Carros Seguros São os Carros Blindados

É só escolher um carro blindado e pronto, podemos nos sentir seguros? Não é bem assim, explicam os especialistas. Antes de blindar o carro é necessário conhecer bem a empresa que fará o serviço. Segundo esses especialistas, o momento da escolha da empresa que ficará responsável pela blindagem é o momento mais importante para se ter de fato um carro seguro.

A escolha da empresa que fará a blindagem pela indicação de um amigo ou através de um anúncio que você se deparou por acaso, pode ser um grande erro. Blindar um carro não significa deixá-lo lá e ir buscar depois de pronto.

Veja dicas de como ter um carro blindado seguro de verdade!

Como Escolher A Empresa Que Vai Blindar O Seu Carro

Faça muitas pesquisas, quantas julgar necessárias, depois selecione pelo menos duas delas e faça a visita pessoalmente no local. Não somente na empresa, mas principalmente, na oficina onde será feita a blindagem. Fique atento aos seguintes detalhes:

  • Quanto tempo a empresa está atuando no mercado?

  • Qual o tempo de garantia a empresa oferece pelo serviço?

  • Peça para ver o CR, Certificado de Registro no Exército. (se trata de um documento de extrema importância, sem ele, a empresa não poderia está atuando neste setor)

  • Pergunte sobre os materiais que serão usados para blindar o carro, se todos eles tiveram a aprovação do Exército. Para provar que sim, peça para ver o ReTEx, Relatório Técnico Experimental. (documento dado pelo exército para empresa)

Se quando você pedir para ver algum desses documentos, o funcionário vier com a desculpa de que o documento não está na empresa no momento, acenda imediatamente o alerta vermelho. É melhor agradecer, ir embora e não voltar mais. Pois, uma empresa com toda documentação fará questão de mostrá-los ao cliente.

Analisando A Qualidade Do Serviço De Blindagem De Carros

Antes de dar início a blindagem, questione quanto tempo a empresa levará para fazer o serviço, sabendo que o tempo médio é de 30 dias. O melhor mesmo são as empresas que durante esse período permitem que o do do carro tenha acesso a evolução do trabalho, através de fotos. É um modo do cliente ver que o que foi combinado está sendo feito.

Na hora de fechar com uma empresa e não com a outra, não deixe que o preço seja o fator determinante da escolha. Pense mais na sua segurança. Carros seguros são os carros blindados com material e serviço de qualidade e não porque você conseguiu um preço mais em conta.

Se a empresa para descer o preço, oferecer blindagem parcial, por exemplo, somente para os vidros, ela está agindo de forma irregular. O serviço de blindagem deve ser completo, pois o Exército proíbe oferecer a blindagem completa.

Veja o que a Associação Brasileira de Blindagem, a Abrablin exige que seja OBRIGATORIAMENTE blindado:

  • Teto

  • Colunas

  • Vidros

  • Maçanetas

  • Proteção entre o painel e o motor

  • Atrás dos espelhos retrovisores

  • Atrás do banco traseiro

  • Tanque de combustível

  • Caixas de rodas

  • Portas

A Abrablin ainda recomenda que os proprietários de carros escolham empresas que possuam o selo “Membership”, um selo de qualidade, que indica que a empresa tem toda a documentação em dia. Esse selo foi criado junto com a Cesvi Brasil.

Durante A Visita: O Que Observar

Quando for ver o carro peça para ver as janelas e as portas para verificar como está ficando a sobreposição das peças de proteção. Se não forem bem colocadas, um projétil conseguem passar entre a caneleta e o vidro, por exemplo. Não pode existir nenhuma “passagem”.

Tem também a questão do nível. No Brasil, a maioria das blindagem são de nível III-A, que significa que é resistente a praticamente todas as armas. Desse nível para cima, se trata de uma blindagem que é restrita. Porém, algumas empresas dizem que estão fazendo no nível III-A, cobram por ele e depois fazem a blindagem inferior. Por isso, é muito importante que o motorista tenha visto toda documentação.

Desconfie também se a empresa cobrar menos de R$40.000 reais. Esse valor é inferior ao custo que ela terá com os vidros, sem contar os impostos sobre o produto.

Como Usar Um Carro Blindado

O material de blindagem é pesado e vai representar uma carga a mais para o veículo, que varia entre 100 a 300 quilos. Na prática, isso significa que o seu carro terá maior desgaste dos freios, da embreagem, da suspensão. A dica é evitar ruas esburacadas, mesmo que isso signifique fazer um caminho mais longo, mas que o asfalto esteja melhor. Enfrentar engarrafamentos também fará que o carro sofra mais.

Você ainda pode colocar amortecedores na máquina de vidro para suportar melhor o peso e a velocidade de acionamento, também reforçar a suspensão e até um chip para aumentar o torque.

A garantia da blindagem é de dois anos, isto é, durante este período, se o carro sofrer um dano com objeto balístico, a empresa deverá reparar o dano. Porém, algumas empresas chegam a oferecer 5 anos para alguns serviços, como por exemplo, o descolamento da película da parte de dentro do carro.

Na hora de limpar os vidros, para evitar problemas, não use nenhum tipo de produto abrasivo ou químico, limpe com água e sabão neutro e sempre fique atento para que nenhum objeto arranhe.

Evite trincos comuns e claro, os vidros de um carro blindado devem estar sempre fechados. Só podem ser abertos em casos de extrema necessidade, como por exemplo, quando precisa passar por uma cancela e pagar o estacionamento. Por isso, o ar-condicionado deve estar funcionando sempre perfeitamente. Falando em calor, o carro blindado não deve ficar sob o sol forte.

Documentos Exigidos Para Blindagem De Carro

A empresa que vai blindar o carro irá exigir os seguintes documentos: CPF, RG, Certificado de Registro e Licenciamento de Veículo, comprovante de endereço residencial, certidões negativas das justiças Militar, Estadual, Federal referentes ao 5 anos e por último, atestado da Polícia Federal de antecedentes criminais.

Os perigos e as rotas arriscadas das grandes cidades fazem as pessoas que dependem de carro no dia a dia solucionar o problema da segurança blidando seus veículos.
A blindagem de automóveis pode ser um investimento caro e que não garante cem por cento de segurança. Os carros blindados promovem um fortalecimento das estrutura do carro, mas não evitam que ainda hajam assaltos e roubos de carros, que são os tipos de crime que mais crescem nas cidades urbanas.

A sensaçao de segurança que o motorista tem é indispensavel nos dias de hoje, mas a blidagem só é efetiva em certas circunstâncias, como em tiroteios ou até mesmo em casos de acidentes.
Não são só carros mais caros que podem ter esse tipo de serviço. Hoje em dia a maioria dos carros populares já podem ser blindados e, justamente por isso, são os mais procurados nos serviços de blindagem.

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Dicas

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *