O veículo Corsa surgiu da necessidade da Chevrolet da América Latina fazer frente aos seus concorrentes diretos que já possuíam modelos de carros pequenos na sua linha de produtos, como era o caso da Volkswagen, com o modelo Polo, e da Ford, que havia lançado o Fiesta.
O projeto do Corsa já era antigo, datava da década de 70. No Brasil, o modelo começou a ser produzido no ano de 1994 e vinha para cobrir a lacuna deixada pelo então campeão de vendas, o Chevrolet Chevette.
O Corsa representou uma verdadeira revolução no seu segmento, pois apresentava uma linha de design inovadora, dona de um projeto moderno para a época e com um desenho arredondado, diferente dos modelos da concorrência.
O Corsa tornou-se líder de mercado já no seu segundo ano de fabricação e o motivo deste sucesso também foi a implementação de itens de segurança e mecânica 1.0.
O modelo tem um bom preço de mercado e uma boa procura no segmento de seminovos, por conta da sua pouca manutenção e dos preços baixos de peças, como por exemplo a embreagem, que chega a custar até metade do preço do seu concorrente.