Existem momentos nos quais as empresas que vendem carros novos ofertam inclusas no preço todos os tipos de pagamentos relacionados com o ato de licenciar. Porém, de forma usual quando o fato acontece o veículo pode custar preço além do que o valor do documento em si. Por esse motivos motoristas precisam ter o máximo de cuidado ao escolher o veículo que traz documentação inclusa. Conheça dicas para licenciar veículos novos.
Importância de Quitar o Licenciamento
Depois de realizar a comprar o melhor momento aos motoristas está no fato de retirar o veículo novo da loja, com aquele cheiro puro e limpo e empolga no ato de dirigir. Porém, a vida não está repleta apenas de benefícios. Quem compra também precisa ter em mente de que existe a necessidade de pagar por taxas adicionais para quitar o IPVA e por consequência estar com o carro regularizado para trafegar nas vias nacionais.
Importante notar que quando existem atrasos a polícia pode parar o veículo e inclusive recolher por conta da falta de pagamento. Assim como pagar as parcelas em dia, também existe a necessidade de quitar o licenciamento.
Não se pode ignorar o fato de que pessoas que sofrem por causa de tempo podem encaminhar o tipo de serviços aos despachantes de confiança que de forma provável devem cobrar preços adicionais por conta da realização dos serviços, afinal o profissional ganha o lucro com isso para manter o negócio ativo. Também existe a possibilidade de realizar o procedimento dentro da concessionária, isso quando o empreendimento tem o serviço disponível, visto que de forma provável devem ser comprados preços adicionais.
Nesse sentido também existe a possibilidade de motoristas realizarem o próprio procedimento e por consequência não arcar com os custos dos serviços feitos por terceiros. De acordo com as regras oficiais vigente no território nacional existe o prazo de quinze dias não apenas para fazer o registro como também ao emplacamento. O tempo começa a ser contado a partir do momento no qual foi emitida a nota fiscal.
Procedimentos para Licenciar Veículos Novos
A: Quem deseja realizar o licenciamento do veículo por conta própria assim que o mesmo saiu da loja precisa ter os seguintes documentos em mãos:
Formulário do RENAVAM preenchido de modo correto e com o máximo de atenção em todos os detalhes;
Decalque do Chassi que esteja de forma legível;
Documento original que se refere à nota fiscal que se relaciona com a revenda, ou seja, a nota que foi emitida por conta do ato de vender da concessionária ao consumidor. Interessante notar que as emissões eletrônicas também são consideradas validades no sentido de realizar o procedimento;
Cópia autenticada ao que se refere à nota fiscal do empreendimento que fabricou o carro;
Comprovante de endereço que vai ser registrado no documento do carro;
Cópia do CPF e RG.
B: Na sequência os consumidores que desejam licenciar o veículo por conta própria devem seguir com os documentos nos bancos autorizados (como o Bradesco ou Banco do Brasil, por exemplo) e pagar as respectivas taxas: Lacração do Veículo e Taxas de Registro.
C: Nos casos em que a residência registrada no veículo se encontra fora da zona estadual no qual acontece o procedimento existe a necessidade de trazer os comprovantes para o DETRAN junto com a placa de identificação antes de realizar o ato de registrar. Não se pode ignorar o fato de que também existe a necessidade de trazer as guias que se relacionam com o IPVA e DPVAR. De acordo com grande parte dos especialistas em despache do gênero o valor a ser pago leva em consideração como base às quantias em nível mercadológico, as características do automotivo junto com o valor mensal que serve para encerar o período anual.
D: Na sequência os motoristas que querem registrar carros novos precisam seguir às agências bancárias no sentido de quitar as guias que se referem ao imposto junto com as vias do RENAVAM que precisam ter o preenchimento de forma adequada. Nesse sentido, depois de saber quais os valores existe a necessidade de quitar tanto o IPVA como DPVAT. No sentido de finalizar o registro há demanda para tirar a cópia dos documentos e por consequência fazer o proprietário voltar para a unidade de trânsito.
E: Após realizar os procedimentos vai existir a data na qual os consumidores precisam retornar ao local em que começou o processo de renovar o carro novo e por consequência retirar o documento que atesta o veículo licenciado junto com o recibo de compra e venda. Interessante notar os motoristas que realizam o procedimento também recebe o protocolo no qual acontece o ato de atestar a validade da placa.
F: Depois que tiver os documentos junto com o protocolo em mãos existe a necessidade de seguir com o veículo em qualquer ponto de atendimento que se relacionam com o DETRAN e por consequência lacrar. Quem mora no interior de São Paulo pode seguir de forma direta aos pontos do CIRETRAN.
G: Quem não tem tempo para realizar esse tipo de procedimento pode solicitar para que outras pessoas realizem ao próprio nome. Para que isso aconteça existe a necessidade de acontecer o ato por conta de parentes ou procuradores legais. Quem deseja realizar o processo com outras pessoas precisa da cópia de RG do dono do veículo, sem contar com a procuração que além de original precisa estar com o registro de firma reconhecida.
H: Atenção! De acordo com as regras de trânsito vigentes em terras nacionais existe a proibição de seguir com o veículo sem placa, tirando os casos nos quais o condutor segue de forma direta ao ponto do DETRAN para realizar o ato de lacrar. Motoristas que realizam o tráfego do gênero correm o risco de recebe multa do tipo gravíssimo que retira sete pontos da CNH (Carteira Nacional de Habilitação) do nome que está no registro veicular. Sem contar que existe o risco emitente de acontecer o recolhimento do carro, o que pode gerar maiores reveses financeiros aos motoristas.
O licenciamento para carros novos é igual à de usados, o que muda é a apresentação da nota fiscal do veículo que é obrigatória. Além da nota fiscal assim como todos os outros automóveis são necessários alguns requisitos básicos, como RG do proprietário do veículo, Nota fiscal emitida pela fábrica, Comprovante de pagamento do seguro obrigatório e Comprovante do pagamento do IPVA.
Ao optar por um carro novo, e para economizar, o cliente tem todo direito de procurar agências que ofereçam IPVA e licenciamento grátis por um ano, o valor é de aproximadamente 50,00 reais.
Algumas pessoas têm dúvidas se é preciso licenciar o carro zero, mas é obrigatório, e o dono do automóvel tem que fazer a placa do carro o mais rápido possível , além de conferir a tabela de vencimentos, que normalmente começa em Abril e termina em Dezembro, de acordo com o final da placa.
Letícia Beatriz.