Compensa Comprar Um Carro Que Já Saiu De Linha?

Essa representa uma das grandes dúvidas no mundo automotivo. Ao comprar o veículo que saiu de linha existe a necessidade de ter em mente que o seguro será caro de forma direta por conta da falta de peças no mercado. Por outro lado, o estilo dos antigos carros é apaixonante e existem compradores que estão dispostos a ter gastos excessivos com os mesmos apenas por causa do amor que existe por automotivo.

Visão De Potência

Existem consumidores que podem pensar existir menor potência ou pouca qualidade dos veículos que saíram de linha. Porém, grande parte dos especialistas indica que podem ser até mesmo melhor do que as novas linhas, com motores com potência alta que foram construídos em uma época na qual o mundo ambiental ainda não exigia a demanda por unidades não poluentes.

De forma prática as montadoras fazem a estratégia de lançar novo modelo ao mercado apenas para aumentar os preços e por consequência arrecadar maior valor financeiro para a empresa. Nesse sentido, não pense que o carro fora de linha se trata de unidade automotiva atrasada, mas apenas que foi deixada de lado para a empresa lucrar.

Ponto De Manutenção

Antes de fazer a compra da unidade automotiva que saiu de linha existe a necessidade de fazer a pesquisa no que tange às peças originais em termos de disponibilidade para fazer a reposição. Quando os carros são antigos ao extremo existe o risco de ter carência em nível mercadológico, o que prejudica na futura manutenção.

Basta olhar no trânsito das grandes cidades para perceber a grande quantidade de unidades automotivas que rodam sem problemas e foram fabricadas há duas décadas. Os carros possuem maior resistência para rodar longos anos, ao contrário das motos que necessitam de troca constante pelo menos em cinco anos para não ter que ficar gastando o valor de outro modelo apenas por conta da manutenção.

Interessante notar que os sistemas antigos são feitos com maior simplicidade do que os novos motores repletos de tecnologia e softwares nos quais apenas profissionais conseguem fazer a manutenção e cobrar preços altos por conta do serviço. A facilidade em termos de manutenção representa ponto positivo em termos de carros que já saíram de linha. Quem tem pouca noção de mecânica pode não ter problemas em arrumar ou trocar peças de um fusca dos anos setenta do século XX, por exemplo.

Isso acontece porque além das peças também existem mecânicos que são especialistas não apenas em procurar unidades para a reposição como em deixar o veículo preparado para o tráfego sem problemas, com modificações inclusive no motor para diminuir os gases nocivos para a atmosfera e conseguir a aprovação na vistoria da CONTROLAR.

Escolha Do Veículo e Peças

Não basta apenas comprar o veículo que saiu de linha antes de fazer certos tipos de pesquisas! A principal se encontra na disponibilidade de peças do carro. Quem compra um fusca antigo pode ter a certeza de que o mercado está repleto de opções para fazer a troca. Por outro lado, quem como um Apollo, por exemplo, pode ter problemas em encontrar peças. Existem diversos veículos do gênero que são abandonados por antigos donos em consequência da carência de peças no mercado.

Cuidados Com Importados       

Ao conversar com os vendedores procure saber o máximo de informações sobre o passado do veículo. Investigue a parte interna e externa para saber se existem danos do tipo irreparável e que pode deixar os compradores com futura dor de cabeça. Converse também sobre a média de custo no que tange à manutenção, ou mesmo quanto existe de consumo por litro. Evite comprar os veículos importados fora de linha por causa da grande probabilidade de aumentar o valor para manter as peças em dia e funcionando sem problemas.

Presença Do Especialista!

Quase todos os motoristas experientes possuem mecânicos de confiança. Por vezes os serviços mecânicos são prestados pelos mesmos profissionais há longos anos na família. Vale a pena pagar um pequeno valor para o trabalhador acompanhar o comprador para saber sobre as legítimas condições do carro a ser comprado, de forma principal quando quem compra não tem a mínima noção de estruturas mecânicas.

De qualquer maneira ter a opinião de verdadeiros especialistas nos carros que saíram de linha representa ponto indicado no sentido de que a sabedoria representa ponto ideal entre comprar ou não a unidade que não está presente no varejo entre os modelos novos.

A opinião dos trabalhadores que possuem conhecimento de causa também se refere aos futuros gastos que existe com manutenção ou mesmo a respeito da disposição de peças que existe no mercado. Sem contar o fato que também existem dicas não apenas para cuidar como também a fazer as trocas de óleo e conjunto de fluídos no momento correto.

Manual Do Proprietário

Veículos que saíram de linha precisam da presença do manual do proprietário ao levar em conta que o documento traz as características essenciais do carro e os períodos nos quais devem acontecer trocas de óleo, ou mesmo o nível de durabilidade das peças. Se não existir o documento exija desconto no preço, visto que de forma improvável existe o tipo de informação na internet em formato de PDF, ao contrário da forma como acontece nos veículos que ainda estão em linha.

De Olho No Nível Da Queda De Preço

Mesmo os veículos que saíram de linha possuem preços tabelados de acordo com instituições nacionais e internacionais. Fique de olho na média de desvalorização do veículo a ser comprado. Especialistas apontam que os primeiros cinco anos do carro representa momento no qual acontece maior queda dos preços. Depois, a depreciação diminui em menores níveis. Quem compra unidade automotiva que saiu de linha de forma geral não pensa em vender, porém saber qual o valor médio de queda na precificação faz parte do processo.

Carro Esporte

Por fim, aproveite para comprar carros que saíram de linha, mas que possuem potência no motor e traga conforto e certo nível de custo-benefício. Comprar modelos populares fora de linha é pior. Aproveita para fazer a compra de esportistas.

Artigo Escrito por Renato Duarte Plantier

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Dicas

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *