Organizar o porta-malas de forma correta e ordenada consiste em verdadeira arte que motoristas com experiência em viagens conseguem desenvolver com a prática. Quem não tem a mínima ideia de como fazer esse tipo de organização pode ler algumas dicas no artigo. Boa leitura!
01: Em Busca de Espaço
Pode parecer dica simples, mas faz sentido a partir do momento em que são colocadas partes da bagagem completa. Motoristas precisam estimar o volume de malas e depois o tamanho que existe na parte interna para criar a primeira parte da organização. Tenha em mente de que o transporte precisa acontecer de forma correta e negligenciar o fato pode gerar infrações de trânsito.
02: Animais de Estimação
De acordo com especialistas os animais de estimação devem ser levados em pequenas jaulas ou compartimentos que são feitos de forma específica para esse tipo de atividade. Levar na mão pode fazer com que exista susto e pequenos surtos ao começar a pular de um banco ao outro e por consequência prejudicar a atenção no percurso. De preferência devem estar nos bancos traseiro e não dentro do porta-malas. Tenha em mente de que precisam respirar e estarem em contato com os donos para não sentir o abandono.
03: Objetos Pesados
Em termos práticos o primeiro pensamento, ou as primeiras coisas a serem inseridas está no conjunto de objetos pesados. Coloque de forma inicial e apenas depois os leves, na parte superior, para que não aconteça nenhum tipo de dano não apenas nos itens como também em quem está na parte interna do carro, ao levar em conta que por vezes o porta-malas não tem tampa.
04: Distribuição do Peso
Para o próprio bem da suspensão do veículo existe a necessidade de distribuir o peso de forma igual e uniforme. Por exemplo, duas caixas pesadas não devem estar em cima da outra, mas ao lado. Procure dividir ao máximo essa questão para não ter que revisar a suspensão no momento em que chegar ao destino de viagem ao sentido de visar segurança.
Quem não tem um Sedã para fazer a viagem e apenas dispõe de veículos pequenos deve ter ainda maior atenção quanto ao peso. Objetos pesados e malas grandes precisam ficar nas profundezas do porta-malas. Para a estabilidade se manter de forma constante opte por alocar os bens na parte superior do eixo de trás.
05: Pequenos Objetos
Na prática quando existem pequenos objetos a dica está em instalar os mesmos na parte interna do veículo e por consequência evitar o acúmulo de itens no porta-malas. Tente colocar no porta-luvas ou no solo do carro caso não exista excesso de pessoas que vai participar da viagem.
Em caso de grande número de viajantes existe a necessidade de colocar no porta-malas ou dentro do porta-luvas. Tenha a certeza de que os passageiros terão conforto durante o tráfego que tem tempo de longas horas, o que varia de acordo com o destino, velocidade e peso do automóvel.
06: De Olho no Visor
Não se pode ignorar o fato de que motoristas que não possuem visibilidade completa da pista correm maior risco de sofrerem colisões. Quem frequenta estrada de forma frequente com certeza já deve ter visualizados carros que estão estocados com itens que ofuscam a visão do vidro traseiro. Por consequência existem apenas os espelhos retrovisores como base para enxergar o trânsito de forma traseiro. Fato nada seguro para seguir no trânsito de acordo com a regra dos dois segundos entre veículos da frente e de trás.
07: Não Ofuscar
Especialistas indicam! Jamais ofusque a parte de trás do veículo. Vise à própria segurança de quem está dentro do carro e dos automóveis que seguem na parte traseira. A sensação de surpresa pode aumenta em nível a se considerar de forma negativa, o que aumenta as chances de colisões no trânsito. Em cima da tampa não deve ser colocado nenhum tipo de objeto. Tenha em mente que com uma freada brusca o item pode ser lançado de forma direta na cabeça dos passageiros.
08: Bagagem no Teto
Outro ponto a se considerar com cuidado em termos de itens no teto está no fato de jamais exceder o peso limite que pode ser encontrado no manual dos proprietários. Jamais coloque nada na parte superior do veículo se não existe acessório para fazer esse tipo de procedimento. Não se esqueça de comprar rack correto, que tenha o selo de qualidade do INMETRO que nos dias de hoje representa o maior órgão de testes qualitativos. Do contrário, tenha o risco de observar as malas voando e escapando do teto para a rua.
09: Jogo de Quebra Cabeça
Nos dias de hoje os veículos que saem de fábrica de forma usual possuem espaço amplo em termos de porta-malas. Na prática não existe regra única a seguir. O motorista precisa ter a sensibilidade de compreender como ocupar o espaço da melhor maneira possível. Por vezes o melhor método consiste em deixar o item deitado, em outros momentos de pé pode ser mais proveitoso no sentido de obter espaço.
10: Qualidade das Malas
Em termos práticos quanto melhor a qualidade das malas, mais fácil será alocar o conteúdo no porta-malas. Opções resistentes e rígidas são elementares para colocar roupas no sentido de não amarrotar, ou mesmo itens que são valiosos. Modelos que são duros devem entrar antes do que as estruturas maleáveis.
11: Diminuir o Atrito
Motoristas podem usar a mente de forma inteligente para evitar com que aconteça o atrito e o constante barulho de que os itens estão batendo entre si, o que pode prejudicar a direção por causa do pensamento de preocupação do que está acontecendo dentro do porta-malas. Use um edredom ou cobertor no sentido de diminuir as batidas não apenas como camada principal como também entre os espaços vazios.
12: Uso das Redes
Em modelos da atualidade existem porta-malas que são ocupados por redes que além de amplas e resistentes ajuda a separar os bens com o máximo de cuidado. Pode ser interessante para acumular pequenos itens que de forma usual ficam soltos nos bancos do passageiro ou porta-luvas.