A Hora Certa de Trocar o Carro

O ser humano está sempre buscando por algo que ainda não tem e talvez isso explique porque logo após comprar um carro dos sonhos ele já está pensando na próxima aquisição. Apesar de ser um reflexo natural e também um impulso criado pela massiva propaganda dos novos modelos e tecnologia, é importante frear um pouco essa vontade de troca de carro a todo momento.

Vamos apresentar alguns elementos de reflexão para te ajudar a saber qual é a hora certa de trocar de carro. Já adiantamos que não existe uma fórmula matemática para isso, ou seja, não temos como dizer em determinada situação venda. Tudo depende de um conjunto de variáveis, mas podemos te ajudar a observar esse conjunto e assim encontrar o melhor momento.

Garantia e Depreciação

Em teoria, seria interessante ficar com o seu carro até que a garantia da fábrica ou do revendedor expirasse, mas temos consciência de que isso é muito raro. Quando o carro é comprado 0 km essa garantia pode durar de 01 a 04 anos. Nesse período, o custo de manutenção é muito mais em conta.

Porém, não é possível para todo mundo trocar de carro todos os anos e também não é exatamente o melhor negócio. Ficar com o mesmo carro durante um período de uns 04 anos pode ser bastante positivo, principalmente pela garantia. O grande problema é que todos os anos o seu carro sofre com a depreciação.

Comprar Carros

Comprar Carros

A depreciação é a diferença entre o valor pago por você na hora da compra e o valor do carro na hora da venda. Saiba que essa desvalorização do modelo é muito maior nos dois primeiros anos. Só o fato de o carro deixar de ser 0 km já faz o seu preço cair muito. Exatamente por isso, uma troca a curtíssimo prazo pode não representar um bom negócio financeiro.

É bastante difícil analisar quando é um momento de chave de venda de um carro, pois cada modelo tem uma história e representa gastos diferentes para o seu dono. Em geral, um carro que vai pouco para a oficina e quase não dá problemas pode te deixar no lucro mesmo estando mais velho na hora de revender.

Já um modelo que está mais novo, mas possui peças de reposição muito caras pode ser melhor sendo revendido do que ficando com você. Elaborando esse pensamento você já pode saber que se deve pensar muito antes de tomar a decisão de trocar de carro. Mas, levando em consideração todos esses detalhes é mais fácil se sentir mais seguro.

Tempo Contado

Quanto mais tempo ficamos com um carro, mais ele passa a representar um custo para nós, pois quanto mais velho ele fica mais gastamos na sua manutenção e menos teremos de volta. Dessa forma, é interessante que você tire um tempo para fazer algumas contas básicas.

Coloque na ponta do lápis quanto tem sido gasto com esse carro na manutenção do mesmo e quanto ele vale numa possível revenda. Observe que a margem de lucro que você terá vai caindo com o passar do tempo, então contar o tempo também é importante.

Financiamentos

Grande parte dos brasileiros que adquire o seu carro o faz através de um financiamento. Essa situação abre outra questão bem relevante na hora de decidir que está no momento de trocar de carro. Os financiamentos, em geral, são feitos para algo em torno de 60 meses, 5 anos.

Os donos de autos não querem ficar com o mesmo carro todo esse tempo e, por isso mesmo, têm que fazer negócios em que os pagamentos que ainda faltam sejam levados em consideração. Dessa forma, é necessário estar por dentro das práticas de mercado para esse tipo de negociação.

Antes de prender num financiamento tão longo pense quanto tempo deseja mesmo ficar com o carro. É um pouco mais difícil vender um carro que está parcelado, pois o comprador precisará pagar o valor que você deseja e ainda assumir essas prestações. O ideal é que você quite todo o financiamento antes de vender.

Trocando por Trocar

Se você é um apaixonado por carros e está sempre em busca das principais novidades do mercado de autos, deve ficar atento para não começar a trocar de carro indiscriminadamente somente para ficar com os modelos mais atuais. Não vale a pena trocar de carro todo ano apenas porque surgiu no mercado um modelo com mais tecnologia e opcionais.

Um dos fatores que mais contribui para essa troca sem muita reflexão é a facilidade para se obter crédito. Não se deixe levar pelas facilidades que o banco lhe oferece para poder comprar um carro 0 km se você ficará preso numa longa dívida de 5 anos. Lembre-se que daqui a 5 anos o seu carro já estará muito desvalorizado então não será mais um bom negócio.

Trocar de carro apenas pelo status de ter um modelo novo não representa um bom negócio para o seu bolso. Quando estamos falando em carro, estamos falando num bem de consumo com grande valor agregado e por isso mesmo devemos ficar bem atentos para não exagerar e exceder as nossas reais possibilidades.

Relação Custo e Benefício

Como pudemos perceber, a hora de trocar de carro deve ser definida com olho na melhor relação custo e benefício possível, ou seja, quando o seu carro passa a dar mais despesas do que necessariamente lucro numa possível venda. Fazer as contas ajuda você a se sentir mais seguro nesse momento de colocar o anúncio de venda e começar a olhar os anúncios de compra.

Observe com atenção a questão da garantia, pois o preço de uma manutenção não está muito em conta e quanto mais você puder economizar nesse serviço, melhor. Dessa forma, aproveite tudo de melhor que o seu carro pode oferecer antes de decidir pela troca.

Pensar é a palavra chave na hora de tomar essa decisão, não fique preso somente ao desejo de ter um carro 0 km com a última tecnologia, mas leve em consideração também o quanto você precisará trabalhar para pagar esse carro. Compare preços e se informe do valor do carro que pretende vender. Com todas as informações em mãos você poderá tomar essa melhor decisão.

http://www.youtube.com/watch?v=zk_OLDtBF1I
Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Dicas

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *