Como Passar Cera No Carro Para Ficar Brilhando?

Em geral é boa ideia encerar o veículo uma vez a cada três meses. Se o seu carro está exposto a condições difíceis talvez seja necessário limpar por maior período de vezes. Condições adversas incluem: Excesso de chuva, neve, sal ou sujeira.

De modo usual os carros em climas frios exigem maior número de enceramento do que aqueles em climas quentes. Nem todos os veículos e produtos para encerar são iguais! Algumas ceras sintéticas modernas podem durar quase um ano. Conheça dicas para deixar o veículo brilhando.

Como Passar Cera No Carro Para Ficar Brilhando?

Como Passar Cera No Carro Para Ficar Brilhando?

Passo a Passo: Passar Cera No Carro

  1. Passe a mão sobre o veículo à procura de manchas ásperas que podem conter sujeira e fuligem. Se este for o caso, produto não abrasivo serve para limpar as manchas antes da aplicação;
  2. Ao aplicar a cera é uma boa ideia usar um pano limpo e seco;
  3. Aplique a cera em uma camada fina usando um movimento circular;
  4. Nunca coloque o produto sob a luz solar direta. O melhor é encerar o carro em uma área sombreada ou na garagem; A razão para isso é ter cera seca;
  5. Depois que a cera é aplicada procure deixar o produto secar;
  6. Usar camadas espessas de cera em excesso não irá prolongar a vida do brilho.
  7. Ceras não tiram os riscos, mas pode disfarçar bem!
Imagem de Amostra do You Tube

Encerar Ou Lustrar o Carro?

Para os entusiastas a arte de manutenção do carro pode ser uma obsessão ao longo da vida. Ambos os métodos têm um propósito e são necessários em momentos diferentes

Encerar Ou Lustrar o Carro?

Encerar Ou Lustrar o Carro?

Enceramento e polimento são dois procedimentos diferentes. A cera é aplicada à pintura exterior ou revestimento do carro, então polida com um pano macio. Em contraste, o polimento utiliza abrasivo ou substância química sobre o veículo.

A função do enceramento do carro e de polimento difere em níveis consideráveis. Cera cria barreira de proteção entre o exterior do veículo e o meio ambiente. Encerar carro também ajuda a maximizar o brilhante “molhado”.

Polimento, por outro lado, é utilizado para remover a oxidação, corrigir pequenos riscos e redemoinhos para limpar a superfície exterior de quaisquer contaminantes.

Imagem de Amostra do You Tube

Principais Tipos De Cera

Existem Dois Principais Tipos De Cera: Natural De Carnaúba e Sintéticas.

  • Natural de Carnaúba: Tendem a fornecer boa proteção e brilho, mas os efeitos não duram tanto quanto as ceras sintéticas.
  • Ceras sintéticas: Fornecem boa proteção, em especial contra os raios de radiação UV (ultravioleta), mas muitos dizem que eles apenas oferecem maior brilho para o acabamento do carro e não contribuem para a aparência “molhada”.

Há Também Duas Principais Categorias De Produtos Para Polimento No Mercado: Químicos e Abrasivos.

  • Polimento químico: Bom em limpar o exterior do veículo e remover a ferrugem.
  • Polidores abrasivos: Em geral usados para corrigir pequenas imperfeições na pintura. Certos tipos são classificados com base no nível de polimento grosso ou fino.

Especialista e Introspecção

Devido ao fato de que o polimento e enceramento servem aos propósitos diferentes é uma boa ideia fazer as duas coisas. Na verdade, uma segue a outra. Toda vez que lavar o carro é necessário verificar os arranhões, ferrugens ou quaisquer outras imperfeições.

Uma vez que se tenha encontrado essas áreas problemáticas é necessário polir utilizando produto apropriado. A área afetada deve ser encerada após o polimento de modo correto.

Dicas Adicionais

Não há fórmula exata para quantas vezes um carro deve ser encerado, mas é indicado começar ao notar quaisquer problemas. A ação rápida irá manter longe os arranhões e cortes que causam maiores danos de ferrugem ao veículo.

Carros devem ser encerados pelo menos um par de vezes por ano. Você não pode prejudicar o carro com cera, desde que siga as instruções e use materiais adequados.

Depilação proporciona proteção e melhoria estética. Além disso, lembre-se sempre de encerar o carro após o polimento porque os polidores abrasivos podem retirar a cera e fazer o veículo ficar vulnerável aos danos e maiores desgastes.

Razões Para Encerar o Veículo

Em termos práticos encerar é a maneira mais fácil de obter o carro brilhante e com aquela cara de novo. A base de cera de carnaúba irá fornecer maravilhosa profundidade e clareza, embora os selantes sintéticos modernos também tragam resultados consideráveis de acordo com grande parte dos especialistas.

  • Proteção contra contaminantes do ar: Se a pintura estiver desprotegida, então a lataria do carro está em risco. Insetos, chuva ácida e outros materiais corrosivos podem causar danos menores que o redesenho consegue corrigir. Uma camada de cera vai criar barreira de proteção entre a tinta e o resto dos contaminantes.
  • Fácil de lavar – Um grande motivo para encerar seu carro está na facilidade de manter a limpeza.
  • Evitar lascas de tinta: Cera de carro suaviza a superfície da tinta e reduz o atrito entre escombros e o carro
  • Riscados: Não se engane. A cera não irá remover os riscos do carro. Quando arranhões superficiais estão encerados podem ficar menos aparentes para quem olha a certa distância.

Realçar o Brilho Do Carro

Para evitar arranhar a superfície certifique-se sempre de lavar o veículo antes de encerá-lo, não importa o quão limpo esteja. Após a aplicação de cera ou selante de polímero, use toalha de pano para quebrar a superfície nebulosa.

Esfregue em apenas uma direção de modo circular. Então, mude para outro pano, de preferência macio e sem fiapos (uma fralda funciona bem!) e esfregue na outra direção para realçar o brilho.

Se você dirige um veículo de cor escura certifique-se de que os produtos de limpeza e ceras usados no processo não tenham níveis abrasivos. Em caso de dúvidas, verifique o manual do proprietário ou ligue para a concessionária a obter instruções.

Ceras líquidas: De um modo geral, ceras líquidas são fáceis de usar, mas não duram tanto quanto aos tipos moles ou duros. O produto é excelente para substituir os formatos tradicionais.

Ceras moles: Leves e fáceis de aplicar ou remover. Algumas são misturadas com um produto de limpeza leve. Não se esqueça de lavar o carro por completo para remover partículas que podem riscar e prejudicar a vitalidade do trabalho.

Artigo Escrito por Renato Duarte Plantier

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Required fields are marked *

*

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>