O carro esportivo Porsche 911 é de origem alemã e é fabricado desde 1964. Um modelo que sempre está evoluindo desde que chegou ao mercado no ano de 1963 no Salão de Frankfurt com o nome de 901. O destaque em termos de mecânica desse modelo é o motor traseiro. Além disso, outro destaque até o modelo 993 em 1998 foi a refrigeração e o ar.
Na história desses modelos apenas o turbo da família 993 permaneceu tendo o seu motor arrefecido a ar durante mais um ano. Contudo, depois no ano de 1997 o motor ganhou aspiração natural em suas próximas versões sendo trocado por arrefecimento a líquido contando com 6 cilindros boxer.
Modificações do Porsche 911
O Porsche 911 passou por muitas mudanças desde que chegou ao mercado, essas mudanças foram empreendidas tanto por equipes particulares como por equipes da empresa. Algumas modificações aconteceram devido a rallys, corridas e outras formas de competição de velocidade. Esse carro entrou para a história como uma das referências de carros de competição.
A História do Porsche 911
A Porsche desde que foi criada produzia somente uma linha de veículos que era a 356. Mesmo sendo um carro extraordinário é verdade que no final da década de 1950 o projeto estava ficando ultrapassado uma vez que era baseado no Volkswagen Fusca. Foi devido a isso que a empresa começou a fazer investimento em linhas novas como as 356 B e C e um modelo completamente diferente.
Como se tratava de uma empresa pequena nessa fase a Porsche investia e se concentrava muito na criação do modelo sucessor da até então única linha existente. Se houvesse um fracasso a empresa poderia ir à falência, com isso no período entre 1959 e 1961 diversos modelos foram fabricados. Dentre esses o que mais se destacou foi o 695 T-7 do ano de 1961 que foi bastante promissor no que diz respeito a vendas.
Linha Adicional
No começo o modelo foi pensado para ser uma linha adicional, quase que esse carro foi incluído no segmento dos sedãs Mercedes. Como possuía um entre-eixos com 100 mm a mais que o 356 o 695 oferecia um design no estilo de um carro de quatro lugares. O motor foi pensado para ter 6 cilindros com uma estrutura de monobloco da mesma maneira que o 356.
Aliás, essa se tornou a carroceria básica do 911 apesar de a traseira ser um tanto diferente. Podemos dizer que na verdade o carro era um sedã que passou a contar com a configuração 2+2 e com quatro lugares. Dentre os motores que foram testados estavam o 356 Carrera 2 (Type 587/1) e um mais complexo Type 745.
Redesenho da Traseiro
No momento em que Ferry Porsche entendeu que seria melhor ter um modelo fastback para entrar no lugar do 356 nesse nicho resolveu fazer o redesenho da traseira do protótipo que finalmente deu origem ao 901. A suspensão dianteira foi McPherson completamente nova com freio a disco nas quatro rodas. Houve ainda uma ligeira melhoria na suspensão traseira desse carro. Era para esse modelo ser o 911 finalizado.
Sucesso
Assim que esse carro foi apresentado no Salão de Frankfurt no ano de 1963 se tornou um grande sucesso. Contudo, a Peugeot conseguiu pressionar a Porsche para alterar o nome dizendo que tinha os direitos sobre nomes de veículos que fossem compostos por três numerais sendo que o do meio fosse um zero. Com isso a Porsche mudou somente um número e criou a marca que até hoje é um grande sucesso do portfólio da empresa.
911
A partir de 1964 mesmo alterando a designação interna – a mesma que foi usada para dar os nomes 356, 695 e até mesmo 911 – os modelos diferenciados que pertenciam a mesma categoria ainda eram chamados de 911. As formas dos carros que remetiam ao projeto da década de 1960 dos 356 ainda podiam ser observadas. Podemos exemplificar isso através do modelo Cayenne que mesmo sendo um esportivo utilitário poderia ser entendido como um Porsche logo no primeiro olhar.
Letras das Séries
Para entender um pouco melhor a nomenclatura usada pela Porsche é necessário estar a par do fato que as letras como A, B, C e outras são usadas pela empresa para fazer a indicação da revisão dos modelos produzidos. Essas letras mudam todos os anos para demonstrar que há mudanças naquele ano em especial. Por exemplo, os primeiros modelos 911 fazem parte da série A e os primeiros modelos 993 são da série R.
Séries 911
O 911 chegou com a responsabilidade de ser o substituto do 356 com mais potência, espaço e conforto. Uma grande responsabilidade uma vez que o 356 foi o primeiro modelo da empresa e consistia numa evolução do Fusca. Esse novo carro foi apresentado durante o Internationale Automobil-Ausstellung (ou Salão Internacional de Frankfurt) de 1963.
911 Turbo
No ano de 1975 a Porsche criou pela primeira vez um modelo turbinado da linha 911 que mesmo sendo chamado somente de Porsche 911 Turbo na Europa acabou sendo comercializado como Porsche 930 que era o seu número interno da América do Norte. Quando observamos a carroceria desse carro podemos facilmente reconhecer que existe um paralamas mais largo que é feito para conseguir acomodar os pneus que também são mais largos.
O seu spoiler traseiro passou a ser chamado de rabo de baleia e depois de bandeja de chá. No começo era usado um motor de 3.0 litros que depois de tornou um motor 3.3 L no ano de 1978. Nos primeiros carros que fazem parte dessa linha é possível perceber que existe um delay entre pisar no acelerador e ter acesso ao turbo do carro isso mesmo que já tenha tido RPM bastante.
No final da década de 1980 a Porsche ainda criou algumas variações desse modelo dentre os quais estava aquele com nariz meio inclinado. Contudo, o estilo mecânico do carro ainda permanecia o mesmo. Os novos modelos turbo foram vendidos por preços bem mais elevados do que o preço dos modelos padrão. Vale dizer que a insistência da Porsche em não investir em pesquisas fez com que tanto a linha 911 quanto a empresa passassem por graves problemas financeiros.
Quando o assunto são modelos clássicos de carros, as paixões se dividem entre dois modelos que são verdadeiros sonhos de consumo de muita gente: a Ferrari e o Porsche. Se o quesito a ser considerado for performance e praticidade, o Porsche ganha disparado. De características puramente esportivas, o Porsche 911 apresenta uma versatilidade que o tornou um dos campeões de admiradores por todo o mundo.
A história do modelo Porsche 911 começa no Salão do Automóvel de Frankfurt em sua edição de 1963, quando o modelo foi apresentado com a missão de substituir o Porsche 365, e vinha equipado com um motor de seis cilindros do tipo Boxer, que rendia 130 cavalos de potência,alimentado por um sistema de dupla carburação.
A paixão pelo modelo Porsche 911 é tanta, que veículos mais antigos do modelo das décadas de 70 e 80, chegam a ter preços muito próximos dos modelos mais recentes. Com toda sua história, o Porsche 911 deixou para trás a categoria dos fora de série, para figurar um nível acima: a categoria dos mitos.