O modelo por si só já é um clássico e considerado uma verdadeira raridade com ávidos colecionadores em busca de um exemplar em suas coleções. Estamos falando do Fusca, verdadeira paixão nacional que foi uma presença constante nas ruas de cidades por todo o Brasil e até hoje alimenta paixões.
E se um velho Fusquinha já é capaz de causar emoções fortes, o que se dirá de um Fusca Conversível? Os conversíveis possuem um charme todo especial e garantem muito mais do que simples esportividade ao modelo. Uma capota arriada é símbolo de status no meio automobilístico.
A transformação de um Fusca em conversível não é lá muito barata, e varia entre R$10 mil e R$20 mil, de acordo com o tipo de acessórios instalados. Esse tipo de adaptação requer mudanças na tapeçaria, funilaria e pintura com reforços estruturais, vidraçaria e, claro, a capota, que pode ser em diversas cores, de acionamento manual ou elétrico.
Também vale salientar que o proprietário deverá possuir um laudo do Inmetro, onde serão efetuados testes rigorosos de sua estrutura, para que então o veículo possa ser devidamente documentado.
Alguns modelos permanecem por muitos anos no topo da lista dos modelos mais vendidos e depois de algum tempo acabam caindo no esquecimento das pessoas, alguns levam mais tempo para serem esquecidos outros mal pararam de ser fabricados e já não são mais lembrados.
Alguns modelos são muito caros e fazem muito sucesso entre as pessoas, mas nem todos podem comprar, então, apesar de o modelo ser muito bonito nem todos o terão e os modelos mais baratos acabam ficando na história devido sua presença na maioria dos lares e sua participação em suas vidas.
Muitos que viveram juntamente com estes modelos ou que viveram sua infância perto de um deste com certeza faram de tudo para ter um destes novamente.
Os proprietários mais novos gostam de inovar e transformar seu antigo modelo, como o Fusca que nunca teve um modelo conversível feito de fábrica e para ter um é preciso mandar alguém realizar o serviço de cortar o teto o veículo.