Hyundai ix55
Um veículo utilitário de sete lugares da categoria de carros de luxo muito interessante é o Hyundai ix55 que teve uma estréia na Europa em 2008 e a partir de então começou a fazer muito sucesso. O carro foi basicamente baseado no Veracruz que é mais conhecido no mercado americano e que também foi bem aceito no mercado brasileiro. Assim como de costume o carro está com muitas tecnologias atraentes, fazendo do carro um grande e poderoso frente a seus concorrentes diretos.
O grande porte do carro não deixa de lado o seu luxo e estilo em seu design, contando com linhas impositivas e bem definidas. O carro vem equipado com um motor 3.0 V6 Turbo Diesel de mais de 240 cavalos de potência a 3800 RPM.
Hyundai ix55, como é conhecido na Europa e na Rússia, é um utilitário esportivo da fabricante sulcoreana Hyundai. No Brasil e nos Estados Unidos, ele é intitulado VeraCruz. Este veículo começou a ser produzido no ano de 2006, e teve a sua produção interrompida no ano de 2012.
A comercialização se deu nos seguintes países: Canadá, China, Brasil, Estados Unidos, Coréia do Sul, república Dominicana e Oriente Médio. Foi importado para a Ásia e para a Europa em meados dos anos de 2007 e 2011.
O modelo teve a sua produção interrompida em consequência da pouca demanda. Na Coréia do Sul, o ix55 teve o seu lançamento oficial no dia 12 de outubro, do ano de 2006. E foi comercializado como modelo do ano 2007, nos Estados Unidos.
Sua comercialização teve início no mês de março de 2007. Este modelo é o SUV, maior da montadora Hyundai. O ix55 veio com a missão de substituir a Terracan, pick-up vendida quase no mundo inteiro, com exceção da América do Norte.
A construção do ix55 teve se deu sob a plataforma do modelo Hyundai Santa Fe. Já o reestilizado ix55, foi construído em cima da plataforma do modelo Kia Sorento.
O Hyundai VeraCruz, como o ix55 é conhecido aqui no Brasil e nos Estados Unidos, teve esse nome copiado de um estado mexicano, como a exemplo do SUV Tucson, e o Santa Fe.
O ix55 conta com um motor de 3.8 L, e uma potência de 270 cavalos, com seis velocidades. Já no continente Europeu, ele foi equipado com o motor V6 de 3.0 L, turbo diesel e uma potência de 240 cavalos, unidos a um câmbio de seis velocidades.
No ano de 2008, o modelo foi comercializado em países da Europa. A produção do Hyundai ix55 chegou ao fim no dia 15 de novembro, do ano de 2011. Os modelos que restaram da produção de 2011 passaram por uma revitalização no ano de 2012.
No dia 6 de abril do ano de 2012, a fabricante Hyundai comunicou que o novo modelo Santa Fé, versão com sete lugares, teria a missão de substituir o ix55, o qual teria sua produção findada “em torno de novembro de 2012”.
Três anos depois de ter saído de linha nos EUA, o modelo ix55, parou de ser produzido também na Coréia do Sul. O comunicado que pôs um final na trajetória do modelo, aconteceu no dia nove de outubro do ano de 2015.
Com opções de motorizações de 3.0 turbo diesel CRDI e um 3.8 v6 A gasolina, o ix55 já tinha data para ser substituído. Os modelos que teriam essa missão seriam o Santa Fé e o Grand Santa Fé, também conhecida como Maxcruz.
O modelo teve alguns fatores que contribuíram para o rompimento de sua produção, mas o que pesou mais foi a questão do modelo não está de acordo com as novas exigências feitas pela norma de emissões do Euro6.
A montadora aposta no novo modelo Santa Fé como um substituto do ix55. O modelo mais atual da fabricante vem com motorização 3.3, potência de 290 cavalos a gasolina; na 2.0, com potência de 184 cavalos; e também na 2.2, com potência de 200 cavalos a diesel.