Na onda da sustentabilidade, algo muito esperado pelos ambientalistas e já faz algum tempo, é um automóvel que seja movido à água ou energia elétrica, substituindo os combustíveis fósseis. O Toyota Prius veio para sanar esse anseio da natureza: ele é um automóvel híbrido, movido por gasolina mas também à eletricidade.
Segundo a certificação da Agência de Proteção Ambiental dos Estados Unidos, o Prius, em sua 3ª geração, é o automóvel disponível no mercado com maior economia de combustível dos EUA. Ele faz 25 km por litro de combustível e é também o automóvel vendido nos Estados Unidos que menos emite poluentes na atmosfera.
Sua produção vem desde 1997. Em 2009, foi lançada a terceira geração do carro, atingindo um milhão de vendas no mundo até setembro de 2011. Com dois motores, o elétrico funciona através do reaproveitamento do calor dissipado pela desaceleração do carro. No Brasil ele já é vendido, mas devido à falta de incentivos fiscais e à adaptação que teve que fazer ao álcool nacional, ele sofreu um atraso e chegou mais caro ao país.