Modelo de 12,8 metros conseguiria atingir mais de mil km/h, de acordo com equipe do projeto
Durante a Feira Internacional de Setor Aéreo de Farnborough engenheiros britânicos apresentaram um protótipo de um carro que atinge a incrível velocidade de mais 1,6 mil km/h.
O modelo apresentado na feira realizada no sul da Inglaterra tem 950 kg, mas os engenheiros estimam que o veículo de verdade possa chegar a pesar cerca de seis toneladas.
O projeto demorou mais de três anos para ficar pronto, devido à intensa pesquisa sobre aerodinâmica para tornar o carro mais eficiente. O modelo foi batizado como Bloodhound SuperSonic Car (SSC).
Construção do primeiro carro real feito a partir do protótipo apresentado
Embora o veículo seja um carro, ele não será construído por montadoras de automóveis. Na verdade é possível que ele seja feito por um consórcio de empresas, já que não é um carro comum.
A primeira parte a ser construída será a traseira, e a estimativa é que comece a ser feita ainda nos três primeiros meses de 2011 pela empresa Hampson Industries, do setor aéreo.
A construção da parte dianteira ainda não possui previsão de início já que os idealizadores do projeto ainda estão em fase de negociação com uma empresa para assumir o empreendimento.
Um dos engenheiros do projeto, Mark Chapman, diz que o ideal seria fechar com alguma empresa que concordasse em construir o carro inteiro. Negociações estão sendo realizadas nesse sentido.
A equipe do projeto pretende terminar a construção do carro preferencialmente até 2011 ou nos primeiros meses de 2012 – o objetivo da equipe seja levar o carro para Hakskeen Pan, um lago seco localizado na África do Sul que serve de pista para os testes feitos com os carros mais rápidos do mundo.
Para evitar que o carro “decolasse” na pista quando atingisse uma velocidade muito alta, os engenheiros realizaram alterações aerodinâmicas que impedem a liberação do ar que empurra o veículo para cima, fazendo ele se desprender do chão.
O modelo apresentado é laranja e azul, e utiliza foguetes do tipo Falcon com propulsão híbrida, além de um motor especial Eurofighter-Typhoon.
Bloodhound SuperSonic Car (SSC) x Thrust SuperSonic Car (atual mais veloz do mundo)
Os engenheiros pretendem que o Bloodhound conquiste o recorde de carro mais veloz do planeta, superando o atual detentor do recorde desde 1997, o Thrust.
O desafio não é pequeno: a velocidade atingida pelo Thrust foi de 1.228 km por hora. No entanto, os engenheiros do projeto Bloodhound acreditam que a velocidade atingida pelo rival vai ser superada em muitos quilômetros.
E a equipe pode ter conhecimento de causa. Afinal, três ex-integrantes da equipe recordista estão trabalhando no atual desenvolvimento do Bloodhound.
Neto
Pingback: Engenheiros Britânicos Criam Protótipo de Carro mais Rápido do « Curiosidades « Carros do Link de Qualidade
gosto