O que é Honda CB750?
A Honda CB750 é uma moto construída em várias séries de modelos entre 1969 e 2003, que é reconhecido como um marco para a introdução bem sucedida de um Honda transversal, Overhead Camshaft motor de quatro cilindros em linha que desde então tem sido a configuração dominante moto esportiva.
Embora MV Agusta vendeu um modelo deste tipo, em 1965, e que tinha sido usado em motores de corrida antes da Segunda Guerra Mundial, a CB750 é reconhecido como o desporto moto quatro cilindros que tiveram um impacto duradouro.
História
Honda do Japão introduziu a motocicleta CB750 para os E.U.A. e os mercados europeus em 1969 após ter experimentado o sucesso com suas motos menores. A moto foi alvejar diretamente o mercado americano, depois que funcionários da Honda, incluindo o fundador Soichiro Honda, repetidamente, se reuniu com os concessionários americanos e compreendeu a oportunidade para uma moto maior.
Em desenvolvimento há um ano, a CB750 oferecia duas características sem precedentes, um freio a disco dianteiro e transversal reto, motor com um eixo de cames aéreo, moto de produção a preços acessíveis. Estas duas características, juntamente com o preço inicial de 1.495 dólares americanos, a CB750 conseguiu uma vantagem considerável sobre seus concorrentes, nomeadamente os seus rivais britânicos.
As vantagens de um modelo primoroso
A Revista Cycle chamou a CB750 de “a moto de produção mais sofisticada de sempre” na sua capa. A Cycle World a chamou de uma obra-prima, com destaque para um teste meticuloso de durabilidade da Honda .
A CB750 foi a primeira máquina moderna de quatro cilindros de um fabricante, e foi chamada de Superbike, do inglês, foi o termo que foi cunhado para descrever isso. A moto oferecia outras características importantes que acrescentaram atrativos ao seu valor: arranque elétrico, interruptor, espelhos duplo, pisca piscas, de fácil manutenção de válvulas e suavidade global e livre de vibração tanto em curso e em um impasse; modelos mais recentes (1991) ficam isentas de manutenção de válvulas hidráulicas.
Não é possível calibrar a demanda para a nova moto com precisão, a Honda limitou o seu investimento inicial na produção de matrizes para a CB750, usando uma técnica chamada carcaça permanente do molde (muitas vezes erroneamente referidos como sandcasting) ao invés de moldagem para a citação [motores necessários] – dúvida de recepção da moto. A moto ficou na programação Honda durante dez anos, com vendas totalizando mais de 400 mil em sua vida.
A CB750 é por vezes referido pelos japoneses como Moto Universal. O Discovery Channel classificou a Honda CB750 em terceiro lugar entre as dez melhores motos de todos os tempos.