O Volt é Hibrido ou Elétrico?

A General Motors que a caba de produzir o Volt que segundo a empresa é seu primeiro carro elétrico a ser produzido em serie acabou por se envolver em uma grande polemica com esse lançamento. Na verdade a polemica toda se relaciona com o fato de que a Imprensa afirma não ser o carro, totalmente elétrico enquanto que a empresa desmente isso, mas está sendo posta diante de uma situação bastante delicada entre os americanos.

O Que Causou a Polemica

A causa de tanta confusão foi que inúmeras publicações e também sites que são especializados em carros noticiaram não ser o Volt um veiculo elétrico, afirmando ao contrario, ser ele um hibrido. Várias são as declarações em sites e revistas de que quando faz acelerações mais intensas o carro usa o motor a gasolina que aumenta a força dos motores elétricos que tracionam as rodas. A montadora, entretanto afirma em seu website, ser o Volt um carro elétrico sim, mas com autonomia estendida, bem diferente de um hibrido como é o caso do Toyota Pirus.

Proteção a Sua Tecnologia

Alguns jornais americanos comentam e afirmam não entender o fato da GM classificar o Volt como um veiculo totalmente elétrico quando na realidade em algumas circunstancias durante o processo de funcionamento, o motor a combustão fornece força direta, entretanto de acordo com o executivo especialista em veículos elétricos da General Motors que é Doug Parks, a empresa somente não fez a divulgação de que o veiculo possui assistência o motor a gasolina em determinadas circunstancias, devido a necessidade de proteger sua tecnologia enquanto corre o processo de patenteamento. Segundo a montadora o propulsor a combustão não tem nenhum tipo de interferência no desempenho do Volt através de gerador elétrico. Revistas e sites especializados, entretanto não recebeu de maneira satisfatória a justificativa da GM.

Classificação do Volt

Um dos sites envolvido na polemica foi bastante contundente ao afirmar que a GM mentiu ao dizer que seu carro era um elétrico autentico. A verdade é que está difícil determinar a classificação do Volt, pois parece que ele não se encaixa em uma única categoria. Entendidos do setor estão dando ao Volt uma dupla classificação, ou seja, seria um veiculo elétrico até chegar aos 80 km/h quando seria movido unicamente pelas baterias que chegando a carga mínima seria acionado o motor a combustão para alimentar os motores elétricos e então estaria atuando como um hibrido em série. Entretanto no momento em que atinge a velocidade de 112 km/h o motor a gasolina é acoplado por meio de uma embreagem para dar mais força a um dos motores elétricos e também gerar eletricidade para estes. Trata-se aqui de um sistema hibrido paralelo usando energia de duas fontes.

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Chevrolet

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *