Dicas na Compra de Um Usado

Comprar um carro usado sempre envolve alguns tipos de riscos, pois tem coisas que nem mesmo com muita atenção se pode prever. É complicado olhar um veículo e ter uma ideia se ele vai quebrar em breve ou não. Também tem outra grande armadilha que diz respeito ao crédito.

Cada vez mais os bancos estão liberando crédito para pessoas que acabam endividadas e depois tem o seu carro retomado pelo banco. Pode acontecer de você não ter nem ideia desse histórico e acabar com um grande problema nas mãos. A seguir vamos dar algumas dicas para fazer a compra certa e assim reduzir o risco de ter uma surpresa desagradável.

Dicas Para Comprar Um Carro Usado

Teste

Nada é mais esclarecedor em relação a um carro usado do que fazer o test drive com ele. Contudo isso não é o suficiente para se definir que se trata de uma compra segura, pois durante o tempo de teste o motorista provavelmente só terá tempo de notar o que está bom. Como estará no banco do passageiro o proprietário irá ressaltar todas as qualidades desse carro e esconder os seus defeitos. Pode ser interessante alugar ou testar o carro de algum conhecido que seja do mesmo modelo.

Se for alugar peça para o funcionário o modelo mais velho que ele tem disponível na locadora. Quanto mais velho melhor o carro lhe mostrará defeitos que aparecem com o tempo de uso. Quem tem interesse num carro usado pode encontrar muitas lojas que oferecem um test drive prolongado para que o proprietário faça a sua escolha.

Check-Up

Se você tiver a oportunidade de ficar mais tempo com o carro leve-o a um mecânico de confiança para que ele possa avaliar qual é o seu estado de conservação, se tem algum problema com alguma peça, essas coisas. Além disso, vale a pena circular com o carro pelos lugares em que você costuma ir para ver se irá conseguir estacioná-lo sem problemas e também poderá verificar se o modelo cabe na vaga de garagem do seu prédio.

Carros Que Ninguém Quer

Alguns modelos de carro são mal vistos pelos compradores em potencial, os famosos carros que ninguém quer. Esses modelos devem ser comprados somente com um bom desconto. Para começar saiba que em geral o brasileiro prefere carros de cores sóbrias como preto e prata.

Os modelos de cores muito extravagantes costumam ser fabricados quando o carro é um lançamento e depois de algum tempo costumam encalhar nas lojas. Também tem o fato de que carros brancos ou amarelos deixam no ar a suspeita de terem sido usados como táxi em algum momento.

Depreciação

Quando se está pensando em comprar um carro, seja ele usado ou 0 km, é importante que se conheça a regra da depreciação, ou seja, que quanto mais caro é um carro no seu lançamento mais rápido o seu preço será depreciado. Assim que o carro 0 km sai da concessionária o seu preço começa a cair.

Essa regra também é válida para os importados, veículos que não são produzidos no país costumam ter uma rede de assistência técnica com problemas. Os compradores também costumam olhar com desconfiança para carros que tem origem de leilões, de locadoras ou mesmo que já passaram por algum tipo de acidente, nesses casos peça desconto.

Cuidado com os Fora de Linha e Com Defeitos

Os veículos que saíram de linha acabam perdendo o seu valor pelo fato de que a manutenção adequada assim como a compra de peças se torna cada vez mais difícil. Há ainda que se considerar que carros com defeitos como aqueles com riscos e amassados são mais difíceis de vender.

Alterações na estrutura do carro como rebaixamento ou turbinar o veículo são coisas que reduzem o preço de um usado, pois dificilmente alguém irá querer pagar por esses acessórios como som, DVD ou kit GNV.

Informação

Estar bem informado a respeito do carro que se deseja comprar é essencial e para isso você pode contar com a ajuda das redes sociais, sites, revistas e outros meios. Fique atento que revistas como a Quatro Rodas, por exemplo, se dedicam exclusivamente a falar de carros e divulgam um ranking dos melhores carros para comprar em várias categorias. Vale a dica também de conferir os valores da tabela FIPE que lista os valores de depreciação de todos os modelos de carros que circulam no país.

Compre de Um Conhecido

Comprar um carro usado é algo que exige grande confiança e por isso seria interessante poder comprá-lo de um conhecido ou de um amigo. Pois, pense da seguinte forma se o carro apresentar algum tipo de problema você saberá exatamente a quem recorrer. O problema reside mais em encontrar o modelo desejado que esteja em bom estado.

Se não for possível comprar de um conhecido você pode optar por comprar o seu usado em lojas concessionárias. As lojas têm uma reputação a zelar e dessa forma atenderão você com excelência e não irão te causar problema. Existe a questão de que os preços oferecidos pelas concessionárias costumam ser elevados mesmo para usados.

Na escala de segurança podemos citar logo em seguida as lojas que não são concessionárias de alguma marca, ou seja, que são lojas sem bandeira ou mesmo as locadoras de veículos que costumam vender parte da frota para renovar a mesma.

 

Considerações

Tanto lojas de carros sem bandeira como locadoras oferecem garantia de 90 dias para o motor e para o câmbio, entretanto, a qualidade dos carros que essas empresas oferecem fique bem distante daquela das concessionárias. Em geral lojas de carros usados sem bandeira compram muitos carros de alta quilometragem ou que já estão com um bom desgaste.

As locadoras, por sua vez, têm carros que já tiveram muitos usuários. Em geral os motoristas não costumam tomar muito cuidado com os carros que alugam. Também tem alguns veículos que são alugados para serem usados em condições severas o que se reflete em sua qualidade.

Compra de Pessoa Física

É importante saber que negócios entre pessoas físicas não estão sujeitos as regras do Código de Defesa do Consumidor e nem mesmo terão garantia obrigatória de câmbio e motor. Para evitar surpresas desagradáveis é sempre bom pesquisar se o carro não é proveniente de roubo, foi danificado por alguma colisão ou mesmo passou por uma enchente.

 

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Dicas

Artigos Recentes

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *