Comprando Um Carro Usado

A compra e venda de carros usados em nosso país tem forte apelo desde o advento do automóvel. Os particulares, as concessionárias, membros de família, todos foram envolvidos no processo. Alguém, em algum lugar tem um carro para a venda, ou alguém está querendo comprar um carro em qualquer canto.

Este tipo de compra e venda tem um fenômeno inexplicável. Muito raramente um carro fica numa situação em que não há um comprador para ele. No outro lado da moeda, se uma pessoa está querendo comprar, nunca há falta de carros para à venda. Não se pode ter a certeza da relação entre os compradores e os vendedores, mas parece haver uma abundância de ambos. A alta proporção de ambos os campos igual a abundância de compra e venda.

Feirão

Feirão

A compra de um carro tem que ser marcada pela diversão. A maioria aventura numa compra de carro é a emoção da caçada. Seja um carro esporte, um sedan, um conversível, talvez até um caminhão. A cor, quilometragem, ainda não se encaixam? Estes são os itens que acompanham a pesquisa.

Atualmente, quase todo mundo precisa de um carro para realizar as atividades do dia a dia como trabalhar ou simplesmente ir de um ponto a outro da cidade. Porém, nem todo mundo pode comprar um carro 0 km do ano e, por isso, muitas pessoas optam por comprar um carro usado.

Se você está pensando em comprar um carro usado, mas está com medo de estar levando apenas problemas e um gerador de receita para o mecânico, veja algumas dicas imprescindíveis para escolher o melhor modelo possível. Comprar um carro usado não precisa ter segredos e nem mesmo ser uma atividade de risco.

Como Escolher o Melhor Carro Usado

Antes de qualquer detalhe técnico, é interessante observar porque o dono anterior está vendendo o seu carro. A maior oferta de crédito nos abre um bom leque de possibilidades, pois algumas pessoas vendem os seus carros atuais já de olho em comprar um 0 km do ano e outras acabam entrando numa enorme dívida com as parcelas do auto e precisam passá-lo adiante para aliviar as dívidas.

Essas duas razões não implicam em nenhuma complicação no carro, porém, muitas pessoas se arrependem da compra pelo fato do modelo consumir muito combustível, apresentar algum problema mecânico ou ser realmente uma pedra no sapato. Por essas razões devemos sempre seguir uma rotina de testes antes de bater o martelo e escolher o carro usado que vamos comprar.

Carro Usado

Carro Usado

O Teste Drive é Fundamental

Não dá para comprar um carro sem testá-lo antes, isso vale para os usados e também para os 0 km da concessionária. Muito mais do que avaliar apenas as condições do automóvel também precisamos estar atentos à dirigibilidade do mesmo, o quanto nos sentimos confortáveis dentro desse carro.

Claro que no caso dos usados também é necessário observar se o carro faz “barulhos” enquanto está sendo guiado, dentre outras questões. Uma coisa importante é entender que o teste drive em geral é feito por um ou dois km com o vendedor do carro lhe mostrando tudo de maravilhoso que o modelo tem.

Teste Drive Carros Usados

Teste Drive Carros Usados

Dessa forma, fica bem difícil conhecer os defeitos do carro, para se sentir mais seguro é ideal poder passar um tempo mais longo com o carro. Tente convencer o vendedor a deixar o carro com você por algumas horas. No caso de o vendedor não concordar, você pode levar no teste drive um mecânico de confiança para fazer um “check up” no auto.

Lembre-se que assim como o vendedor deseja ter segurança quanto ao seu pagamento pelo veículo, você também deseja e tem o direito de saber que não está levando gato por lebre. Não se intimide e confira todos os detalhes, seja chato nesse momento para não passar por situações desagradáveis depois.

Modelos Abacaxi: Fuja Deles

Alguns carros deviam ter o título de carros “abacaxi”, pois é exatamente isso o que se tornam na vida de seus donos. Existem carros que ninguém quer e para não cair na armadilha de comprar um desses descubra que tipo de carro eles são e como podem ser camuflados durante um processo de compra e venda.

Em geral, os carros que são tidos como problemáticos são os que têm dificuldade de revenda, ou seja, que mais para frente será difícil para o seu dono conseguir um comprador. Um estudo de mercado revelou que o brasileiro gosta de carros das cores preto e prata.

Carros "Abacaxis"

Carros “Abacaxis”

Isso se dá porque essas cores são bastante sóbrias e discretas, tornando o carro muito mais fácil de vender. Modelos de cores extravagantes como um verde metálico ou um amarelo ovo, por exemplo, acabam diminuindo o valor do modelo, pois será complicado encontrar alguém que deseje um modelo que chame tanta atenção.

Uma desconfiança que surge na hora da compra é em relação aos carros brancos e laranjas, é inevitável suspeitar que eles foram usados como táxi em outros tempos. Raramente alguém deseja comprar um carro que já rodou tanto como táxi, não é mesmo?!

Se o carro usado que você está pensando em comprar é importado, é bom pensar em algumas coisas como, por exemplo, se tem assistência técnica da marca desse carro a sua disposição e também se o valor dele não será depreciado rapidamente. Os carros importados passam por fases de preço e durante um certo período valem muito e depois tem o seu preço decaindo.

Problemas com Carro

Problemas com Carro

O próximo tipo de carro “abacaxi” são aqueles que já saíram de linha de produção, na maior parte dos casos são os apaixonados por carros que compram um modelo desses. Porém, saiba que será difícil e caro fazer a substituição de peças uma vez que o modelo já foi descontinuado.

Um outro item que você deve observar é a suspensão do carro, pois muitos motoristas estão rebaixando as suspensões para dar um visual mais cool e rápido para o seu carro, porém, se você não pretende deixar o seu carro dessa forma, vale a pena conferir se a suspensão foi mexida.

Diga-me de Quem Compra…

Uma das questões mais importantes na hora de comprar um veículo usado é saber exatamente de quem se está comprando, pois assim teremos mais segurança para acreditar que o modelo é bom mesmo. Por isso, sempre que tiver a chance de comprar um carro usado de um amigo ou conhecido aproveite. Quando o carro é de alguém que já conhecemos já sabemos quais são os seus defeitos e até mesmo do que esse amigo tanto reclamava quando estava ao volante do seu carro.

Fique de Olho nos Carros de Sinistro

Uma forma de comprar carros usados com grande desconto é participar de leilões de sinistro, em que carros que se envolveram em acidentes e foram recuperados são vendidos por preços bem abaixo da tabela. Porém, a economia pode ter um preço alto demais.

Uma questão que incomoda nesse tipo de leilão é o fato de que o máximo que se permite de contato entre possível comprador e carro é abrir o capô do mesmo. Lembre que o carro se envolveu em algum tipo de sinistro e, por isso mesmo, pode ter “cicatrizes” profundas e invisíveis a olho nu. Só opte por esse tipo de compra se não tiver outra alternativa, no caso de comprar nesse tipo de leilão procure uma empresa de confiança.

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Dicas

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *