Uma vez que os seus pneus são a única ligação entre o seu carro e a estrada, o cuidado com os pneus é um fator importante para se manter seguro ao dirigir. O artigo de hoje oferecem algumas dicas para manter os pneus.
Seu carro suporta uma quantidade diferente de peso em cada pneu. A fim de obter um desgaste uniforme e prolongar a vida útil de seus pneus, faça o rodízio de tempos em tempos. A recomendação usual é de que um carro faça o rodízio dos pneus a cada 5.000 quilômetros.
Os pneus também precisam de uma quantidade certa de ar, e um calibrador deve ser utilizado para verificar a pressão mensalmente. Um pneu muito cheio vai gastar de forma irregular. Pouco ar também provoca desgaste irregular e coloca um estresse desnecessário no objeto.
A falta de calibração pode causar perda de controle. O alinhamento adequado maximiza a vida útil de seus pneus. O alinhamento é o ajuste dos ângulos das rodas de modo que todos os quatro pneus estejam perpendiculares ao chão e paralelos uns aos outros.
Os pneus são uma parte importante do carro, pois quando eles não estão bem o motorista encontra muitas dificuldades para guiar. Muitos não sabem, mas é necessário ter alguns cuidados com os pneus para garantir que eles estejam sempre em plena forma. A manutenção dos pneus também é algo de extrema importância na rotina dos cuidados com o carro.
Além de cuidar bem dos pneus para manter a segurança nas estradas, vale dizer que, na hora de trocar, o conjunto pode sair muito caro. Dessa forma, se você cuida bem dos pneus eles duram muito mais tempo e te ajudam a economizar bastante na manutenção do seu carro. Conheça todos os cuidados necessários.
A Calibragem dos Pneus
Muitas pessoas não levam a calibragem a sério e nunca param no posto somente para isso, mas trata-se de um cuidado que ajuda a aumentar a vida útil dos seus pneus. Outra questão muito séria sobre a calibragem é que quase ninguém sabe exatamente qual a calibragem correta para os seus pneus.
Leia com atenção o manual do veículo no qual consta qual é a calibragem correta para os pneus do seu carro. Fique atento também para o fato de que, em muitos casos, a calibragem dos pneus da frente é diferente da calibragem dos pneus de trás. O tanto de peso que o carro transporta também influencia diretamente na calibragem ideal.
Para se ter uma ideia, quando os pneus têm calibragem abaixo do necessário podem começar a ter um desgaste maior nas bordas. Já em casos da calibragem estar muito acima do recomendado o desgaste pode acontecer no centro da banda da rodagem. Ou seja, na hora de calibrar tem que saber qual é a calibragem necessária.
Fala Rodízio dos Pneus
Uma forma de preservar mais os pneus do seu carro é fazer rodízio entre o conjunto, pois inevitavelmente os pneus terão gastos diferentes devido a sua posição. Uma dica legal é fazer esse rodízio depois de uns 5.000 km rodados. Trata-se de uma forma de deixar os seus pneus como novos por mais tempo e também manter a segurança com o desgaste por igual.
O Balanceamento
O balanceamento dos pneus deve ser feito de forma regular para garantir a qualidade e maior durabilidade deles. A recomendação dos especialistas é que o balanceamento seja feito a cada 10.000 km rodados. Não deixe de fazer o balanceamento e manter os seus pneus como novos.
Alinhamento ou Geometria
O procedimento de alinhamento, que também é chamado de Geometria, é bastante importante para evitar que os seus pneus se desgastem de forma irregular. Uma dica interessante é fazer o alinhamento e o balanceamento ao mesmo tempo, ou seja, a cada 10.000 km rodados.
Esse pequeno roteiro de cuidados de manutenção dos pneus do seu carro ajudará a preservá-los e mantê-los como novos por muito mais tempo. Dessa forma, você economiza mais e também tem mais segurança no seu carro. Não é difícil e nem caro manter o seu carro sempre em dia e os pneus mais bem cuidados.
Alinhamento de Pneus – Dr Pirelli
Cuidados Com os Pneus
Além de fazer a manutenção dos pneus do seu carro, é importante ter cuidados de armazenagem também dessa peça. Confira as nossas dicas abaixo e mantenha os pneus armazenados de forma correta.
Guardar os pneus num local fresco e seco é importante para garantir a preservação dos mesmos. Outra coisa muito importante é não expor os pneus a produtos que sejam derivados do petróleo como gasolina, solventes, lubrificantes e querosenes. Evite também o contato com desinfetantes e ácidos.
O cuidado para não expor os pneus a temperaturas muito altas também é muito importante. A luz solar direta deve ser evitada, pois em grande parte é que vai desgastando os pneus. Além disso, no caso de você ter comprado um conjunto de pneus antes de precisar utilizá-los e seja necessário armazená-los, fique atento para não causar tensão ou compressão entre eles.
Não empilhe os pneus para que eles não se deformem. Não deixe de observar o visual da carcaça e também de banda de rodagem de forma regular. Um bom cuidado com os pneus que, por algum motivo deverão ficar parados, é coloca-los sobre um cavalete ou suspensos de alguma forma para evitar que se deformem.
Outro cuidado muito importante é saber que os pneus possuem validade, ou seja, ficar de olho na data de validade para ter a certeza de que os seus pneus ainda estão em condições de ser usados. Se for difícil fazer a verificação da data procure o fabricante para se informar onde essa informação pode ser consultada.
Um grande problema que atinge os pneus é fato de que muitos motoristas procuram deixar os pneus com um visual mais bonito com a ajuda de produtos químicos que podem causar desgaste na borracha. Antes de primar pela aparência dos pneus do seu carro verifique se o produto em questão não contém muita química que pode ressecar os pneus.
Esse ressecamento da borracha pode causar rachaduras no pneu e assim fazer com que ele estrague mais rapidamente. O que é mais importante, a aparência do pneu ou a qualidade dele? Pese isso na balança antes de aplicar produtos para maquiar os pneus.
Observar como os pneus estão se comportando durante a direção do carro é uma forma de perceber se há algo errado. Um dos principais problemas que podem ser observados é a chamada aquaplanagem, quando o carro parece que está esquiando sobre a água. Quando o motorista percebe esse comportamento, precisa se preparar para realizar a troca dos pneus, pois está oferecendo risco a si mesmo e a outros motoristas.
A falta de aderência dos pneus é um grande problema, pois traz uma insegurança e instabilidade para o motorista guiar o seu carro. Esse é um dos motivos de muitos acidentes, então quando sentir que os pneus do seu carro não tem mais aderência está na hora de pensar em trocar.
Um dos cuidados mais importantes é saber reconhecer quando os pneus não tem mais condições de uso, ou seja, que chegou aquele momento de desembolsar uma boa quantia e comprar um conjunto novo.
http://www.youtube.com/watch?v=Ssa3gKQwzUQ