Como Rebocar Um Veículo

Todo mundo já passou por alguma situação complicada com o carro em que o veículo ficou preso em algum lugar e você não faz a mínima ideia de como rebocá-lo. Para esses momentos é importante não se desesperar e saber como fazer o reboque da maneira correta.

Ao longo desse texto vamos ensinar como rebocar um veículo de forma inteligente, sem precisar de um grande esforço e sem correr o risco de causar danos ao mesmo. É possível fazer o reboque sozinho apenas com a ajuda de uma corda e uma árvore ou poste. Saiba como.

Como Rebocar Um Veículo

Como Rebocar Um Veículo

Fazendo o Reboque Sozinho

Imagine o seguinte cenário: seu carro ficou preso na lama ou mesmo num buraco e você está sozinho. Num primeiro momento já começamos a pensar que o carro ficará atolado para sempre, mas não é bem assim. Tudo o que você precisa é ter boa vontade, uma corda e uma árvore ou um poste para te ajudar.

Basicamente se trata de física, fazer um sistema de apoio que vai mais do que dobrar a sua força. Esse sistema de apoio que vamos ensinar é útil para várias situações como, por exemplo, nos momentos em que não há outro veículo para ajudar na tarefa e mesmo quando empurrar o carro não funciona.

A dica é sempre ter uma corda no seu carro, pois afinal não sabemos quando pode acontecer um atolamento.

Fazendo o Reboque Sozinho

Fazendo o Reboque Sozinho

Passo a Passo De Como Rebocar Um Veículo

Você precisará de:

  • Uma corda
  • Uma árvore ou um poste

Como Fazer

Passo 1

Comece amarrando a corda no seu veículo usando um nó de laís de guia. Não amarre a corda de forma direta no para-choque, para ficar melhor usa a alça de reboque.

http://pt.wikihow.com/images/thumb/8/85/Rope_363.jpg/300px-Rope_363.jpg (IMAGEM)

Passo 2

Em seguida faça uma volta na corda, a mais ou menos 1,2 metro do carro, use um nó de oito.

http://pt.wikihow.com/images/thumb/4/4f/Rope_2_55.jpg/300px-Rope_2_55.jpg (IMAGEM)

Passo 3

Depois passe a ponta comprida da corda em torno da alça e crie uma segunda volta de mais ou menos 1,2 de comprimento.

http://pt.wikihow.com/images/thumb/1/16/Rope2a_764.jpg/300px-Rope2a_764.jpg (IMAGEM)

Passo 4

Em seguida você deverá passar a ponta mais comprida da corda em torno de uma árvore ou de um poste.

http://pt.wikihow.com/images/thumb/9/94/Step_5_527.jpg/300px-Step_5_527.jpg (IMAGEM)

Passo 5

Continue passando a ponta comprida pela última volta que foi criada.

http://pt.wikihow.com/images/thumb/6/6e/Step5a_569.jpg/300px-Step5a_569.jpg (IMAGEM)

Passo 6

A partir desse ponto você começará a puxar o veículo para fazer o reboque do mesmo. Segure então a ponta que está solta da corda e comece a puxar com um movimento contínuo. A pegada tem que ser firme, para fazer mais força se incline para trás enquanto puxa.

Quando o carro começa a se mover será bem mais fácil mantê-lo em movimento para fora do buraco ou da lama.

http://pt.wikihow.com/images/thumb/f/f4/Pull2_491.jpg/300px-Pull2_491.jpg (IMAGEM)

Dicas Extras Para Rebocar Um Veículo

Uma boa dica para facilitar o seu trabalho é se tiver mosquetões usá-los em qualquer lugar por onde a corda possa passar, isso ajuda a reduzir a fricção e facilita muito o serviço. Também reduz a chance de a corda quebrar e te deixar na mão.

Além disso, o tipo de corda que você irá usar também influencia diretamente no resultado final, pois uma corda de escalada, por exemplo, não é muito boa para esse tipo de serviço. Prefira as cordas de nylon para esse tipo de situação.

Dicas e Cuidados Importantes Para Rebocar Um Veículo

O que muitos não sabem em princípio é que rebocar um veículo pode ser perigoso quando não se tem cuidado. Por isso se precisar rebocar um veículo imobilizado é importante tomar algumas precauções para não ficar exposto a perigos.

Precauções Necessárias

Se for possível arranje um cambão (trata-se de uma ferramenta cilíndrica longa que é bem parecida com um cano) de ferro ou então use uma corda, de nylon como enfatizamos acima.

O veículo que será rebocado deve ter no máximo um peso equivalente em relação a aquele que irá ser o rebocador.

Os veículos que tem câmbio automático não devem ser rebocados, isso porque a bomba de lubrificação não funciona se o motor está desligado.

Saiba Como Engatar a Corda Ou Cambão

O comprimento máximo da corda ou do cambão é de 3 metros, fique atento ao fato de que ela deve ser presa por anéis de reboque. Não prenda a corda ou cambão em para-choque ou em outros lugares, pois é muito perigoso.

Como Dirigir o Veículo Rebocador

Um dos pontos mais importantes de um reboque feito com a ajuda de outro veículo é que tanto o motorista do rebocador como o motorista do rebocado se entendam bem e consigam dirigir de forma conjunta.

Antes de começar o reboque é importante que o motorista do carro a ser rebocado combine com o rebocador a sinalização, ligue o alerta e também os faróis, mesmo que seja dia e esteja claro.

Nunca ultrapasse a velocidade permitida para os carros rebocados que é de 70 km/h. Se você está no carro que está rebocando faça sinais com bastante antecedência para o carro rebocado quando observar que tem curvas, lombadas e principalmente descidas.

Lembre-se que os carros desligados, como os carros rebocados, ficam com um sistema de freios ineficiente.

Como Dirigir o Carro Rebocado

Claro que o trabalho daquele que está no carro que está rebocando é mais complicado porque precisa dirigir e guiar o rebocado, mas o segundo também tem um bom trabalho nas mãos. Confira algumas dicas bem interessantes sobre como dirigir o carro rebocado.

Comece ligando a chave de ignição para que a direção não trave e para que seja possível acender os faróis. Use o freio com muito cuidado para evitar que a corda que liga os dois veículos fique sendo constantemente forçada, isso pode causar acidentes bem graves.

Tenha total atenção no que está fazendo e fique de olho nos sinais que o motorista do rebocador está te dado em relação à estrada como, por exemplo, o surgimento de lombadas, curvas e descidas.

Rebocando

Rebocar um carro não é tão difícil quanto parece, basta que você siga as nossas dicas e se possível conte com a ajuda de um profissional. Cuide para evitar acidentes e também para não estragar o veículo, no mais basta ter paciência.

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Dicas

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *