O modelo de carro Honda Civic está no portfólio da Honda desde o ano de 1972 e já chegou a sua nona geração. A sua importação começou a ser feita no ano de 1992 no Brasil juntamente com o Honda Accord e no ano de 1997 acabou sendo nacionalizado. A produção nacional do carro começou a ser feita na cidade de Sumaré, São Paulo.
No ano de 2008 o Honda Civic se consagrou como o sedan médio mais vendido do país durante o primeiro semestre. Esse modelo é produzido num total de 11 países como Estados Unidos, Japão, Inglaterra, Paquistão, Índia, Vietnã, Turquia, Brasil, Tailândia, Taiwan e Canadá. A segui conheça mais sobre esse carro.
Honda Civic – Quinta Geração de 1992 a 1995
O lançamento do Honda Civic aconteceu no ano de 1992 no Brasil e ele era encontrado nas versões hatchback, coupé, sedan e targa. Dentre as opções estavam o câmbio manual ou automático, o segundo era o mais frequente. Grande parte dos modelos que eram vendidos no Brasil eram importados dos Estados Unidos e tinham como um diferencial serem equipados com vários itens como direção hidráulica, teto solar, freios ABS e ar condicionado.
Nos anos de 1992 e 1993 os Honda Civic ainda eram montados no Japão, a partir de 1994 passaram a ser fabricados nos EUA. O Brasil recebeu alguns desses carros através de importação independente. No visual esse carro tinha a parte da frente diferente do hatch/coupé, contudo, tinha para-lamas, para-choque e capô com outro estilo.
Honda Civic no Entretenimento
Quem gosta de jogos de carros já deve ter visto os modelos sedan, hatch e targa nos jogos Gran Turismo dos consoles Playstation e Playstation 2. Esses carros se tornaram muito famosos nos EUA em particular porque aparecem bastante em eventos de carros tunados. Fizeram parte também do longa Velozes e Furiosos.
Durabilidade
Uma das gerações mais importantes do Honda Civic porque ajudou a consolidar esse carro como um dos mais duráveis e resistentes fabricados pela Honda. Para se ter uma ideia até os dias de hoje é possível encontrar modelos dessa geração circulando por aí.
Honda Civic – Sexta Geração de 1996 a 2000
No final do ano de 1995 foi criado o modelo de 1996 que tinha como objetivo substituir a quinta geração que tinha tido um imenso destaque de vendas. O ano de 1997 trouxe a má notícia do fim da linha de produção do Targa – CR-X ou Del Sol de acordo com o motor.
No Brasil estavam disponíveis as versões LX-B, LX, EX e VTi sendo que o hatch único era o último da mesma maneira que aconteceu com a quinta geração. Uma das suas principais características era o fato de ser um esportivo visto como um “pocket rocket” porque tinha um motor 160 cv com algumas modificações. Também era encontrada uma versão com motor B16A2 que oferecia um desempenho melhor que os dos rivais.
Dois Motores
O Brasil passou a contar com sedans com dois tipos de motores no ano de 1997, as duas opções de motores eram D16Y7 e D16Y8. Esse primeiro motor tinha 106 cv e não tinha comando variável enquanto que o segundo contava com VTEC de 127 cv. É possível identificar as diferenças em questões simples como o coletor de admissão, o cabeçote também a forma de trabalho do esquema de escapamento.
EX Coupé
Nos anos de 1996 e 1997 era possível encontrar uma versão chamada de EX Coupé. A chegada desse modelo se deu quando a Honda decidiu trazer para o Brasil os carros através de uma importação tradicional. Nesse carro o motor era o mesmo que podia ser encontrado em outros Sedan EX, ou seja, o D16Y8 de 127 cv. Os consumidores podiam encontrar opções de câmbio manual e automático, contudo, o câmbio automático era o mais encontrado.
Fim da Sexta Geração
Foi em 1999 que o modelo passou por uma renovação no estilo do seu capô, dos seus faróis e também da tampa do porta-malas. As lanternas foram trocadas por outras com lentes translucidas e que tinha um porte maior. No começo deste século se deu o fim oficial da sexta geração do Honda Civic.
Honda Civic – Sétima Geração de 2001 a 2006 Honda Civic
No ano de 2001 chegou a sétima geração do Honda Civic que consistia num modelo sedan com quatro portas. O motor desse carro era 1.7 16V que estava disponível em duas versões EX e LX. Depois de algum tempo também passou a estar disponível no mercado a versão intermediária LXL, a partir de 2003. Todos esses modelos tinham câmbio automático de 4 marchas.
Honda Civic – Oitava Geração de 2006 a 2012
O ano de 2007 trouxe uma novidade para o mercado, o carro New Civic, que contava com o motor DOHC que impressionou por ser bem diferente das gerações anteriores. O carro estava disponível em três modelos que eram: LX – com exclusividade para deficientes, com motor 1.8 e 125 cv; a LXS que tinha motor 1.8 e 140 cv além da versão tida como a top EXS de motor 1.8 e 140 cv. No mês de outubro de 2006 a Honda lançou o Civic Si que contava com o motor K20Z3 que era um DOHC 2.0 aspirado que contava com I-VETC de 192 cv.
Conhecendo o New Civic
Um carro que conta com uma grande variedade de diferenciais e também de inovações da tecnologia. Esse carro se tornou uma referência no segmento de sedãs médios, o que torna esse carro da Honda tão adequado as necessidades do consumidor é que a montadora compreende que conforto e desempenho caminham juntos com a segurança.
O New Civic nos brinda com conceitos mais avançados de engenharia para resolver as principais questões que fazem parte de um carro. O fato de o Civic ter conquistado os principais prêmios da imprensa especializada nos revela o quanto esse trabalho foi bem feito e planejado para ser bom para crítica e público. O design é um diferencial também no Civic.
Carro Para Quem Gosta de Carro
O Honda Civic é um carro pensado para quem gosta de carro, ou seja, quem valoriza ter boa dirigibilidade e estar confortável. A segurança é sempre uma das principais preocupações dessa montadora.
O Honda Civic Sedan é um carro muito bonito, tanto por fora quanto por dentro. A combinação de cores de seu interior o torna muito elegante, juntamente com conforto e segurança. Mas não é só beleza que faz do Honda Civic Sedan um carro de poder, e sim o conjunto de características deste carro de luxo. As básicas neste carro são vidros elétricos, direção hidráulica e airbags para ajudar na segurança. Suas rodas são de aço, câmbio de 5 velocidades manual (disponível também automático), motor 4 cilindros 1.8 e chega a 230 km/h. O Civic Sedan conta também com som integrado de fábrica, MP3 e WMA player mais entradas auxiliares, um carro para ninguém colocar defeito.