Comprar um carro é uma tarefa que exige o máximo de atenção e mesmo que se tenha um cuidado extremo sempre tem alguma coisa que pode passar despercebida. É bem difícil prever quando um veículo está prestes a quebrar ou mesmo quando ele não irá atende as suas expectativas pensando a longo prazo.
Existem ainda questões além do carro em si como as linhas de crédito para fazer a compra do mesmo. Os bancos estão oferecendo crédito fácil para comprar carros o que pode fazer com que mais pessoas fiquem endividadas. Para tentar te ajudar a driblar todas as armadilhas que podem aparecer no momento de comprar um carro usado vamos dar dicas de como comparar carros.
Dicas Para Escolher o Melhor Carro Para Comprar
Teste
Para ter certeza de qual é o melhor carro para comprar é importante fazer uma comparação entre os modelos disponíveis. O teste do carro é importante porque ao rodar um ou dois quilômetros é possível descobrir coisas que somente depois de algum tempo seria notado.
Ainda é válido conversar com os seus amigos que tem ou já tiveram carros dos modelos que você está pensando em comprar. Assim poderá ficar a par daqueles defeitinhos que aparecem somente com o passar do tempo. Já existe no mercador concessionárias que permitem que o cliente teste o carro por alguns dias antes de fechar a compra efetivamente.
Os Preteridos
Tem alguns modelos de carros que ninguém quer, são aqueles carros que se tornam quase impossíveis de vender depois. Quando você vai comprar um carro já deve estar pensando no momento de vender. Um bom fator de comparação entre os veículos que são do seu interesse é a facilidade de revenda.
Os carros que são mais difíceis de vender somente devem ser comprados mediante a concessão de um bom desconto. Do contrário não vale a pena fechar o negócio. Para te ajudar vale dizer que os brasileiros tem preferência por carros nas cores prata e preto. Os carros que tem cores mais extravagantes como verde limão não são muito fáceis de passar adiante. Carros laranja ou brancos estão sempre sob a suspeita de terem sido táxi.
Depreciação
Esse é um capítulo a parte dentre os itens que devem ser comparados no momento de comprar um carro. A depreciação é o quanto um carro se desvaloriza no momento em que sai da concessionária. A regrinha é simples quanto mais caro é um veículo mais rápido ele será desvalorizado.
Ainda devemos considerar a existência de assistência técnica do veículo no país. Nos casos em que existe a rede de assistência no país é mais fácil revender. Os carros que já saíram da linha de produção das montadoras ou os importados que quase não são vendidos no país é mais difícil encontrar peças para troca o que dificulta a sua venda.
Leia
Hoje em dia existe uma grande gama de publicações a respeito de carros de maneira que você pode se informar mais sobre os modelos que deseja comprar. Você pode ler revistas, sites e redes sociais para saber tudo o que é relevante sobre os modelos que são do seu interesse. Algumas revistas costumam fazer tabelas de comparação entre os modelos de uma mesma categoria de montadoras diferentes. Uma excelente fonte de pesquisa para tomar a sua decisão.
Carro Usado – Compre de Conhecidos
Se você tiver a possibilidade de comprar um carro usado de um conhecido prefira, pois assim é mais difícil ser enganado. Quando você compra o carro usado de um estranho existe a possibilidade bem real dele esconder os defeitos do veículo. Já no caso de um conhecido é mais difícil isso acontecer especialmente porque você provavelmente já conhece o carro.
Se você não tem a possibilidade de comprar o carro de um conhecido deve então ir atrás de uma concessionária. Uma empresa também oferece mais credibilidade para que você feche o negócio com mais segurança. Em geral o que faz com que as pessoas não considerem as concessionárias é o fato de que os seus preços costumam ser um pouco mais elevados.
Verificações
Uma das grandes vantagens de comprar um carro usado numa concessionária é o fato de que a loja faz todo um processo de triagem de maneira a descobrir se os carros vieram de leilões, passaram por enchentes, já foram batidos enfim esses acontecimentos que alteram a qualidade do mesmo.
Preços em Outras Cidades
Outra forma eficaz de fazer comparação entre carros é verificar os preços de carros do mesmo modelo em cidades diferentes. Embora não pareça pode ser bastante interessante comprar um carro em outra cidade. O grande diferencial é o preço, vale a pena fazer essa comparação. A dica é ver quanta economia isso representa para o preço final.
Uma curiosidade é que os carros usados do Sul do país são os mais valorizados pelo fato de que nessa região do Brasil existe uma cultura de conservação dos veículos. Porém, alertamos devem ser tomados diversos cuidados ao realizar a compra de um veículo em outra cidade. O primeiro cuidado é ter certeza de que o carro existe e está mesmo nas condições que o vendedor está falando.
Se for possível vá a cidade conferir o carro de perto ou peça para um amigo que seja residente lá para fazer isso. Somente pague pelo veículo quando for feita a transferência do mesmo para o seu nome. Tudo é uma questão de atenção e pesquisa.
Crédito
Os bancos estão cada vez mais flexíveis no que diz respeito a linhas de crédito. É bem importante tomar o crédito certo para realizar o seu sonho de comprar um carro, mas sem ficar endividado. Os especialistas recomendam que não se faça um financiamento com um prazo maior do que o tempo de utilização média do bem.
Também é importante sempre insistir para que a instituição financeira forneça o valor total do empréstimo, ou seja, quanto será pago ao final e quanto seria pago a vista. Pode ser que um financiamento ou empréstimo pareça muito interessante por ter taxas baixas, no entanto, com a adição de outros encargos pode se tornar bem salgado.
Na hora de trocar ou comprar um carro, a comparação de modelos é de suma importância, pois irá facilitar a escolha; itens como desempenho do motor, consumo de combustível, espaço interno, design e segurança são pontos a serem levados em consideração.
No portal UOL, através do link Compare carros, existe um simulador onde são escolhidos entre 20 marcas a possibilidade de obter resultados que abrangem capacidade do porta malas, taxa de compreensão, itens de segurança como: airbags frontais, laterais e de cortina, faróis de xenon e de neblina.
Quantidade de portas, equipamentos do automóvel, bússola digital, mídia automotiva, computador de bordo, rodas de liga leve, volante regulável, DVD automotivo, direção hidráulica, computador de bordo, GPS e bancos de ajuste.
Comparações ajudam à tomada de boa decisão, pois de acordo com a necessidade de cada consumidor, e através desses simuladores, itens podem ser analisados em separado ficando mais claramente relacionados com descrições técnicas específicas de cada veículo.