Rodas Absurdas

Os automóveis causaram um grande frisson no que diz respeito à mobilidade dos seres humanos, já que, a partir deles, é que o ser humano começou a ter, de fato, uma evolução que era esperada há muito tempo.

É sabido que, depois de anos e anos de um bombardeio de ofertas e de venda da ideia de que ter um veículo é uma libertação para todas as pessoas, que as novas gerações estão cada vez mais perdendo o interesse pelos veículos de quatro todas.

O motivo mais forte para esse declínio na compra dos veículos é, justamente, o impacto que eles causam no meio ambiente que, nos últimos anos, está sendo apontado como o principal causador do temido aquecimento global. A emissão de gases nocivos advindos da queima do combustível acelerou o processo do efeito estufa, o que está causando o aumento da temperatura do planeta em alguns locais. Diversas são as consequências para esse aumento repentino de temperatura.

Para que um carro possa funcionar é de extrema importância que exista diversas peças vitais, como o motor. Porém, um dos princípios que realmente deu origem ao automóvel foi, justamente, a roda. Mas como é que ela foi criada?

A Roda – Uma Emocionante Trajetória

Desde muito se sabe que o ser humano sempre criou diversas coisas com a finalidade de facilitar o seu trabalho, não é mesmo? Isso permitiu que a espécie humana pudesse se perpetuar no planeta por muito e muito tempo. O uso de ferramentas para a defesa e para a caça são grandes exemplos disso.

Por ferramentas, entende-se todas aquelas que, de alguma forma, ajudaram os seres humanos em suas missões de sobrevivência por aqui: lanças, facas, machadinhas, entre outras. Isso ajudou com que o consumo de carne aumentasse, haja vista a diminuição de burocracia para realizar a caça – e, consequentemente, taxas grandes de sucesso ao realizar as caças.

Depois da criação dessas ferramentas, os historiadores acreditam que a criação da roda foi de suma importância para que a humanidade pudesse se desenvolver, tendo sido colocada como uma das principais ferramentas criadas pelos seres humanos em toda a sua história.

A criação da roda se dá, basicamente, com o fim dos povos nômades – isto é, com o fim da procura incessante de novos territórios em busca de alimentação – em conformidade com o início do sedentarismo populacional – ou seja, o momento em que as pessoas perceberam que era possível, sim, se estabelecer em apenas uma região e, a partir disso, aprender técnicas para sempre ter agua e alimento disponível, sem a necessidade de mudanças constantes.

Os Troncos de Árvores

Quando o ser humano começou a ter mais moradias fixas, outras demandas começaram a aparecer, sendo uma delas a necessidade de se carregar objetos de grande peso que utilizariam muita força mecânica para poder ser realizado. Depois de muito tempo, os seres humanos começaram a perceber que objetos arredondados poderiam ser utilizados para esse fim, haja vista a sua facilidade de se mover pelos diversos tipos de terrenos. Os troncos de árvores eram os objetos mais fáceis e com perfil arredondado que poderiam ser utilizados para esse fim.

Troncos de Árvores

Troncos de Árvores

E assim, os troncos das árvores foram sendo utilizados por muito tempo como “calço” para que outros objetos mais pesados pudessem ser carregados de um lado para outro. Só depois de muito tempo é que as rodas foram ganhando a configuração que possuem hoje, feitos logicamente de madeira, pois era o material mais barato, resistente e flexível daquela época.

Embora a invenção da roda tenha sido de extrema importância, outras tecnologias para a facilitação da movimentação das pessoas entre os lugares sempre existiu. Um dos exemplos disso, sem dúvida, são os egípcios: eles conseguiram criar uma tecnologia, a partir da irrigação das areias do deserto que facilitavam o deslizamento de diversos tipos de coisas – incluindo as grandes e onipotentes pedras que constituem as famosas Pirâmides. Esse é um assunto que ainda rende muito o que falar entre os cientistas, haja vista que não se sabe ao certo como é que essas pedras – que chegava a pesar mais de 30 toneladas – conseguiram ser colocadas uma em cima da outra até a altura final.

Retornando à história da roda, não se sabe ao certo quando é que ela surgiu no planeta Terra – nem se isso aconteceu  de forma simultânea. O que se sabe é que, há mais ou menos seis mil anos atrás os Sumérios já sabiam de sua existência e os aplicavam em sua vida cotidiana. Os Egípcios também já utilizavam a tecnologia 1700 anos antes do nascimento de Jesus Cristo.  Os nativos da Oceania foram, provavelmente, os últimos a conhecerem essa tecnologia, por meio de intermédio dos europeus.

A Roda na América

No caso dos nativos americanos essa foi uma tecnologia que não foi muito utilizada, pois eles julgavam-na desnecessária. Isso não significa que eles não a conheciam – muito pelo contrário. Com o tempo, foram se criando estratégias para que a roda ficasse cada vez mais aprimorada. Pensou-se na criação de algum sistema que pudesse proteger as rodas dos diversos impactos causados nas estradas – como não havia pavimentação em todos os lugares, era bem possível que existissem desníveis – e, com isso, criou-se uma caixa que era considerada a percursora das calotas que conhecemos hoje, que conseguiram realmente causar um impacto positivo para a proteção desses artefatos.

Vale a pena ressaltar que, até o início do século XX, pouco se sabia sob alguma proteção externa para o corpo da roda que entrava em atrito com o solo durante a movimentação. Até que um engenheiro chamado Henry Ford, o criador da Ford, decidiu investir na produção de um item que ajudaria a melhorar a performance do automóvel e, de quebra, ajudaria na manutenção da roda: o pneu. E, até hoje, o item é utilizado e aperfeiçoado cada vez mais.

Rodas Absurdas – De Tão Grande!

Os tamanhos normais de rodas que encontra-se no mercado atualmente vão do aro 13 até o 17. Porém, existem os casos onde as rodas são gigantescas. Podemos tomar como exemplo as rodas dos grandes maquinários utilizados na extração de minério: os caminhões fabricados pela Caterpillar são equipados com rodas que podem chegar a ter o tamanho de uma casa de dois andares – ou seja, imagina a complexidade e o preço dessas rodas. São coisas surreais.

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Impressionante

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *