Como Lidar Com Imprevistos No Trânsito?

Algumas vezes podem surgir momentos não esperados nas estradas. Condutores que não sabem como se comportar pode colocar a integridade física dele e das outras pessoas que estão dentro do carro em risco. Qualquer final camada de água pode ser formada no pneu, ou no solo, fato que prejudica o nível de aderência até mesmo dos grandes veículos preparados com sistemas especiais de tração.

Como Lidar Com Imprevistos No Trânsito?

Como Lidar Com Imprevistos No Trânsito?

01: Quais Principais Cuidados Com Pistas Molhadas?

O problema pode aumentar a partir dos 50 km/h, sendo que os veículos menores podem ser vulneráveis quando os carregos estão trafegando em velocidade de 30 km/h. Algumas vezes, dependendo do estado do veículo ou das condições da pista, condutores sentem que trafegam em cima do gelo. Especialistas indicam que a melhor maneira para evitar este tipo de imprevisto está em manter pneus de qualidade.

Quais Principais Cuidados Com Pistas Molhadas?

Quais Principais Cuidados Com Pistas Molhadas?

No entanto, quando estas situações acontecem, os condutores não podem frear de maneira brusca, ou mesmo girar o volante com toda a força. Melhor maneira de se proceder está em retirar o pé do acelerador aos poucos, mantendo o veículo engrenado e volante reto. Somente no momento em que se sente que os pneus estão voltando, vire com suavidade para algum dos lados, até sentir que o carro recuperou a força de aderência.

02: Como Dirigir Em Estrada De Terra?

Imprevisto que pode acontece em grosso modo quando se trafega para locais antes não conhecidos pelo condutor. A maneira ideal para proceder está no tráfego em baixas velocidades, sempre mantendo as rodas nas partes altas da pista, evitando o constante choque do veículo com os buracos.

Necessário ter em mente que caso a via estiver enlameada a melhor opção ao câmbio está no uso da segunda marcha, ação que garante maior tração por parte do veículo, proporcionando assim segurança. Acelerar com suavidade representa ponto indispensável para que não aconteça derrapagem nos pneus.

03: O Que Fazer Com Carro Atolado?

Caso atole, se faz necessário retirar alguma parte do excesso de barro presente na entorno da roda. Coloque pedras, galhos e folhas nos pneus e saia de primeira marcha, suavemente, para que a situação das rodas não fique ainda pior por causa do risco de afundarem ainda mais com o processo de aceleração do veículo.

Especialistas indicam que os mesmos procedimentos para carros atolados devem ser levados em consideração para desatolar veículos da areia. Porém, existe uma pequena diferença, ou seja, é possível molhar a areia no sentido de aumentar o nível compacto do solo que fica resistente com quedas geradas por causa do peso dos veículos.

Interessante notar que caso não existam pedras ou galhos ao redor da estrada os tapetes dos carros podem ser usados no sentido de calçar os pneus, auxiliando para que os mesmo saiam do atolamento com maior facilidade e menos esforço por parte do motor. Outra possibilidade que também poder ser considerada como alternativa contra a falta dos recursos naturais este em esvaziar um pouco os pneus para que a aderência aumente quando existir o contato no solo nas acelerações.

04: Como Dirigir Em Pistas Com Buracos?

No Brasil, os buracos estão presentes em boa parte das vias na cidade e no campo. Dirigir com alta velocidade é contraindicado por causa dos acidentes, sendo que também pode atrapalhar o nível de atenção na pista para fazer desvios providenciais, evitando que o veículo perca o controle em consequência da presença do buraco. Sem contar com os riscos evidentes de rodas amassadas ou pneus estourados, resultando em maiores custos por parte dos condutores para a substituição das peças.

Quando perceber que não vai conseguir evitar os buracos se faz necessário manter o volante reto, sem pisar de forma brusca no freio. Este ato faz com que a pancada seja transferida para os pneus, e não a suspensão, que possui gastos superiores de manutenção ou mesmo substituição das peças. Pisando na embreagem o câmbio fica menos danificado, sendo que a pressão exercida pelo acelerador ajuda na diminuição do prejuízo em virtude das pistas carregadas de buracos.

05: Perdi a Chave Do Carro! E agora?

Normalmente ao se comprar um carro novo o proprietário recebe 02 chaves e a numeração secreta de códigos nos momentos de necessidade para a confecção da terceira. Tenha sempre a cópia da chave em algum local que tenha o acesso facilitado. De acordo com os especialistas as presenças das duas chaves valorizam o carro nos momentos de fazer a troca ou revenda.

Em grande parte dos carros fabricados na atualidade, as chaves (originas e cópias) possuem uma espécie de chip embutido, sendo que o veículo somente liga se reconhece o sistema do código. Interessante notar que as unidades modernas possuem tecnologia adicional, caso dos controles remotos para acionar travamento das portas ou alarme.

De qualquer maneira, para reproduzir as chaves se faz necessário procurar alguma concessionária autorizada no sentido de solicitar o serviço. Algumas vezes os carros ficam trancados por dentro. Para evitar fique atento e somente feche porta do motorista por último. Deixe as reservas em locais acessíveis, de maneira com que possam ser achadas para resolver este problema com velocidade. Deixar alguma cópia simples dentro da carteira pode ser necessário para pelo menos abrir a porta no sentido de resgatar a original.

06: Derrapagens: O Que Fazer?

Jamais utilize o freio quando estiver em alguma derrapagem, ou mesmo utilize o frio. O conselho está em girar o volante par dentro da curva, até que o veículo retome para a sua trajetória normal. Alguns carros que possuem tração traseira estão mais propensos em sair na linha reta quando desempenham curvas em altas velocidades.

07: Estouraram Os Pneus! E Agora?

Os pneus da atualidade possuem projetos modernos que de maneira rara permite com que este grande problema afete o cotidiano do condutor de maneira considerável. Porém, não é por causa do respectivo motivo que os condutores devem dispensar a verificação de surgimento de bolhas ou rachaduras, que podem causar o estouro quando estão em contato com os buracos das pistas. Quando este problema acontecer, mantenha o veículo na linha reta, reduzindo com suavidade a velocidade.

Artigo escrito por Renato Duarte Plantier

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Dicas

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *