Substituição Da Correia Serpentina: Quando Fazer a Troca?

O som terrível que grita sob o capô pode estar vindo de correia desgastada ou serpentina rachada. É uma parte crucial do motor de montagem. O grito que emana não parece bom! O barulho começou há alguns meses, em uma manhã cinzenta e chuvosa, mas foi embora antes mesmo de retirar da garagem. Problema resolvido, certo? Desculpe amigos! Infelizmente, o barulho estará de volta na manhã seguinte, com maior durabilidade e potência no barulho.

Nos anos setenta do século XX, os carros que executam fora da polia do virabrequim tinham que ser compostos por quatro correias V, cada uma executando um aparelho diferente. Simplesmente não há espaço para que as correias e polias, essa configuração significa pesadelo no serviço para substituir apenas o cinto do interior. Existem várias vantagens para o novo estilo de cintos serpentina. Um cinto único, em seu caminho sinuoso através de floresta de roldanas, pode agora dirigir todos os acessórios do motor único, ao mesmo tempo.

Substituição Da Correia Serpentina: Quando Fazer a Troca?

Substituição Da Correia Serpentina: Quando Fazer a Troca?

Quando Fazer Substituição Do Cilindro?

Enquanto não há “duras e rápidas” regras a respeito de quando você deve substituir a correia serpentina em seu veículo, peritos da indústria sugerem começar a considerar a troca por volta do ano quarto ou quinto ano de propriedade. Falta de cinto, muitas vezes devido ao desgaste, aumenta muito em torno do veículo. Saber o que procurar antes do sistema de cinto quebrar é uma parte importante da manutenção preventiva.

Uma vez que uma correia quebre o carro não irá conduzir todas as funções que deixam de funcionar. Correias desempenham papel importante na manutenção saudável do veículo.

Os primeiros sinais de advertência estão relacionados com os ruídos existentes no capô do veiculo. Barulho alto é indicativo de problema, mas pode não requerer a substituição da correia. Polias desalinhadas também podem gerar ruídos. A correia que está começando a se desintegrar vai demostrar os danos para as costelas ou cabos. Necessário utilizar lanterna e espelho dental para observar desgastes ou rachaduras.

Quando Fazer Substituição Do Cilindro?

Quando Fazer Substituição Do Cilindro?

Correia Fresca

Comece estudando encaminhamento a correia antiga, que deve ser fácil se o cinto ainda estiver em vigor. A averiguação se tornou difícil quando o cinto está enrolado no macramé ao lado de suporte de montagem do compressor. Com meia-dúzia de polias para escolher, é possível, às vezes, instalar o cinto de forma errada. Se o cinto é difícil de instalar ou parece se encaixar mal, necessário encaminhar incorretamente.

A bomba de água é impulsionada pela parte plana posterior da correia. Qualquer polia tem ranhuras que se destina a contatar o lado da ranhura do cinto. Se precisar, esboce o correto encaminhamento para baixo antes de remover o cinto de idade. Como último recurso, verifique o manual da loja.

Na parte esquerda, use régua para ver se todas as polias são coplanares e quadradas. Se não forem, a correia nova não vai durar muito. Na direita se usa composto de roscas para selar o novo parafuso fornecido com o tensor.

A maioria dos carros fornece buraco comum no braço do tensor de divulgar o tensor. Basta usar a catraca para soltar o cinto e desenroscar as polias. Inspecione a correia de danos! Fissuras ao longo das nervuras são indicações comuns de que o cinto está no final da vida útil. Elásticos pequenos de costela, tufos de fibra de vidro, reforço no cinto ou correia desintegrando nas bordas são indicações de problema com as polias, tensores ou ociosos.

Se você estiver substituindo cinto por causa do alternador frito ou compressor, não assuma o novo acessório ou suporte. Verifique o tensor! A polia deve ter funcionamento livre sem problemas. A primavera precisa da quantidade adequada de tensão, sem nenhum atrito no pivô. Assembleias de tensor não são muito caras, embora o preço varie conforme o modelo do motor. O mesmo vale aos tambores, devem girar livremente.

Óleo do motor vai degradar rapidamente a borracha no cinto. Reparar os selos do motor com vazamento, como o selo frente virabrequim ou árvore de cames, ou qualquer juntas-para que a nova correia deve ir para o sul, em curto espaço de tempo. Limpe qualquer óleo velho também. Verifique todas as polias também. Borracha velha ou sujeira podem acumular-se no fundo dos sulcos da polia. Pode ser necessário limpar os sulcos com limpador de freio ou uma escova de aço para remover qualquer resíduo.

Abotoar

É uma questão simples instalar um tensor novo e reinstalar o cinto, mantendo a folga do tensor com uma mão. Uma vez que o cinto esteja no lugar, ligue o motor e deixe inativo por um minuto ou dois. Verifique a tensão da correia, olhando para o tensor na marca do corpo entre as marcas de alto e baixo, se o cinto tem número correto da peça está instalado corretamente.

Aperte o tensor novo para o grau de aperto especificado. Sim, isso significa utilizar chave de torque! A marca de haxixe no corpo do tensor deve ficar entre os pontos de altos e baixos de tensão, quando a nova correia está instalada. Ao remover qualquer radiado para acessar o cinto, não deixe de reinstalá-lo!

Dica De segurança!

Use sempre óculos de segurança ao trabalhar em seu veículo. Use outros equipamentos de proteção individual (EPI), quando necessário, por exemplo, luvas de látex ou ponta sapatos fechados.

Substituição Da Correia De Serpentina

  1. Abra o seu capuz e localize correia serpentina do seu veículo.
  2. Localize a correia da serpentina de roteamento no diagrama do compartimento do motor, no manual do proprietário do veículo, ou sob o capô.
  3. Localize o tensor da correia de serpentina.
  4. Mova tensor para afrouxar o cinto.
  5. Remova a correia de serpentina.
  6. Instale a nova correia de serpentina
  7. Verifique a tensão da correia. Empurrar para baixo no meio da seção de cinta. Ela não deve se mover mais do que meia polegada.
  8. Ligue o motor e deixe o carro ligado por alguns minutos no sentido de garantir a instalação adequada da correia.
  9. Desligue o motor e verifique a tensão da correia de serpentina. Ajuste a tensão, se necessário. Pode existir exigência de substituição do tensor da correia.

Artigo escrito por Renato Duarte Plantier

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Dicas

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *