído aqui, além de que foi um dos primeiros feitos fora da matriz alemã.

O fusca na época era muito vendido no país, porém não atendia todas as necessidades do mercado brasileiro, já que era um modelo europeu. Por isso o presidente da Volks na época solicitou que os engenheiros conseguissem fazer um novo carro a partir do fusca, porém como já dito, mais moderno.

Os engenheiros que conseguiram agradar ao presidente foram José Vicente Martins e Márcio Piancastelli, o modelo deles parecia com uma mini-variant, porém traços mais contemporâneos na parte da frente, sendo um pouco menor que o fusca. Possui o mesmo tamanho dos entre-eixos, um porta-malas na parte da frente de um tamanho consideravelmente bom para época.

Era um carro que possuía linhas e curvas totalmente diferente para época, mas o grande diferencial realmente foi seu tamanho interno, tanto para passageiros quanto para bagagens.

Depois de muitos testes o veículo foi lançado ao público somente em junho de 1973, bem próximo ao lançamento do corrente Chevette na Chevrolet. O design podia parecer com dos modelos Variant e TlL, porém o motor ( traseiro com refrigeração a ar) e a plataformas eram basicamente as mesmas do que as do Fusca.

Tinha apenas um tipo de motor, e muitos achavam que a Brasília necessitava de maior economia e desempenho. Por isso ao longo do tempo, os modelos novos lançados possuíam motores melhores e mais eficientes, com maior torque e potência.

Para não perder vendas ao longo dos anos eles melhoraram algumas coisas no funcionamento e também no acabamento, alguns revestimentos monocromáticos, com cores degrades e totalmente combinando com o interior que estava cada vez mais luxuoso e confortável.

No ano de 1979 foi lançado a versão quatro portas para que fosse utilizada principalmente como táxi. Mesmo assim não fez muito sucesso e depois disso o único país a produzir a Brasília foi o México, que fez bastante sucesso, sendo até o carro utilizado pelo Seu Barriga no seriado do Chaves.

Ficha Técnica Brasília 1979

O carro era de modelo Hatch, com motor na parte traseira instalado de modo longitudinal, com quatro cilindros opostos. Utilizava gasolina como combustível, possuía a tração na parte traseira. Sua alimentação assim como a maioria dos carros da época era feita pelo carburador, o câmbio era manual de quatro marchar com a embreagem monodisco a seco.

A suspensão dianteira era independente com braço arrastado e a traseira também independente porém com o semi-eixo oscilante. Seus freios são disco sólido. Em questões de medidas a Brasília apresentada cerca de 4013 mm de comprimento, 1606 mm de largura, 1438 mm de altura, 140 litros no porta-mala, 896 kg ao todo.

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Volkswagen

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *