É muito importante na hora de exportar, a escolha do transporte, que é o deslocamento da mercadoria do local onde é produzido ou mesmo armazenado antes da venda até o local onde for acertado com quem compra essa mercadoria.
Existem algumas mercadorias que são muito mais complicadas de exportar especialmente pelas distâncias a percorrer até o destino final e muitas vezes pela delicadeza do produto a ser transportado como é o caso do transporte de flores. Em especial quando vão para fora do país, as condições de acondicionamento e transporte devem ser muito bem cuidados.
O que é mais utilizado?
Quando se trata de exportar plantas ornamentais ou flores, a preferência com certeza fica por conta dos transportes aéreos, uma vez que são muito rápidos e assim capazes de preservar bem mais a saúde, o frescor, a integridade, enfim a qualidade do produto, entretanto tem o fato de que é bem mais caro do que outros meios de transporte.
No caso da escolha para o transporte de flores, ser o aéreo, é preciso saber que temos ainda duas opções que são os serviços regulares feitos por qualquer companhia, seja ela associada ou não a Internacional Air Transport Association (IATA) ou então fazer uso dos serviços fretados.
Procedimentos
No caso de linhas regulares, se a empresa for associada à IATA, existe uma tarifa pré- fixada anualmente de acordo com serviços prestados e rota. De modo geral os exportadores negociam diretamente com as companhias aéreas a não ser que sejam grandes quantidades.
Os agentes de cargas aéreas são as pessoas certas para dar a orientação correta a esse respeito, pois são os profissionais mais bem informados quanto a empresas, vôos, rotas, fretes e, além disso, são peritos em conseguir descontos nos fretes no momento em que as cargas são consolidadas. O documento exigido para esse tipo de transporte é o Conhecimento de Embarque Aéreo que deverá ser assinado pelo exportador e pelo agente.
Outros meios de transporte
Quanto ao transporte marítimo, apesar de ser o mais usado quando se trata de comercio exterior, é fácil entender o porquê deste meio de transporte não ser usado para o transporte de flores. Na verdade devido ao fato da flor ser um produto altamente perecível o transporte deve ser o mais veloz possível, por isso a preferência pelo avião.
Já o transporte terrestre é bastante usado quando dentro da cidade, municípios próximos ou até mesmo entre os diferentes estados, desde que as flores sejam bem acondicionadas e o tempo de transporte não seja longo demais. Entretanto esse meio só serve quando se trata de comercio doméstico. Quando o caso é exportar para fora do país não há outra alternativa, a preferência é transporte aéreo que, embora mais caro, é a maneira mais segura.