Astra

Opel Astra – Estrelas

Quando pensamos em carros clássicos talvez o Opel Astra não seja exatamente um dos primeiros que vem a mente, mas não podemos deixar de citá-lo. O nome Astra vem do latim Estrelas e define bem esse pequeno carro de família que assim como uma estrela antiga ainda brilha mostrando que permanece no seu lugar. O modelo foi projetado e fabricado pela empresa alemã Opel a partir do ano de 1991.

Várias Identidades

Um fato curioso a respeito do Astra é que ele recebeu diferentes nomes nos países em que foi vendido como Vauxhall Astra no Reino Unido, Chevrolet Astra ou Vectra na América Latina e Buick Excelle XT na China. No ano de 2009 o Holden Astra deixou de ser produzido na Austrália devido a questões como as taxas de câmbio que não faziam dele um carro competitivo no mercado.

O modelo que entrou em seu lugar foi o Holden Cruze. No ano de 2012 o modelo retornou ao mercado da Austrália sendo chamado de Opel Astra. Atualmente, o Astra é fabricado nos seguintes países Reino Unido, Polônia, Rússia e Alemanha. O modelo ainda é montado a partir de kits CKD (complete knock down) em alguns outros países.

A Convenção de Nomenclatura do Astra

O nome Vauxhall tem sua origem na empresa que fabricou e vendeu as primeiras gerações do Opel Kadett que é o Kadett D e Kadett E como Vauxhall Astra. No começo da década de 1990 GM da Europa estabeleceu uma política de padronização de nomes dos seus carros. A ideia básica é que os nomes dos modelos fossem os mesmos em todos os países em que fossem vendidos. Dessa forma o nome deveria ser adaptado mesmo que antes o carro fosse conhecido como Vauxhall ou Opel.

Astra

Podemos observar quatro gerações de Astra desde o ano de 2009, eles são designados com as letras subsequentes do alfabeto latino. Na linha do tempo oficial da Opel temos que o Astra seria o modelo de sequência do Kadett de maneira a se referi a primeira geração do Opel Astra de maneira a ser chamado de Astra F uma vez que veio depois do Kadett E.

Astra A

Nessa questão de nomenclatura a GM passa a adotar outra convenção que é a de começar a denominar o Astra de Astra A mostrando então que ele é um modelo que está separado. Observamos ainda que os modelos que eram comercializados como Holden, Vauxhall e Chevrolet passam a ter nomes de gerações diferentes para que se possa fazer uma integração das suas histórias com os mercados domésticos antes das convenções.

Astra F (1991-1998)

A chegada do Opel Astra F se deu no mês de outubro de 1991 para ser o sucessor do Kadett E de maneira que a Opel passou a chamar apenas de “Astra” nome que já era usado para o Kadett D e E pela Vauxhall. O modelo consistia num hatchback que tem 3 ou 5 portas. Tem um modelo sedã e um modelo Station Wagon que era chamada de Caravan.

O modelo Caravan estava disponível no modelo com cinco portas e decretou o fim das SWs que contavam com três portas e faziam parte da linha Opel. Havia ainda a versão cabriolet – conversível – que teve seu projeto e fabrico realizado pela Bertone que é italiana. O Astra F deixou de ser fabricado no ano de 1998 na Alemanha; já os modelos Astra da Polônia continuaram no mercado da Europa Oriental e Central com a nomenclatura “Astra Classic” no período entre 1988 e 2002.

O Motor Ecotec

O Astra F teve duas versões de destaque e no ano de 1995 sendo que teve uma revisão no ano de 1995 com o surgimento do moto conhecido como Ecotec da Opel. Num período breve foi realizada a produção de um modelo menos importante que tinha peças das duas versões. Foi um momento de transição.

Nesse submodelo era utilizada a mecânica nova do Ecotec, contudo, foram usadas partes de uma versão de antes com o objetivo de usar as peças que estavam sobrando. As mudanças essenciais incluíam uma mudança do design externo bem como da possibilidade de encontrar modelos novos de especificação.

África do Sul

Podemos incluir aqui como exceção a África do Sul que contava com o modelo Opel Astra 200t S que era um modelo bastante interessante da linha GSi que possuía quatro cilindros usados em linha 2.0 com 16 válvulas. Também contava com injeção eletrônica a gasolina que contava com 151 cv com disponibilidade somente com três portas.

Nesse modelo ainda era encontrado um bodykit do tipo esportivo além de assentos dianteiros com tamanho maior. Houve a substituição desse modelo no ano de 1995 de maneira que passou a ser chamado de SPORT mesmo tendo sido fabricadas poucas unidades e que o bodykit tenha sido eliminado. O modelo era vendido com um motor menos potente, contudo, moderno que era entendido como a versão “Ecotec”.

Itens de Segurança

A partir do ano de 1994 a Opel assim como outras montadoras passou a oferecer componentes de segurança nos modelos mais acessíveis. Nessa época somente os carros de luxo tinham esses itens de segurança. Os carros vinham de série com as barras laterais de proteção para proteger em caso de impacto além de ter reforço no habitáculo.

A coluna de direção possuía design especialmente pensado para trazer mais segurança de maneira a não esmagar o motorista no caso de um impacto frontal. Os cintos de segurança ainda tinham pré-tensores nos bancos da frente que era um tipo de equipamento que não era encontrado em seus concorrentes diretos – Escort e Golf. O Astra era o mais seguro do seu segmento nessa época, de acordo com testes.

Opel Astra no Brasil

A chegada dos primeiros modelos Opel Astra no Brasil se deu a partir do mês de dezembro de 1994 sob o nome de Chevrolet Astra. Devido a redução das tarifas de importação no Brasil o motor 2.0 de 115 cv eram enviado para a Bélgica onde os carros eram montados e então eram enviados para o nosso país.

O Astra é um modelo de veículo da montadora Chevrolet e  é um veículo que sofreu poucas mudanças desde o seu lançamento em 1998, restringindo-se a pequenas diferenças nos mostradores do painel e sem grandes novidades quanto ao  design e interior.

Oferecido em versões com transmissão automática e manual, possui apenas uma motorização, que é feita com um motor 2.0 biocombustível com 133 cavalos de potência quando utilizando gasolina e 140 cavalos utilizando álcool.

O Astra é um modelo intermediário, com uma classificação acima do modelo Corsa e um nível abaixo do modelo Vectra, o que garante uma boa aceitação no mercado e um preço competitivo para os concorrentes da categoria.

Nos Estados Unidos, o modelo é comercializado com o nome de Saturn Astra e apesar da nova motorização que o modelo recebeu no ano passado no Brasil, um motor Flexpower 2.0, a Chevrolet revelou que a produção do modelo não está prevista para o ano de 2012.

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Chevrolet

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *