Cuidados Para Não Atropelar Pedestres e Não Ser Atropelado

Cuidados são necessários para pode lhe dar com o trânsito na figura de pedestres ou automotivos. Veículos precisam de a atenção necessária para não colocar a vida das pessoas que estão andando ou atravessando a rua em risco. Quem está a pé também deve evitar arriscar a integridade física por causa do tempo, como atravessar rodovias perigosas sem estar na faixa de pedestre e correr o risco de ter o corpo atropelado por carro em alta velocidade.

Uso Da Tecnologia

A tecnologia da atualidade permite com que empresas desenvolvam softwares para veículos que possuem a capacidade de identificar um corpo que atravessa a rua rente ao veículo ligado e por consequência trava o motor para que não aconteça o acidente. Os pedestres que trafegam com poder de tecnologia em defesa de trânsito também podem aumentar as chances de não sofrer colisões com automotivos.

Cuidado Ao Dirigir Nas Zonas Escolares

De acordo com a ONG Salve as Crianças do Brasil, as crianças menores de onzes anos que atravessam a rua falando no telefone celular possuem maiores riscos de serem atropeladas, pelo menos em trinta por cento. Nesse sentido os motoristas que trafegam em zonas escolares possuem a obrigação de pisar no freio e se adequar aos limites de velocidade estabelecidos na placa. Caso não exista a sinalização os olhos devem aumentar a atenção no sentido de notar crianças ao redor e trafegar de forma simples.

Quais As Principais Dicas Para Pedestres Não Serem Atropelados?

  1. Necessário ter o máximo de cuidado no momento de atravessar a rua. Por exemplo, ao invés de correr e contar com o risco de escorregar e ficar em zona de riscos entre os veículos que trafegam na pista se faz necessário andar com calma, apenas depois que ter a plena certeza de que nenhum automotivo ou bicicleta segue o caminho. Caso o local em que deseja atravessar tenha tráfego constante e perigoso, então não existe o semáforo para controlar a pista. Apenas a atravesse quando tiver cem por centro seguro, não coloque a vida em risco por causa de pequenos detalhes. 
  2. Quando atravessa a rua se faz necessário se lembrar das lições que foram ensinadas enquanto criança. Não apenas olhar bem os dois lados antes de atravessar como também optar em usar a faixa de pedestre em grande parte dos casos, em principal nos momentos que não existe a completa certeza da ausência de veículos, como nos pontos perto de cruzamentos ou de longas curvas com motoristas que trazem o costume de dirigir em alta velocidade.
  3. Apenas faça a travessia nos momentos em que o sinal estiver no vermelho aos veículos e verde para pedestres. Se existirem passarelas que estão disponíveis ao tráfego de pedestre não pense duas vezes em usar e ao mesmo tempo ficar seguro, o uso deve acontecer em principal entre as pessoas que não possuem pressa no momento. 
  4. Tenha uma visão panorâmica completa antes de atravessar, não olhe apenas para os lados como também à frente e para trás por questão de segurança. Não tenha a certeza de que o carro vai diminuir a velocidade apenas porque se está passando. Se o motorista apontar para atravessar diga que ele pode ir antes, não corra nenhuma espécie de risco, tenha em mente de que nunca se sabe o que as outras pessoas idealizam na cabeça.
  5. Procure não usar as crianças como escudo para pode atravessar com segurança, procure faz a defesa corporal ficando entre os veículos e o público infantil que faz a travessia no mesmo instante. Não foque em outra ação a não ser atravessar a rua e perceber se existem veículos no caminho. Por exemplo, o ato de atender o celular ou enviar mensagens pode prejudicar na segurança atravessar e aumentar as chances de acontecerem colisões. Nem pensar ou trocar a faixa do tocador de MP3 no exato momento de atravessar a rua. 

Quais As Principais Dicas Para Os Motoristas Não Atropelarem Pedestres?

Os motoristas precisam da consciência de que ficar atrás de um volante também representa estar com uma arma não quando não se segue as regras do trânsito, entre elas a de respeitar ao máximo os pedestres, ciclistas e motociclistas que compartilham da via. Necessário diminuir a velocidade em locais que possuem constante movimentação de pessoas ao redor. Procure diminuir quando possível nos momentos que avistar grupo que está prestes a cruzar a faixa.

Fique com os olhos atentos aos gestos dos demais motoristas que estão no trânsito. Caso tenha insegurança uma vez que há carros parados no caminho, então existe a necessidade de diminuir, de forma especial quando não há espaço reservado para poder ultrapassar com segurança.

Dicas Para Ciclistas Não Serem Atropelados

Com o tempo e por causa da falta de infraestrutura do governo em investir nas ciclovias aumenta o número de acidentes que envolvem motoristas e ciclistas. As duas classes de transporte entram em colisão de forma direta em grande parte das vezes que o carro bate na pessoa que está pedalando na bike. Para aumentar o nível de segurança os ciclistas precisam investir nos farol, fato que é exigido de acordo com as leis do tráfego em terras nacionais. Inclusive de dia existe a necessidade de apostar nas luzes brancas que ampliam o destaque mesmo com a luz solar batendo forte na pista.

Quem investe nas compras de unidades com sistema LED ganham em até vinte vezes o poder de durabilidade e as chances de aumentar a visibilidade nos momentos em que estiver em cima da bicicleta. Tenha em mente de que a mesma segurança precisa existir nos capacetes, ou seja, existe a necessidade de existirem lanternas que trabalha para iluminar o caminho e ao mesmo tempo se fazer presente no trânsito para que os motoristas diminuam as chances de colidirem a trazer acidentes que podem causar danos físicos sérios ou mesmo a morte.

Por fim e não menos importante está a necessidade em estar com a buzina em condições plenas para o uso. Toma nota de que não podem falhar nos momentos que os ciclistas mais precisam.

Artigo Escrito por Renato Duarte Plantier

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Dicas

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *