Cuidados Com a Troca De Óleo Do Seu Carro

Em primeiro lugar, permita mostrar fatos por trás da troca de óleo a cada 6 meses ou 5.000 quilômetros, o que ocorrer primeiro com você. Se você olhar no manual do proprietário, você vai ver dois tipos diferentes de programas de manutenção para seu carro: condições severas e condições normais de condução. A grande maioria dos motoristas se categoriza como utilização severa.

Cuidados Com a Troca De Óleo Do Seu Carro

Cuidados Com a Troca De Óleo Do Seu Carro

Não que você seja culpado disso, mas o acelerar e frear constante que o trânsito das cidades nos obriga, viagens curtas de menos de trinta quilômetros, e dirigir em clima de chuva e também em temperaturas extremas, sejam elas quentes ou frias, causam impacto em seu motor. O que é considerado condições normais de condução é simplesmente ligar o seu carro, deixando-a chegar a temperatura mais quente e depois dirigir cerca de 100 quilômetros sem parar, em velocidade constante durante todo o tempo, para depois desligar o veículo. Só por isso podemos ver como a condição “normal” de condução não se aplica a muitos.

A Troca De Óleo

Se você se identificou com o uso mais austero do veículo, vai ver que a recomendação para a troca de óleo e filtro é entre 3.000 e 5.000 quilômetros. Este é um intervalo de quilometragem justo e prevê o plano de serviço ideal para o seu óleo do motor. Mas, o que acontece se você ultrapassar essa quilometragem?

A Troca De Óleo

A Troca De Óleo

Não importa qual marca você usa ou prefere, o óleo afina devido ao aquecimento interno e ao atrito, portanto, precisa substituído após determinada rodagem. Mesmo os óleos sintéticos, que alguns acham que pode durar mais tempo, também avaria e exige a troca. Todo o fabricante de óleo quer que você pense que 3.000 quilômetros é o máximo e depois precisa de troca. Por quê? Porque eles vendem óleo, e quanto mais frequente for a troca de óleo, mais poderá ser vendido.

Sua melhor aposta é estar dentro das sugestões do fabricante, uma vez que são os únicos a oferecer a garantia do carro. Uma vez que a garantia acabe, eu sugiro que você faça o que você fazia antes.

Especificação De Óleos

A questão seguinte, que também é muito frequente, é: Qual tipo de óleo que você deve usar? A maioria dos veículos indica bem em cima da tampa do óleo que peso eles recomendam, assim como no manual do proprietário. Os óleos 5W30 e 10W30 são os mais comuns, e que são recomendados para a maioria dos veículos hoje.

No entanto, se você tem um motor diesel, o óleo padrão é 15W40. Agora vamos explicar o que é essa nomenclatura. O “W” em 5w20 ou qualquer outro óleo NÃO significa peso. Os óleos de multi viscosidade têm responsabilidades de temperatura e variáveis, para que possam funcionar corretamente. A coisa mais difícil em um motor a partir do ponto de vista da lubrificação é o arranque.

Na primeira vez que você liga o carro, todo o óleo do motor está colocado na parte inferior do cárter, até que a bomba de óleo empurre o óleo através das peças para a parte superior do motor. Quanto mais fino for o óleo, mais rápido ele irá chegar ao topo de seu motor e assim irá lubrificar as partes superiores do motor. Assim, a matemática simples iria dizer que o número à esquerda do w é o peso do arranque. O óleo 5W30 chega ao topo do motor de duas vezes mais rápido que o 10W30 quando você dá a partida a frio.

Para a maior parte, uma vez que o óleo de motor se aqueceu à temperatura correta do motor, ele opera em  temperatura a um peso de 30w. Isso pode também ser ilustrado nos manuais de proprietário do veículo, que mostram a gama de temperatura dos pesos de óleo diferentes com base na temperatura exterior.

Em segundo lugar, qualquer um que diz que você não pode trocar de marca de óleo ou tipos de óleo está redondamente enganado. A menos que, você esteja sob a garantia do fabricante e que o fabricante exija que não se faça alteração da marca de óleo, sob pena de perder a garantia do veículo. Não sendo assim, você pode usar qualquer marca que você preferir. Não deixe que te digam o contrário.

A Luz De Óleo Do Motor

O último item de que vou mencionar sobre as trocas de óleo é sobre a luz de vida útil do óleo, que acende quando o veículo detecta algo errado. Essas luzes ou medidores ajudam a lembrar os proprietários que seu veículo está no momento crítico para uma troca de óleo. Embora elas sejam úteis, a medida de que o óleo esteja no fim de sua vida útil às vezes pode ser enganosa.

Importante se dizer também que essas luzes do painel podem não estar em sincronia com o intervalo adequado de tempo ou de quilometragem para que se realmente precisa de uma troca. Estas luzes ou medidores não tem como ter um controle restrito de sua quilometragem do odômetro. Aqui estão dois exemplos:

Você trocou o óleo hoje, dirigiu-se ao supermercado e, em seguida, voltou para casa. Justo nesse momento, a luz de troca de óleo acendeu. Por quê? O sensor da lâmpada de óleo é programado para acender em uma determinada quilometragem, porém você se antecipou e fez antes. Quando chegou a hora programada, a luz fez o seu trabalho.

Você já dirigiu 4.642 milhas e luz de troca de óleo ainda diz que você tem 45% de margem para chegar a hora de trocar de óleo. Por quê? Resposta: A maioria destas luzes são definidas para acender em 5000 ou 7500 quilômetros, algumas num intervalo ainda maior.

Parte disso pode ainda parecer confuso, mas não era para ser tanto. Algo tão simples como a troca de óleo não deve ser tão complicado, mas é para muitos devido as informações dos comerciantes sendo diferentes das informações de mecânicos, centros de lubrificação rápida, e funcionários que trabalham nas lojas especializadas. Esperamos que este artigo tenha sido útil para que você tenha uma melhor compreensão deste processo.

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Dicas

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *