Problemas Na Partida Do Carro

Se você virar a chave do carro e não ter respostas do motor pode representar um grande problema, em principal quando existe pressa em sair de casa, algo que acontece com qualquer pessoa em épocas modernas. Por vezes ele dá um sinal de vida, mas com energia franca e imprecisa, o que não é indicado para dirigir de forma segura.

Problemas de arranques são frustrantes porque há tantas coisas sob o capô que se pode prejudicar o carro de partida. Ao fim de solucionar o problema é preciso começar no início da linha, fazendo a bateria trabalhar no caminho de volta.

Alguns testes para um problema não são simples de acordo com grande parte dos especialistas. Outros trazem uma dor no pescoço e um pesadelo técnico. No entanto é preciso descobrir porque o carro não inicia a partida para não acontecer futuros problemas em outras peças.

Se o motor de arranque está girando e as faíscas estão voando, o problema de partida se relaciona com o sistema de combustível. Caso o veículo esteja com ele injetado, há uma série de subsistemas que poderiam ser apontados como culpados.

Necessário realizar o diagnóstico sério para descobrir, mas há algumas coisas que podem ajudar a verificar na garagem e reduzir dinheiro gasto com a manutenção, evitando uma viagem para a oficina.

Problemas Elétricos No Carro

Verifique os fusíveis: Poucos carros têm um fusível associado ao sistema de partida. Faça a verificação antes de mexer em tudo.

Bateria de corrosão: Ao longo do tempo as conexões da bateria podem ficar corroídas. Essa corrosão interrompe a conexão. Tente limpar e ligar novamente.

Bateria Morta: A razão mais comum do carro não pegar. Caso tenha um testador procure testar para saber se a carga está fraca. Se existir desgaste se faz necessário substituir a peça e limpar as conexões para garantir o bom contato.

Conexão: O início da corrosão não apenas mantém a bateria de ligação, que pode afetar qualquer componente elétrico, como também o motor de arranque.

Teste a conexão ao segurar um testador de chumbo no circuito do fio que envolve o motor de arranque. Este é o menor dos dois conectados. Tenha a certeza de que nenhuma parte do corpo está perto das peças móveis. Solicite para algum amigo virar a chave e verifique a corrente. Caso exista é preciso trocar a peça de maneira imediata para não correr riscos de ter problemas com a partida do carro.

Se o motor não traz ignição, não haverá fogo. Faísca se cria pelo respectivo sistema do carro. Solução de problemas não é difícil! Primeiro lugar para verificar está na bobina, conforme aponta grande parte dos especialistas.

Teste da Bobina: Para testar de modo correto é preciso um multímetro para medir impedância, conforme aponta grande parte dos especialistas.

Distribuidor: O problema não é causado pela tampa do distribuidor, em especial durante o tempo chuvoso. Quando está com defeito pode manter o carro a partir de partida. Remova a peça para verificar a presença de umidade no interior.

Se houver mesmo uma gota ou névoa por dentro se faz necessário limpar com pano limpo e seco. Inspecione a tampa quanto às rachaduras e substitua se necessário. Uma vez que esteja seco o distribuidor vai começar a trabalhar.

Bobina de fio: Problema da partida também acontece devido ao fio da bobina quebrado ou por causa da presença de pequenos curtos-circuitos. Inspecione para ver se existem rachaduras evidentes. Em seguida, realize teste de continuidade com o testador de circuito.

Conexões Elétricas

Há uma abundância de conexões elétricas no sistema de injeção de combustível. Cada injetor tem um conector no topo. Existem ligações do lado da entrada de ar e nas cabeças dos cilindros. De modo básico é necessário verificar cada conexão encontrada sob o capô para ter a certeza de que tudo está apertado de forma adequada.

Bomba De Combustível

Para verificar a bomba de combustível é possível fazer um teste de pressão do sistema – se você tem o equipamento. Uma vez que a maioria das pessoas não possui esse tipo de coisa o mais aconselhável está em verificar as conexões elétricas. Certifique se a chave está na posição “on” antes de iniciar o trabalho.

Filtro De Combustível

Se a bomba de combustível está funcionando de modo correto e o mesma ainda não chega ao motor o problema se encontra no filtro obstruído. Necessário substituir a cada doze mil milhas. Por isso, caso suspeite que esteja obstruído, siga em frente e substitua.

Sistemas Sem Queima De Fio

Com os principais sistemas de check-out há uma série de outras coisas necessárias a verificar para ver porque seu carro não pega. Interessante notar que os parafusos soltos prejudicam a ligação sob a pena de transformar o motor de modo negativo.

Um mal injetor pode jogar todo o sistema de combustível para fora e manter a queimada do motor, em especial quando o mesmo está quente ao excesso. A válvula de partida a frio não irá manter o seu carro em perfeitas condições para ser ligado nas épocas frias do ano.

A engrenagem do arranque se conecta com os dentes do sistema do volante ou coroa dentada (dependendo do tipo de transmissão). Se um deles se tornar desgastado ou lascado a partida irá girar e motoristas podem ouvir altos gritos e arranhões.

De Olho Na Bateria

Quando a bateria está degradada os faróis parecem não brilhar com força total. Nesses momentos o motor de arranque faz cliques e ruídos em geral. Isso significa que é preciso um empurrãozinho em grande parte das vezes.

Uma palavra de cautela de Mark Monte: “A conexão final dos cabos de ligação deve ser a negativa, feita de modo direto para o bloco do motor a evitar que uma faísca perto da bateria exploda por causa do gás de hidrogênio”.

Estalo do arranque indica bateria morta. Isso pode ser problema comum em motores de carros populares. Único clique sob o capô significa arranque ruim.

Artigo Escrito por Renato Duarte Plantier

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Dicas

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *