Montar Carros Tuning

Quem é apaixonado por carros e potência tem o desejo, mesmo que secreto, de tunar o seu veículo. Se você está no grupo de pessoas que deseja customizar ou fazer alterações no seu veículo é importante saber como fazer isso corretamente. Confira dicas de como montar carro tuning sem burlar a lei.

A observação da lei é essencial para evitar problemas, carros que são modificados irregularmente podem receber multas. As regras para customização dos veículos dizem respeito a segurança do motorista e das outras pessoas que circulam pela rua. Então já sabe, se for customizar o seu carro siga as regras!

Tuning – O Que é Permitido

Modificações na Potência do Motor

Geralmente quem está pensando em modificar o carro começa pensando no motor, o desejo de aumentar a potência do veículo persegue os apaixonados por carros. Contudo, preste muita atenção que é permitido somente aumentar a potência do motor em 10% no máximo de acordo com a lei.

Pneus e Rodas

Os pneus e as rodas também são alvos de constantes alterações, o mais importante é observar que não se deve alterar o diâmetro, não pode nem aumentar e nem diminuir. Outro ponto que deve ser observado é que não pode ultrapassar os limites dos para-lamas.

Alterações na Suspensão e nos Freios

Não é recomendado alterar os freios originais do carro assim como não se pode usar suspensões com regulagem de altura. Essas recomendações tem grande importância no que diz respeito a segurança do veículo.

Mudanças de Cor do Carro

Está previsto na lei a possibilidade de fazer modificações de cor no veículo, porém, quando a pintura ou adesivamente cobre mais da metade do carro é importante fazer a alteração no documento do mesmo já que pode ser entendido como uma descaracterização do visual original do carro.

Rebaixamento

A primeira coisa que pensamos quando falamos em tuning é um carro rebaixado. O rebaixamento é permitido por lei, contudo, é necessário que o Inmetro avalie essa modificação para assegurar que ela não acarreta em nenhum risco. Somente essa avaliação permitirá determinar se a altura desejada é permitida ou não.

Alterações de Faróis e Chassi

Os faróis de xênon trazem muitas dúvidas, somente é permitido o uso de xênon nos carros que vieram com esse item de fábrica, pois eles têm a proteção necessária para evitar que emitam muita luz prejudicando a visão de outros motoristas. Não é permitido instalar faróis de xênon em carros que não tem esse item de fábrica mesmo com a proteção porque acredita-se que não tem a mesma eficiência. Em relação ao chassi ou monobloco não tem problema algum fazer uma substituição.

Acessórios

A lei permite que os interessados em tunar o seu carro adicionem acessórios como spoiler ou bodykit, porém, é essencial que se observe o cuidado de que os acessórios não atrapalhem a visão do motorista. É importante ainda que os acessórios não excedam as medidas do carro.

Seguro para Carros Tunados

Quem está pensando em montar um carro tunado deve pensar no seguro, pois esse tipo de carro pode atrair os olhares de ladrões assim como ter problemas no futuro devido as alterações. Pode ser um pouco mais complicado encontrar uma seguradora para o seu veículo tunado, em geral as empresas que fazem esse tipo de seguro realizam uma avaliação com o carro.

Com essas dicas você poderá montar um carro tuning com mais segurança e sem a preocupação de estar irregular.

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Carros Tuning

Artigos Recentes

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *