A Fiat tem uma lista bem extensa de modelos que se destacam por seu design e interior caprichado. Um desses modelos é o Fiat Coupé produzido pela montadora italiana ente os anos de 1993 e 2000. O carro foi desenhado e projetado pela Pininfarina que é uma importante empresa do segmento de carrocerias que tem sua sede em Turim, na Itália. Vamos conhecer um pouco mais sobre o modelo e também sobre a Pininfarina que ao longo do tempo fez algumas parcerias bem interessantes com a Fiat.
A História da Pininfarina
A empresa foi fundada no dia 22 de maio de 1930 sob o nome de Carrozzeria Pinin Farina. O fundador Giovanni Battista “Pinin” Farina era o segundo filho de onze irmãos, uma curiosidade é que ele é tio de Giuseppe Farina que é campeão mundial de Fórmula 1. O “Pinin” do nome significa “o pequeno” de acordo com o dialeto falado em Piemonte.
No início a empresa era uma espécie de oficina artesanal em que eram fabricadas carrocerias especiais, contudo, com o passar do tempo foi crescendo evoluindo para uma indústria com instalações e equipamentos mais profissionais. Pode se observar o real crescimento quando a Pininfarina passou a ter uma linha de montagem de séries de sete a oito viaturas diárias.
A Guerra
Durante a Segunda Guerra Mundial a Pininfarina passou a trabalhar com o fabrico de ambulâncias e veículos que seriam usados pelo exército. Depois do término da guerra a empresa passa a colaborar com diversos construtores de automóveis da Europa e também dos Estados Unidos. No ano de 1958 construiu novas instalações e ampliou as que já existiam.
Crescimento da Pininfarina
O crescimento da Pininfarina como indústria tem ligação bastante íntima com a colaboração com a Ferrari que foi adquirida pela Fiat. A Pininfarina foi responsável pelo desenho da carroceria de vários modelos. O ano de 1966 foi marcante para a Pininfarina, pois Battista faleceu e a empresa inaugurou o Centro de Pesquisa Aerodinâmica e Aeroacústica da Itália com um túnel de vento. Hoje em dia a Pininfarina conta com um quadro de funcionários composto por mais de 3 mil trabalhadores com fábricas na Europa, Marrocos e China.
Cooperação
Durante a sua história a Pininfarina assinou diversos acordos de cooperação com diferentes fabricantes de carros. Em geral esses acordos estabeleciam que a Pininfarina faria o desenho da carroçaria além de fazer a introdução de mudanças técnicas na mecânica dos carros com o objetivo de lhe oferece melhorias.
Parceria com a Ferrari
A Pininfarina realizou ao longo do tempo uma parceria em mais de 20 modelos. Desde o começo da relação com a Ferrari foi Sergio Pinifarina (o filho de Battista) que assumiu as negociações com Enzo Ferrari. Sergio foi nomeado o diretor de projetos de todas as carroçarias desenvolvidas para a Ferrari.
Maserati
O acordo de cooperação com a Maserati se deu em 1948 que foi quando essa montadora decidiu investir na produção em massa de veículos. A parceria se destaca pelo A6 que é um coupé que possui um design bem marcante da Pininfarina. Durante o passar do tempo a Pininfarina colaborou em diversas versões do A6.
Fiat
A parceria com a Fiat passa os 140 modelos, Battista chegou a dizer que a Pininfarina não teria sobrevivido sem a ajuda da montadora. O alinhamento entre as duas empresas vinha de longe, pois com apenas 18 anos de idade Battista teve o seu desenho de radiador escolhido para o Fiat Zero pelo próprio Giovanni Agnelli que era dono e diretor da Fiat.
Grande parte do recente desenvolvimento da Pininfarina é resultado do fato de a Fiat ter entregue para a empresa a produção do Campagnola seja para uso civil ou militar. A produção desse modelo aconteceu até o ano de 1979. Ao longo de sua história a Pininfarina trabalhou em muitos projetos ao lado da Fiat.
Fiat Coupé
O carro que se tornou um dos mais lembrados devido ao seu design diferente e angular esteve na linha de produção da Fiat entre os anos de 1993 e 2000. A chegada do carro ao mercado se deu em Bruxelas no evento Motor Show de 1993. O trabalho foi realizado em parceria entre Chris Bangle do Centro Stile Fiat que fez o projeto enquanto a Pininfarina desenhou o seu interior.
Observando o design externo do Fiat Coupé podemos observar as tendências reinantes no final da década de 1990 e começo dos anos 2000. Um carro que pode ser interpretado como um prenúncio dos designs futuristas e repletos de ângulos que outras marcas viriam a utilizar como a Ford e a Renault.
História do Fiat Coupé
O modelo já chegou causando furor, isso porque mesmo o lançamento tendo sido feito somente em 1993 já havia muitas fotos feitas por espiões nos testes do modelo. Essas fotos circularam nas revistas especializadas gerando muitas especulações e comentários. Quando foi lançado o carro era encontrado numa versão de 4 cilindros, 2.0 litros motor 16V e geralmente aspirado.
Edição Limitada
No ano de 1998 chegou ao mercado uma edição limitada desse carro que tinha a cor vermelho brembo e que contava com a presença de pinças de freio dianteiras além de pinças vermelhas que seguiam um padrão na parte de trás. As edições limitadas do carro foram fabricadas com um distintivo especial no espelho retrovisor que continha um número único.
Curiosidade
Durante muito tempo se especulou que o piloto de fórmula 1 Michael Schumacher era o dono do original da LE No. 0001, no entanto, quando questionado sobre isso o piloto respondeu que é dono de um carro LE de cor vermelha. O No. 0001 é da cor cinza crono, logo não é o carro de Schumacher.
Controvérsia
O Fiat Coupé também gerou alguma controvérsia, isso porque quando anunciou que faria edições limitadas desse carro a Fiat disse que faria apenas 300 edições de cada um, no entanto, acabou criando um montante muito maior que chegou aos 1400 de cada. Os donos dos 300 originais ficaram ofendidos, pois assim os seus carros perdiam parte do valor. Ressaltamos que os números oficiais nunca chegaram a ser citados oficialmente.
O automóvel Fiat Coupé Pininfarina, foi desenhado pela marca Pininfarina e sua versão mais famosa foi o Coupé Turbo Plus, que foi importado para o Brasil entre os anos de 1995 e 1996, em versão equipada com um um potente motor 2.0 de 16v.
O modelo foi resultado de uma aposta da marca Fiat em lançar uma série de modelos diferentes, e entre estes modelos, um esportivo.
O resultado foi uma fusão perfeita entre os conceitos de design com detalhes, com principal destaque para o interior do veículo, que nos remete ao desenho da Ferrari 550 Amaranello, que também foi concebida pela Pininfarina na mesma época e lançada um ano depois do Coupé, no ano de 1995.
O carro trazia o conceito da roda com quatro raios inclinados, que lembra as barras inclinadas da Fiat, que tentou com este projeto, um veículo com a cara da marca, e não apenas uma simples cópia de uma Ferrari.