Normalmente as pessoas que compram o primeiro carro não possuem o conhecimento de todos os tipos de manutenção a serem feitas no sentido de fazer o bem durar por maior tempo possível sem gastos excessivos. O excesso de informação pode prejudicar no saber para economizar e obter melhor desempenho do automotivo.
A: Renovar Documento do Carro. Dicas para Cuidar de Automóvel
O documento do veículo precisa ser renovado de forma anual de acordo com as leis de transporte do país. Quem não paga o IPVA corre o risco de ter o veículo apreendido por órgãos de autuação, como a PM, por exemplo. Em cidades como São Paulo existe o dever de ter inspeção veicular que serve para saber se o veículo está em condições ambientais ideais para o tráfego, licenciamento que deve também acontece anualmente.
B: Manual do Proprietário. Dicas para Cuidar de Carro
O manual do veículo consiste no melhor conjunto de informações para os motoristas de primeira viagem saberem quais tipos de manutenção necessários, assim como os produtos indicados depois da montadora fazer testes com cientistas especialistas na área automotiva. Importante manter a qualidade do documento no sentido de valorizar o carro quando for vender no mercado de usados. Informações do gênero por vezes se encontram em formato PDF nos sites das empresas que fabricaram o veículo.
No manual dos proprietários também existem informações sobre quais os períodos de trocas das principais peças que estão compostas no sistema automotivo. Especialistas indicam seguir os prazos indicados de forma principal por montadora.
C: Revisão de Carro Usado. Dicas para Cuidar do Primeiro Carro
Por vezes as pessoas não possuem dinheiro para comprar veículos novos. Ao comprar o usado tenha a certeza de fazer todos os tipos de revisão antes de fazer a compra, de forma principal na parte elétrica, suspensão e motores, que são partes custosas para fazer a troca. Vendedores quase sempre apontam que o carro está na faixa dos seminovos que à parte externa estão impecáveis, mas por dentro trazem riscos que podem ser custosos no final das contas.
Por mais que a loja demonstre garantias de que aconteceram revisões existem pontos que devem trazer a troca de forma imediata, como no caso do conjunto de fluídos, das correias, conjunto de pneus (inclusive estepe), óleo, entre outros aspectos básicos que podem ser demonstrados por mecânicos de confiança.
D: Escolher o Combustível. Dicas para Cuidar do Primeiro Carro
Nos dias de hoje quem quer economizar com o carro também precisa escolher modelo que não gasta combustível ao extremo. Escolha interessante que pode ajudar a economizar está nos bicombustíveis. Por exemplo, quando o álcool está com valor além do que cinquenta por cento a menos da gasolina vale a pena investir no tanque. Tenha em mente que o álcool consiste em combustível que traz maiores gastos no sistema de arrefecimento do motor do que a gasolina.
A escolha também ajuda no sentido de poder abastecer com gasolina nas épocas frias do ano e álcool quando o clima está quente.
E: Cuidados com o Óleo. Primeiro Carro
Existem cuidados necessários quando for trabalhar com a troca de óleo, como no caso de jamais investigar o nível quando o carro funcionou por período além do que dois quilômetros, quando o motor fica no estado quente. Especialistas indicam esperar pelo menos doze minutos com o carro desligado antes de fazer esse tipo de troca.
Como encontra a média que aponta o óleo de forma correta? Simples, o indicador precisa estar entre o limite máximo e mínimo, ou seja, na média. Quanto maior o equilíbrio mais chances existem de aumentar o desempenho do veículo sem que o motor fique comprometido.
Ao consultar o manual dos proprietários os condutores possuem a chance de conhecer quais os produtos indicados por montadoras. Procure seguir as indicações da montadora ao levar em conta que as unidades foram testadas por especialistas antes de virar conselho oficial. A troca acontece por volta de dez a quinze mil quilômetros, o que pode variar de acordo com os costumes de motoristas nas pistas.
F: Pressão dos Pneus. Primeiro Carro
Especialistas indicam ser necessário trafegar com a pressão correta para que não aconteçam danos não apenas na borracha dos pneus como também em aumentar o consumo de combustível, o que pode ser custoso no final das contas. Motoristas devem calibrar em cada duas semanas, o que pode variar para mais ou a menos de acordo com a rotina no volante e as condições de ar.
Procure verificar com menos de dois quilômetros de tráfego. Acontece que a força do calor promove aumento no nível de ar de forma falsa. Quem tem bombas com reguladores em casa possui melhores chances de colocar ar de forma correta. Não se esqueça de também regular a pressão do estepe. Nunca se sabe quando vai precisar dele!
G: Água no Carro. Cuidados com o Primeiro Carro
Necessário verificar a qualidade de água no radiador para que o motor não sofra danos no futuro. Especialistas dizem ser necessário colocar conteúdo filtrado que possui menos chances de trazer poluentes. Atenção! Jamais coloque água quando o carro estiver quente! Quando acontece mistura com o conteúdo frio surgem ações adversar que trazem água fervendo para fora que causa danos sérios na pele.
Não se pode ignorar o fato de que no sistema de arrefecimento não existe apenas a necessidade de água como também do fluído que ajuda a diminuir o número de impurezas da água para o motor. Grande parte das opiniões de especialistas indica que a troca da composição deve acontecem em cada quinze mil quilômetros. Em casos de vazamentos a melhor dica está em procurar mecânicos de confiança para arrumar o problema antes que outras partes do sistema fiquem com danos custosos em termos monetários.
H: Garantia: Cuidados com o Primeiro Carro
Quem comprou o primeiro carro no mercado de zero quilômetro de forma usual possui alguns anos de garantia que devem ser aproveitados ao máximo por clientes. Não se esqueça de verificar as peças de acordo com o prazo do manual dos proprietários.
Artigo Escrito por Renato Duarte Plantier