A temporada de viagens de verão preocupa por causa dos preços do gás aumentando no país. Porém, a preocupação deve estar além do que a questão do consumo no que tange a segurança de todas as pessoas que estão presentes dentro do carro.
Dicas e Cuidados: Carro Antes De Viajar
- Agendar um check-up. Realizar a manutenção básica do seu veículo antes de sair representa ponto fundamental para garantir segurança na viagem, assim como a verificação limpadores e níveis de fluido. Além disso, agende qualquer serviço necessário, tais como mudanças de óleo ou regulagens, aumentando as chances do veículo ficar confiável e eficiente.
- Atenção à Bateria. Verifique a carga para ter certeza que é forte. Preste atenção no que tange aos terminais limpos. Um pouco de água irá fazer o trabalho. A viagem não é divertida se o seu carro não pega.
- Inspecione os pneus para quaisquer fissuras ou saliências na parede lateral. Devem ter uma boa quantidade de banda de rodagem. A maneira mais fácil de medir isso, se você não tem um medidor, é olhar a um quarto de cabeça para baixo na banda de rodagem.
- Certifique de que a pressão dos pneus está definida para os números que são impressos no cartaz no atolamento da porta do condutor, ou conforme o limite listado no manual do proprietário do seu carro. Quem precisar substituir e avaliar os pneus de caminhão precisa escolher o melhor modelo de acordo com as condições oferecidas na pista.
- A carga do carro inclui todos os passageiros e bagagens. Esteja ciente de que a economia de combustível é reduzida com menos peso. Caixas de telhado devem ser preenchidas com luzes volumosas. Cargas pesadas sobre o telhado tornar o veículo mais difícil de lidar nas situações de emergência e aumenta o risco de capotamento. Se não estiver em uso, remova o rack de teto.
- Inspecione as pastilhas de freio do seu carro para ter certeza de que elas não estão desgastadas ou precisam de substituição.
- Não se esqueça dos suprimentos em caso de acidente ou problema médico. Estoque no carro o kit de emergência, em especial uma lanterna, cobertor, kit de primeiros socorros e algumas ferramentas básicas. Além disso, traga água e lanches extras, nunca se sabe o que pode acontecer na longa estrada da vida.
- Sistema de Navegação GPS irá ajudar a chegar onde você está indo, o que torna fácil para encontrar postos de gasolina e restaurantes ao longo do caminho. Dispositivos habilitados podem avisar a presença congestionamento da estrada. Outras unidades podem ajudar a encontrar rota alternativa. Além disso, pode ser útil aos serviços de emergência diretos à localização acontecer algo.
- Quem estiver dirigindo com crianças deve se certificar de embalar lanches suficientes, água, jogos, vídeos e música para manter o público infantil confortável e ocupado durante a viagem. Do contrário será necessário perder algumas horas para se alimentar de Fast-Food ou realizar paradas em pequenos parques encontrados no caminho.
- Paciência pode ser considerada como a alma do verdadeiro viajante. Pode fazer sentido dirigir à noite ou no início da manhã a evitar o rush e garantir chegada ao seu destino a tempo e com o mínimo de estresse, a doença que mais mata pessoas na atualidade.
- Certifique-se de contar com paradas para descanso e necessidade de ir ao banheiro. Um dispositivo de GPS com informações de trânsito e um guia de saída pode ajudar a navegar em torno de congestionamento e ajudar a encontrar locais de parada ou mesmo atalhos para chegar ao destino com menos paradas por causa do trânsito lento.
- Certifique-se de que está dirigindo com segurança e seguindo as regras da estrada. Não se pode ignorar o fato de que condutores podem tomar multas em Estados diferentes dos demarcados nas placas do veículo infrator.
- Verifique os fluidos no carro. Verificar o nível do líquido de refrigeração, óleo e freio pode ajudar a evitar acidente ou avaria desnecessária.
- Verifique a pressão de ar. Estes devem ser impressos no manual do proprietário ou no adesivo dentro do corpo onde a porta do condutor se fecha. A pressão indicada no lado do pneu é máxima e não deve ser excedida. Além disso, não se esqueça de verificar a pressão de reposição.
- Lave seu carro. No mínimo, limpe as janelas do carro para obter melhor visibilidade. Vale ressaltar que viajantes matinais podem correr riscos de ter neblina atrapalhando o caminho.
- Verifique para ter certeza de que todas as luzes e sinais estão funcionando no carro. Você vai precisar da ajuda de outra pessoa para isso. Sente-se no carro, ligue cada luz ou sinal e pergunte ao seu amigo para lhe dizer se está funcionando ou não. Substitua as lâmpadas conforme necessário.
- Certifique-se que você tem todo o equipamento de emergência dentro do seu carro e que tudo funciona corretamente. Equipamento de emergência inclui mapa, telefone celular, pneus de reposição e kit de emergência.
- Limpe o lixo desnecessário do carro. Nada estraga uma viagem como o cheiro de batata frita velho que caiu sob o assento.
- Dê uma olhada no manual do proprietário do seu veículo e não se esqueça de manter em sua caixa de luvas de viagem. O manual do proprietário contém uma série de informações úteis de como puxar um reboque, mudar o pneu furado e onde está localizada a tomada.
- Se precisar completar o óleo do motor ou outros fluidos durante uma viagem, você pode encontrar as especificações de capacidade no manual do proprietário. Ele também contém instruções sobre como dar início a um carro quando morre a bateria, o que fazer se o motor sobreaquecer, como mudar uma lâmpada do farol dianteiro e muitos outros.
- Para verificar o óleo do motor estacione o carro em um local plano, aqueça e desligue o motor. Espere um minuto permitindo que ao fluído chegar até o cárter. Puxe a vareta para fora, limpe com um pano limpo ou uma toalha de papel e coloque de volta por completo.Se o óleo do motor estiver muito preto, é melhor mudar agora. Quando o nível estiver baixo se pode cobrir com o mesmo tipo que já tinha no motor.
Artigo Escrito por Renato Duarte Plantier
Categoria(s) do artigo:
Dicas