Dicas para Andar de Moto com Segurança

Os motociclistas costumam dizer que andar de moto é muito mais do que um simples exercício de locomoção: é uma arte, um estilo de vida que preza pela liberdade e pelo espírito de conhecer as coisas e de entrar em contato com culturas diversas. Por isso, andar de moto é muito mais do que simplesmente sair por aí de duas rodas: requer técnica e habilidade e alguns cuidados fundamentais para que sua viagem não se transforme em um pesadelo.

Infelizmente, andar de moto é pouco seguro: dos meios de locomoção, se forem contados aqueles que não são pilotados pelo condutor, como avião e barco, a moto é o de maior nível de acidentes, fatais, com sequelas ou acidentes comuns. Isso é causado pela pouca prudência dos motoristas quando estão na garupa, a pressa excessiva em lugares indevidos e o não uso de equipamentos de segurança primários, como é o caso do capacete. 

Guia Rápido para Andar de Moto

A seguir está um guia simples e prático sobre como andar de moto em segurança. Aqui estarão dicas de como cuidar de sua moto, como usar corretamente os equipamentos de segurança, modos de se posicionar na garoupa e muito mais. É importante que essas dicas sejam adaptadas para as necessidades de cada um, ou seja, que elas se adeque conforme for a sua necessidade.

Esteja sempre ereto e seguro na moto: Essa dica tem muito mais a ver com posicionamento. O seu posicionamento na moto é importantíssimo para que você consiga pilotá-la bem. Primeiro, fique firme na moto. Posicionem-se de forma a aguentar todos os trancos e eventuais quedas que a moto irá lhe proporcionar. Ficar firme na moto é fundamental para que você se sinta confortável e a pilote em segurança.

Se não sentir firmeza, posicione-se novamente e busque a posição que mais se adéqua ao seu corpo. Você pode usar a regulagem que a moto tem para ficar mais alta ou mais baixa. O famoso guidão seca sovaco não é recomendado nesses casos, pois ele não proporciona o conforto necessário para uma boa pilotagem. 

O Que é Preciso Usar?

Use o capacete

Usar o capacete não é dica, é obrigação. Está na lei e quem for pego não usando o capacete enquanto estiver pilotando uma moto corre o risco de levar multas e ter a carteira apreendida. Portanto, nunca saia de casa sem capacete. Procure um que se adéque ao tamanho de sua cabeça e que tenha viseira protetora, ou seja, aquele que tem um vidro transparente, para no caso de chuva, a água não atrapalhar sua visão. Esse é um dos equipamentos primordiais para o motociclista, portanto nunca saia de casa sem seu capacete. 

Aprenda a inclinação nas curvas

A inclinação nas curvas e a falta dela é um dos principais motivos de quedas, acidentes e mortes durante a pilotagem de motos. Portanto, treinem em ruas pouco movimentadas movimentos de curvas suaves, curvas acentuadas e curvas em alta velocidade com sua moto, sempre usando o capacete. Quanto mais treino, mais preparado você estará para aguentar as situações do dia a dia, tanto na cidade quanto na estrada. É importante também treinar durante a chuva, pois essa é uma das situações mais perigosas para os motociclistas. 

Atenção, concentração e foco

Enquanto estiver pilotando uma moto, tenha muita atenção em todos os detalhes da moto e do percurso, e mantenha seu foco. Caso esteja fazendo um passeio turístico, ele permitira desviar a atenção, pois com certeza a velocidade será menor. Mas atente para detalhes e para as circunstâncias da pista, do clima e de tudo que o cerca. Estar ciente do ambiente em que está é um importante passo para ter noção de como proceder em casos de emergência.

Tenha sempre o kit de primeiros socorros e o kit de emergência

Emergências e acidentes ocorrem. Para evitar que essas fatalidades sejam graves, tenha sempre os kits de primeiros socorros e o kit de emergência, com triângulo de atenção e as ferramentas específicas para moto, dentro da moto. É importante que isso seja atualizado, pois em qualquer inspeção a moto será levada e serão checados todos os itens de segurança.

Use óculos de sol

Quando estiver de sol, use óculos de sol. Eles protegem a visão e impedem que o sol atrapalhe a visão do motociclista. Como a pintura dos carros tende a brilhar, um simples raio de sol pode refletir a causar um acidente. Óculos de sol são fundamentais em viagens longas ou quando se vai pilotar na luz do dia. É um item de segurança de todo motociclista e serve também como forma de personalização e de identificação.

Vista sempre a roupa adequada

O motociclista tem a roupa adequada para qualquer situação, geralmente é um macacão preto, que o cobre da chuva, do calor excessivo e do frio. Use sempre essa roupa, junto com um calcado de sola dura e bem preso ao pé. Jamais pilote uma motocicleta de chinelo, sandália, ou de bermuda, pois ela pode esquentar e queimar suas pernas. Também evite usar roupas muito finas, pois elas podem passar o calor para o corpo e fazer com que o motociclista sinta muito desconforto durante a viagem. 

Se forem levar pessoas, leve com segurança

Siga todas as regras de segurança quando for levar pessoas na garupa. Recentemente, uma lei foi aprovada e agora todos os passageiros de motos são obrigados a usar capacete. Esse é apenas um dos itens de segurança, já que são diversos: estar bem posicionado, ter uma roupa bem colocada, entre outras. É importante que o passageiro esteja seguro, pois ele afeta a forma de dirigir a moto, que fica mais pesada e passa a ser mais exigida em cursas e em acelerações. O bem estar do passageiro também é fundamental para que o motorista se sinta seguro e possa desenvolver suas manobras sem preocupações com a segurança da moto.

As dicas não são obrigatórias (embora o uso do capacete e outras dicas de segurança sejam), mas é importante seguir e estar sempre atento à boa direção da moto.

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Dicas

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *