Carro: Comprar à Vista ou Financiar?

Compra à Vista ou Financiar, eis a questão que mesmo Shakespeare não conseguiria responder com precisão, não apena por que o romance não se relaciona com dinheiro, mas por conta da época em que se vive. Por exemplo, em crises mundiais o negócio correto para economizar é pagar no ato ao levar em conta que de forma provável os juros devem subir às alturas. Quando o mundo está em expansão econômica a escolha melhor talvez esteja no financiamento, em principal quando a Selic está menor.

Comprar Carro à Vista

Melhor momento para comprar à vista está na crise ao levar em conta não apenas o juro como também frequente desespero de motoristas para venderem carros a preço de barganha. Em causa das baixas econômicas da população os compradores possuem vantagens inclusive em baratear o preço ao pagar no ato apenas com dez por cento de desconto, por exemplo.

De fato, quando existe a crise mundial as empresas não pensam duas vezes em conceder maiores descontos aos compradores que optam por fazer a comprar à vista. Também existe o ponto a se considerar no que tange às montadores que fazem o máximo para diminuir o número de unidades que ocupam espaço no espaço dos mostruários.

As vantagens de comprar a vista com ou sem crise mundial são evidentes ao ponto de existir economistas que contraindicam comprar carro com qualquer outro tipo de compra a não ser o pagamento no ato. Leve em conta que no momento em que saem das lojas os carros se encontram no processo de depreciação. Ou seja, não vale a pane ficar pagando por algo em todos os meses que apenas desvaloriza. Sem contar com o dinheiro da manutenção que acrescido com as prestações pode sair caro ao orçamento familiar.

Na grande parte dos casos que consumidores pagam à vista a concessionária concede desconto. Isso porque o poder se encontra na mão de quem quer pagar no ato e vendedores sabem que ao atravessar a rua existe a loja concorrente que pode oferecer menor desconto e fazer a venda sem ser a prazo, o que representa algo difícil de acontecer nos dias atuais ao levar em conta que oitenta por cento das compras de veículos.

Não pense duas vezes ao solicitar desconto se possui o dinheiro na mão. Além de conquistar descontos históricos também existe a vantagem de não ter que ficar rolando a dívida para frente e por consequência prejudicar o orçamento de forma perigosa. A principal vantagem na compra no ato está em não ter que pagar os juros que aumenta em dois ou três a quantia que foi pago no final das contas. Não se esqueça de que ao pagar à vista também deve existir dinheiro para sanar o documento, prêmio do seguro, entre outros pontos adicionais.

Comprar Carro Financiado

Comprar carro usado nas crises representa ato de risco para as finanças pessoais. Quem sabe se o emprego vai continuar a existir? Sem contar com os juros exorbitantes que são cobrados ao levar em conta o fato de que poder público elevar a Selic como atrativos para investidores comprarem títulos públicos (emprestar dinheiro ao governo) e ganhar com valorização futura dos papéis no mercado. De fato, consumidor esperto espera a queda dos efeitos da crise para comprar o veículo de modo financiado.

Não se pode ignorar o fato de que no longo prazo os consumidores que comprar a prazo na época de crise possuem dificuldades em conquistar o crédito, visto que no momento que consegue os valores são altos ao ponto de considerar o valor de três unidades por peço de uma no final das contas.

Em terras nacionais existem diversas formas de comprar um veículo, visto que valor além do que oitenta por cento das compras acontece a prazo, independente se o país sofre ou não por causa de crises financeiras. A grande problemática nacional consiste no fato de ter que pagar entrada acrescida de taxas com juros, de forma principal quando a situação econômica global não encontra ascensão.

Quando se compra automóveis no Brasil independente da crise econômica do mundo o consumidor sempre pagar dois valores no valor de um. Governo faz propaganda enganosa ao dizer que estimula o consumo, do contrário o preço dos automóveis populares nos Estados Unidos e Europa não custariam três vezes o valor.

Claro que todas as regras possuem a exceção. Ou seja, consumidores que fazem a pesquisa no sentido de saber qual o valor final com o juro conseguem aumenta o nível comparativo de vendedores e optar por modelos que estão mais em conta. Tenha em mente que 0,6% mensais de juros em 04 anos se equivalem à compra de dois em um. Imagine quando a taxa se encontra na casa dos 2%.

Caso não exista outra forma a proceder senão comprar o carro no ato por causa da necessidade de transporte do gênero e falta de reserva financeira para pagar no ato com descontos uma forma de economizar está em pesquisar as condições da loja e do banco para saber quais valores estão em conta. Existem consumidores que mantém relacionamento com gerentes de forma positiva e por consequência conquistam descontos nos juros.

Em termos práticos quando o mercado oferece melhores condições de crédito aos consumidores pode ser que no final das contas fazer a compra a prazo. Porém, em termos de Brasil essa realidade nunca aconteceu na história do mercado. Os juros brasileiros estão nas alturas ao comparar com a média da renda e valores das taxas em outros países do mundo, da Índia aos Estados Unidos ou grandes nações da Europa.

De qualquer forma, quem não tem dinheiro para fazer a compra do sonhado carro próprio pode apostar no financiamento, afinal, a vida é curta e há casos nos quais juntar a quantia a pagar o carro à vista pode demorar longos anos. Bancos podem financiar cem por cento do valor.

Outra forma de financiar o veículo está no consórcio, coma diferença de que o consumidor paga antes para receber depois. A vantagem está em pagar menos no final das contas. Desvantagens em ter carro apenas após quitar as parcelas, tirando os casos de sorteio.

Artigo Escrito por Renato Duarte Plantier

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Dicas

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *