Veraneio

Recordar é viver, não é o que dizem por aí. Quando o assunto é carro, os amantes da velocidade também gostam de ter o seu momento saudosista e relembrar aqueles modelos que fizeram tanto sucesso em uma época, mas que não são mais fabricados há um bom tempo.

Vamos falar um pouco da Veraneio, um modelo da marca Chevrolet.

Veraneio: Amada Ou Odiada?

Se você não é daquela época, lá no início quando a Chevrolet lançou o modelo Veraneio e uma parte da sua “existência”, isto é, fabricação, pode não está entendendo porque um carro poderia ser “odiado”. Tudo bem! Pode ser um pouco de exagero, mas dizer que ele pode trazer más lembranças, não é não.

O carro Veraneio ficou entre os modelos preferidos dos policiais e de outros órgãos durante o regime militar brasileiro. Depois do golpe de 1964, era um modelo bem comum usado em operações que os militares faziam para repreender as pessoas que se colocavam contra o regime imposto na época.

Sabe aquela música do Aborto Elétrico, que se tornou Legião Urbana, “veraneio vascaína”, a canção também foi cantada pelo grupo Capital Inicial. Então, fazia referência a veraneio usada pelos militares que era pintada nas cores preto e branco e cinza e vermelho. Alguns carros não tinham essa cor, mas eram reconhecidos pela “placa fria”. Muitos veraneios com essa “cara” foram vistos entre os anos de 1970 e 1980. E nesse período, que a veraneio ganhou “cara de lobo mau”. Porém, nem sempre foi assim.

Nasce O Modelo Veraneio

Era início do ano de 1960 quando a Chevrolet lançou o modelo veraneio. Não foi um acaso, mas que era o momento em que modelos das antigas SUVs estavam começando a ser comercializadas.

Como sempre acontece na indústria automotiva um carro vem para substituir um outro que está saindo de linha, no caso do veraneio ele veio para o lugar do Chevrolet Amazona. Esse modelo, lançado em 1950, deixaria lugar para a veraneio 10 anos depois.

O Salão do Automóvel realizado no Parque do Ibirapuera, em São Paulo, foi o lugar escolhido pela Chevrolet para mostrar o novo modelo, em 1964. Inicialmente era chamado de C-1416 e vim com muitas novidades em relação ao modelo antecessor, como suspensão dianteira independente, quatro portas, bem maior e com um design mais atual.

A veraneio era mais moderna que a amazona, mas nem tanto. As linhas eram atuais, mas o motor era exatamente o mesmo, 4.3 litros com 6 cilindros gerando 140 cavalos. Porém, mesmo se mantendo um carro pesado, quase duas toneladas, demonstrou-se eficiente, um desempenho considerável em relação aos veículos que eram fabricados naquela época.

Na época do lançamento do veraneio, revistas especializadas fizeram testes com o carro, e na aceleração de 0 a 100 quilômetros, o motor rendeu em 21 segundos e chegou ao máximo, 145 quilômetros por hora. Desempenho considerável para a época.

Características Do Veraneio

O carro bem espaçoso, acomodava 8 pessoas com total conforto.

Voltando ao nome, ele passou a ser chamado de veraneio somente 5 anos depois que foi apresentado no feirão de São Paulo, em 1969.

Não faltavam elogios para o veraneio, entre eles, que possuía o câmbio de engates suaves, mas também surgiram críticas, como por exemplo, que não era estável. Era um veículo que apresentava muitas oscilações quando estava fazendo uma curva. A direção de 6 voltas era famosa por ter um grande diâmetro.

Durante o tempo que a Chevrolet fabricou o modelo veraneio foram poucas as alterações que o veículo sofreu. A sua fabricação estendeu-se até 1989.

Na década de 1970, a única grande mudança da veraneio foi a substituição de quatro faróis por somente dois. Já o motor mudou somente em 1981, o veraneio ganhou o motor do opala, nas variantes gasolina e etanol. Por último, ganhou a sua versão veraneio a diesel e o motor, neste caso, era o mesmo do modelo picape D-10.

A Última E Grande Mudança Do Veraneio

A última mudança do veraneio aconteceu prestes ao modelo sair de linha, em 1988. O carro ganhou um visual inspirado nas picapes, uma mistura do modelo A, C e D-20. Seu design ficou mais contemporâneo com linhas retas. O visual era bem semelhante ao do bonanza – brasinca, duas picapes cujo eixo era mais curto.

Nessa última mudança o carro ganhou direção assistida e ar-condicionado. E foi com esse visual e novos itens, que o carro modelo veraneio foi comercializado até o ano de 1994.

No seu lugar, a Chevrolet lançou o modelo chamado de Grand Blazer, que também era “inspirado” em uma picape, a silverado. Porém, o novo modelo não alcançou o mesmo sucesso que tinha alcançado a veraneio.

A veraneio carrega na sua história um carro bacana, mas ao mesmo tempo o “camburão da polícia”. Porém, também foi usada por um tempo como ambulância, o que melhorava a sua “cara”. Porém, entrou para a lista dos clássicos nacionais e foi o carro preferido de muitas famílias brasileiras, aquelas que tinham renda alta.

Detalhes Do Veraneio Da Chevrolet

O modelo foi um utilitário esportivo que foi produzido no Brasil entre os anos de 1964 e 1994, exatos 30 anos. A Chevrolet se inspirou no modelo de carro americano, suburban, para criar o veraneio no Brasil.

Como vimos na história do veículo, ele foi lançado com o nome de C-1416 e ganhou o nome de veraneio a partir de 1969.

Era o único veículo daquele porte fabricado no Brasil aquela época, e por isso, acabou sendo usado pela polícia e como ambulância, graças ao espaço interno. O que não impediu que o modelo caísse no gosto das famílias com dinheiro.

Em 1965 foi dado aos novos carros que saíam da fábrica câmbio com primeira marcha sincronizada, um avanço, já que os modelos picapes foram com primeira marcha seca até 1969.

Até 1989, o carro era produzido com carroceria original e a partir daí foi modificada para ficar parecido com as novas picapes.

Teve sua versão diesel, álcool, gasolina, com motores de 4 e 6 cilindros.

Perdeu espaço em 1994 para o Ford Explorer e para o Jeep Cherokee.

Quem com mais de 30 anos nunca sonhou em encarar uma viagem pelas estradas a fora do Brasil, pilotando uma boa e velha Veraneio?

Este verdadeiro mito das ruas brasileiras, foi um utilitário esportivo, ou SUV como é chamado, que foi fabricado pela Chevrolet no Brasil a partir do ano de 1964, estendendo sua produção até 1994, mantendo a supremacia no setor durante estes trinta anos em que foi produzida.

A Veraneio foi inspirada no modelo americano da Chevrolet Suburban, mas por aqui, inicialmente recebeu o nome de C-1416 e dispunha de quatro portas, acomodando confortavelmente até seis pessoas.

Potente e de pouca manutenção, não é de se admirar que o modelo equipou boa parte das frotas de viaturas das polícias de todos os estados do Brasil, quando foram batizadas de “Barcas”, em alusão ao seu tamanho. Também foram muito utilizadas como ambulâncias, onde sua parte traseira era transformada e comportava até duas macas, dispostas paralelamente.

Em 1989 a Veraneio foi reestilizada para acompanhar o novo design da série da família D-20.

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Dicas

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *