Como Regular o Carburador

O carburador tem funcionamento totalmente mecânico e sua função consiste em fazer a mistura do combustível proveniente do tanque com o ar que foi aspirado por meio do coleto de admissão. A mistura então é encaminhada para o motor na quantidade que ele precisa conforme as condições do mesmo para que possa desempenhar as suas funções corretamente.

O Funcionamento do Carburador

Para que o carburador funcione ele depende do ar que é aspirado pelo pistão que passa em velocidade elevada pelo difusor aspirando então o combustível que se manteve aspirado e que é proveniente da cuba. Existe ligação da borboleta de aceleração com o pedal do acelerador e esse componente é o que faz a dosagem da quantidade de ar e combustível que serão misturados para que o motor cumpra a sua tarefa.

A mistura deverá estar na proporção certa para que o motor funcione como deve e o consumo do combustível seja normal sem prejuízos. A classificação das misturas pode ser: Limite Pobre; Misture Econômica; Mistura de Potência Máxima e Limite Rico. O tipo de mistura tem influência direta sobre a forma como o propulsor irá se portar.

Evolução

O carburador – da mesma forma que outros sistemas do veículo – se viu obrigado a evoluir para que pudesse seguir os avanços da indústria e atender as exigências de diminuição de emissões de gases poluentes para a atmosfera. Foram criados os carburadores de duplo estágio e eletrônico. Por fim chegou a injeção eletrônica que tomou o lugar dos carburadores.

Desmontando o Carburador

A cada 30 mil km é importante realizar a revisão além da desmontagem e limpeza dos componentes dos componentes que servem para regular o funcionamento do carburador. Também faz parte da manutenção do carburador as trocas do filtro e de óleo. Para desmontar o carburador você precisará contar com ferramentas simples como chaves de fenda, chave de boca entre outras.

Dica – Fique atento as especificações que estão presentes na chapa do carburador para saber qual é o modelo de carro que ele equipa e quais são as especificações das peças para fazer a substituição.

Manutenção do Carburador

Passo 1 – Remoção do Carburador

Para começar você deverá remover o carburador, faça isso soltando os parafusos e soltando o cabo do afogador bem como as mangueiras. A peça deverá ser então apoiada com firmeza num local em que seja possível começar a desmontar removendo então a mola do retorno do acelerador.

Passo 2 – Remoção do Gargulante

Nesse passo deveremos fazer a remoção do gargulante (pode ser conhecido ainda como gicleur). Desmonte o mesmo de maneira a remover a agulha magnética.

Passo 3 – Tampa do Carburador

Será necessário remover então a tampa do carburador com todo o cuidado para retira a haste que faz a ligação da borboleta de aceleração. Usando uma chave de boca você deverá desapertar e remover a válvula estilete que pode ser chamada ainda de válvula boia.

Passo 4 – Desencaixe

Tendo bastante cuidado você deverá fazer o desencaixe da boia de gasolina do carburador. Para te ajudar a localizar saiba que se trata de um dispositivo que está dentro de uma cuba e que serve para medir o nível de combustível. Na sequência você deverá desapertar a manga misturadora que serve para fazer a medição da quantidade de ar e combustível que está dentro do sistema de marcha lenta.

Passo 5 – Tampa da Bomba de Aceleração

Agora você deverá remover a tampa da bomba de aceleração para que possa chegar então ao diafragma e também até a mola de retorno.

Passo 6 – Agulha de Regulagem

Para ter melhores resultados você deverá retirar a agulha de regulagem que faz a mistura da marcha lenta. É muito importante ficar atento no momento de fazer a regulagem desse componente para não apertá-lo demais de maneira a causar danos na agulha. Em geral a pré-regulagem deve voltar de 2 a 3 vezes.

Passo 7 – Porta-Gliceur

Nesse passo deveremos fazer o desaperto do porta-gliceur que é responsável pelo controle do combustível das mistura certa e então tendo bastante cuidado remova o mesmo do alojamento. Não se pode esquecer de fazer a troca das juntas no momento de fazer a montagem.

Passo 9 – Remova o Gargulante

O gargulante deverá ser removido, a função dele é controlar quanto de combustível será injetado.

Limpeza e Regulagem do Carburador

É essencial que antes de fazer a montagem do carburador as peças que o compõem sejam bem limpas e passem por uma inspeção para verificar se tem trincas, estão empenadas ou mesmo apresentam folgas. Os gargulantes devem estar da maneira indicada pelas especificações do fabricante.

Dentre as regulagens que devem ser feitas no veículo estão as de marcha lenta e também aquelas de curso do pedal bem como curso da borboleta do afogador. Será necessário medir ainda o volume da injeção além do nível de combustível que deve constar no afogador. A regulagem do carburador deve estar de acordo com o exigido em relação ao programa de emissão de poluentes.

Montando e Regulando

A primeira coisa que devemos fazer é verificar a tabela do fabricante para ter certeza de que os componentes e medidas além da giclagem do carburador estão de acordo com o que deveriam. Devemos fazer a medição do peso para verificar se a boia está ou não está encharcada. Podemos usar uma balança de precisão para fazer essa comparação. O resultado deverá então ser comparado com o que o fabricante indica.

Na sequência você deverá fazer o teste da válvula estilete colocando 400 mm/Hg de depressão na bomba de vácuo e então observando o ponteiro que não pode se mover durante mais ou menos de meio minuto. Usando um manômetro você deverá fazer pressão específica e indicada pelo fabricante do combustível.

Então remova a tampa do carburador e faça a medição do paquímetro para saber como está a altura entre o corpo do carburador e o combustível sem remover a boia. Se perceber que está errado pode ser necessário mudar o valor da arruela da válvula estilete até que chegue ao indicado. Observe também o volume do combustível que está entrando no sistema com a abertura da borboleta.

Talvez você nem saiba o que é um carburador, mas quem é proprietário de um veículo raro ou antigo sabe bem do que estamos falando. O carburador era o principal componente do sistema de alimentação de um veículo, e com seu funcionamento totalmente mecânico, era responsável pela mistura do combustível com o ar aspirado pelo coletor de admissão, enviando a mistura, devidamente dosada e adequada para o motor.

Com tal função de extrema importância, o carburador deve sempre ser mantido devidamente regulado, ou seu mau funcionamento pode comprometer não só a performance e funcionamento do motor, como pode também aumentar o consumo de combustível e o aumento de emissão de poluentes.

Para manutenção do carburador, após sua desmontagem, deve-se observar suas partes internas, verificar as condições de seus reparos e da boia, assim como deve-se proceder a limpeza da câmara onde fica armazenado o combustível. Qualquer impureza nesta seção pode provocar entupimento da agulha que pode provocar falhas no funcionamento do motor.

Após montar e instalar o carburador novamente, a regulagem da marcha lenta é o próximo passo e que é feita com o carro funcionando até atingir a temperatura de trabalho. Então basta fazer a regulagem da mistura ar e combustível através do parafuso regulador, situado na lateral do corpo do carburador.

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Curiosidades

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *