Dicas Para Dirigir Em Ladeiras

Junto com as balizas, obter grande desempenho dirigindo em ladeiras representa ponto difícil de ser conquistado entre os motoristas que estão começando há pouco tempo. Existem momentos nos quais as zonas íngremes inclusive auxiliam na vida dos condutores, principalmente nas descidas em que se pode dirigir na “banguela” e por consequência economizar combustível. Porém, a ação é arriscada! Conheça algumas dicas sobre como dirigir em ladeiras e perca o medo de uma vez por todas de dirigir em subidas e descidas.

Dicas Para Dirigir Em Ladeiras

Dicas Para Dirigir Em Ladeiras

Dez Dicas Rápidas Para Dirigir Em Ladeiras Com Perfeição No Volante

  1. O sistema de freio deve estar impecável;
  2. Bombeie com toques suaves ao invés de manter o pedal do freio apertado;
  3. Diminua a velocidade e evite o efeito da inércia em ladeiras;
  4. Freio motor é melhor nas descidas;
  5. Reduza a marcha antes da descida;
  6. Ponto morto (banguela) somente nos momentos de urgência, por causa do alto risco;
  7. Jamais troque as marchas em cima da hora;
  8. Use o freio de mão se precisar manter o carro parado na ladeira;
  9. Trave as rodas no meio fio ao parar em ladeira;
  10. Dirija com calma, instabilidade emocional pode aumentar as chances de erro.

Como Dirigir Automóveis Em Ladeira?

Como Dirigir Automóveis Em Ladeira

Como Dirigir Automóveis Em Ladeira

Grande parte dos especialistas concorda que o veículo não funciona da mesma forma em ladeiras do que nas áreas planas. Por este motivo existem diversas cidades que possuem trânsito em planície, facilitando a vida dos condutores, o que de fato não é o caso da maioria das capitais brasileiras. Neste sentido são imprescindíveis alguns cuidados para que o passeio não vire tragédia.

Atenção Ao Sistema De Freio

O sistema de freio representa um dos conjuntos de itens mais importantes para que o carro não te deixe na mão em plena ladeira, fato que pode colocar não somente o automóvel do condutor em risco como também transmite riscos aos outros veículos. Tenha a certeza de que as peças do componente estão funcionando de maneira perfeita, desde os freios até o líquido. Este passo se faz fundamental porque o carro fica mais pesado quando dirigido em ladeiras, demandando maior força por parte do freio.

Outra dica importante, recomendável em nível especialista, está em bombear com pequenos toques suaves o pedal do freio, ao invés de mantê-lo apertado, como faz grande parte dos condutores inexperientes. O método permite maior ventilação ao freio, ao passo que corrige prováveis desvios na direção.

Tenha em mente que se faz necessário ter o costume de reduzir a velocidade. Isso acontece que por causa da inércia o veículo poder acelerar sozinho, prejudicando assim o funcionamento dos freios. Neste sentido se faz necessário não andar em velocidade excessiva.

Quem tem freio motor possui vantagem nas descidas, visto que a redução da velocidade feita com o pedal acaba funcionando de maneira complementar. Para permitir maior controle é interessante rodar o carro com marchas reduzidas antes da descida. Evite diminuir durante mesma, pois a ação demanda maior força por parte do sistema de freio.

Cuidado Com a Embreagem

Jamais mantenha o pé no pedal da embreagem, ou mesmo coloque o automóvel no ponto morto. Muitas pessoas apreciam a ideia de descer de banguela no intuito de economizar combustível. A medida pode ser interessante para quem está com o combustível na reserva e em busca de algum posto para abastecer. Porém, é contraindicada, visto que o condutor somente conta com o freio do pedal, sendo que existe maior risco de perda da estabilidade.

Troca De Marchas

Outro ponto indispensável neste tipo de discussão está na precisão das trocas da marcha. Para aceleração constante do carro é quase impossível ficar mudando de marchas. Por este motivo que a troca antes de chegar às ladeiras se torna imprescindível. Não se esqueça de fazer a revisão na caixa de marcha e na embreagem.

Como Parar o Carro Na Ladeira?

Quem necessita deixar o veículo estacionado em ladeiras não pode se esquecer de utilizar o freio de mão, evitando assim com que aconteça a descida involuntária do veículo para baixo, culminando em alto risco de colisões perigosas. Somente libere-o no momento em que voltar a trafegar com o veículo.

Ao estacionar o veículo em uma ladeira se faz indispensável travar as rodas da frente no meio-fio. Existem pessoas que colocam alguma pedra grande ou pedaços de madeira nos pneus, evitando com que o carro desça ladeira a baixo. Trailers que vendem lanches utilizam a técnica quando estão comercializando em terrenos íngremes.

Como Arrancar Com o Carro Na Ladeira?

Para arrancar de uma ladeira a lição é simples em termos gerais. O veículo necessita sair de primeira marcha para que a manobra seja perfeita nas ladeiras. Utilize o pé esquerdo na embreagem e o direito no freio. Na sequência é necessário colocar o carro em primeira marcha. Procure soltar com leveza a embreagem até sentir a ligeira trepidação que indica que movimentação do automóvel. Solte o pé do freio e coloque no acelerado de maneira ligeira para que o motor aos poucos ganhe força para fazer a arrancada.

Em situações emergenciais é possível arrancar utilizando o freio de mão, dica aconselhável aos condutores mais experientes, visto que durante os exames para retirar a CNH (Carteira Nacional de Habilitação) a manobra do gênero está proibida. Basta fazer o mesmo procedimento descrito acima, porém, com o freio de mão puxado. Depois de manter a aceleração é necessário descer o freio de mão e soltar a embreagem.

A principal dica indicada pelos instrutores das escolinhas de habilitação mostra que o melhor treino está em começar com aclives leves, aumentando a inclinação aos poucos. Esta representa prática que necessita de constante treinamento junto com profissionais especializados. Somente depois de saber bastante a teoria é possível colocar em prática as lições de maneira qualitativa, colaborando assim para o bom andamento do trânsito.

É necessário perder o medo. Sendo que para isto acontecer é preciso um conjunto longo de baterias focadas somente em direções feitas nas ladeiras. Não se esqueça de praticar bastante antes de marcar o exame prático final para retirar a Carteira Nacional de Habilitação.

Artigo escrito por Renato Duarte Plantier

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Dicas

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *